LUTA DOS SINDICATOS RESTABELECE CONTAGEM DE TEMPO E PUBLICAÇÃO DOS QUINQUÊNIOS

sexta-feira, 12/05/23 17:59 Um cubo de gelo degela em um fundo que vai do azul para o amarelo e laranja, uma metáfora ao fim do congelamento imposto pela pela LC 173/2020 à carreira dos servidores públicos. Conteúdo textual: VITÓRIA - LUTA DOS SINDICATOS RESTABELE CONTAGEM DE TEMPO E PUBLICAÇÃO DOS QUINQUÊNIOS.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) disponibilizado nesta sexta-feira, 11 de maio, a listagem das servidoras e dos servidores que terão restabelecida a contagem de tempo que havia sido congelada pela LC 173/2020. No documento, também foram publicados os quinquênios. A medida é fruto de uma intensa luta do SINJUS-MG e dos demais sindicatos da categoria que, desde janeiro de 2022, estavam empenhados em resgatar o direito dos servidores. 

A partir de agora, os servidores terão os valores implementados no pagamento de maio, disponibilizado no dia 1° de junho. Já as retificações necessárias referentes à recontagem do tempo serão efetuadas no dia 1° de julho.

“A publicação de hoje foi uma grande conquista da categoria. Os sindicatos nunca deixaram de atuar nessa reivindicação. E a luta continua. Na próxima reunião da Mesa de Negociações, vamos cobrar que o Tribunal apresente o calendário de pagamento dos valores retroativos referentes aos quinquênios”, explica o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Luta árdua

Vale lembrar que essa luta começou quando o Tribunal informou, em janeiro de 2022, que, seguindo a interpretação que vinha ocorrendo em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da Lei Complementar (LC) 173/2020, o período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021 não seria contado para aquisição de vantagens pessoais, como anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e demais mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal). O SINJUS logo encaminhou um ofício solicitando reunião com a Presidência do TJ para tratar do assunto.

No entendimento do Sindicato, por se tratar a LC 173 de norma com eficácia temporária, a partir de 31 de dezembro de 2021, os entes federativos poderiam não apenas contabilizar o período aquisitivo suspenso para a concessão dos benefícios, como também deveriam pagar os valores retroativos do período. O SINJUS, inclusive, argumentou que outros órgãos tinham o mesmo entendimento, como o TJRJ, o TJSE e o TCE/PR.

Em dezembro de 2022, o Plenário do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) aprovou um parecer restaurando a contagem de tempo dos servidores para fins de aquisição de quinquênio, trintenário e férias-prêmio. O tema foi pautado em cinco sessões do Pleno do TCE-MG e teve dois pedidos de vista. Os Sindicatos acompanharam presencialmente todas as sessões plenárias em que o tema foi discutido.

Em novo capítulo da luta, as entidades passaram a cobrar, nas reuniões da Mesa de Negociações, que o TJMG efetivasse a decisão do TCE para que os servidores pudessem receber os direitos congelados. Em março, a matéria foi aprovada na Comissão Administrativa e no Órgão Especial (OE). 

“O restabelecimento da contagem de tempo demandou uma boa articulação dos sindicatos. Não medimos esforços para reaver o direito de servidores que se mantiveram trabalhando durante toda a pandemia”, conta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe nossas mídias e fique sempre bem informado sobre os próximos passos dessa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco