MINAS GERAIS

MAIORIA DAS LIDERANÇAS DA ALMG É CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL

quarta-feira, 06/04/22 18:08 Card com plano de fundo de arte digital com uma bola de demolição quebrando uma parede em que está a bandeira do estado de Minas Gerais. Na bola está escrito a sigla RRF, em referência ao Regime de Recuperação Fiscal. Sobrepostas à imagem, há uma ilustração de um polegar para baixo representando os votos negativos.

A maioria das lideranças da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é contrária ao atual texto do Projeto de Lei 1.202/2019, que prevê a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. Em levantamento realizado pelo SINJUS-MG entre os dias 5 e 6 de abril, quatro dos seis líderes no Legislativo se posicionaram contra a proposta do governador Romeu Zema (Novo). Desse modo, a resistência à matéria deve prosseguir.

Em 31 de março, após a aprovação dos projetos de lei de recomposição inflacionária dos servidores mineiros, Zema voltou a pedir urgência na tramitação do PL do RRF. Assim, em 45 dias, caso não seja apreciado pela ALMG, ele voltará a trancar a pauta do Plenário. E esse deve ser o cenário mais provável diante da conjuntura política.

Isso porque a maioria das lideranças na ALMG já se posicionou contra o atual texto e são elas que compõem o Colégio de Líderes, onde as principais decisões da Casa são tomadas, inclusive quanto à definição da agenda e das matérias em discussão.

Ao SINJUS, os gabinetes dos líderes da Maioria, Inácio Franco (PV), da Minoria, Ulysses Gomes (PT), do Bloco Democracia e Luta, André Quintão (PT), e do Bloco Minas São Muitas, Cássio Soares (PSD), informaram que os parlamentares são contrários à adesão ao RRF nos moldes proposto pelo governo federal e aceitos por Zema.

O líder do Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro, Roberto Andrade (Patriota), que faz parte da base governista, é favorável ao texto. Até o fechamento desta matéria, o líder do Governo na ALMG, Gustavo Valadares (PMN), não respondeu ao questionamento do SINJUS.

Esse cenário é um indicativo de que, tanto o Colégio de Líderes, como a maior parte das deputadas e dos deputados estaduais devem colocar barreiras à tramitação e à aprovação do PL 1.202/2019. Esse impasse que deve se agravar com a proximidade das eleições.

“A adesão ao Regime de Recuperação Fiscal nos moldes que está sendo imposto pelo governo federal e pretendido pelo governador Romeu Zema será muito danosa a Minas Gerais. Empresas estatais, como Cemig, Copasa e Codemig, terão que ser vendidas e investimentos públicos em áreas como Saúde, Educação e Segurança serão reduzidos drasticamente. Além disso, salários, aposentadorias, auxílios e outros direitos dos servidores públicos mineiros serão congelados por nove anos. Serão nove anos arrocho”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Falta de transparência nas contas do estado

Uma das principais resistências dos deputados em relação à adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal da União é devida ao segredo colocado pelo governador Romeu Zema sobre o saldo das contas do estado. Sem dados concretos acerca da real situação fiscal, eles argumentam que não podem apreciar uma proposta com esse elevado grau de complexidade.

Logo no primeiro ano de governo, em 2019, Zema enviou a proposta de adesão ao RRF à ALMG alegando ser a única forma de equilibrar as contas. Desde então, a resistência do Executivo em fornecer informações sobre as finanças de Minas vem gerando desconfiança na ALMG. Apesar de manter o discurso de crise fiscal, dados sobre a arrecadação mostram que as receitas do estado crescem ano após ano. Em 2021, o valor apurado foi 25% maior do que o estimado no orçamento, gerando um superávit de R$ 14,7 bilhões.

Desse modo, as discussões sobre o PL do RRF na ALMG estão muito longe de um consenso, o que deve provocar novo trancamento da pauta a partir da segunda quinzena de maio.

“Os membros da Assembleia Legislativa precisam tratar com muita responsabilidade essa proposta, pois temos o exemplo do Rio de Janeiro, único estado a aderir ao RRF do governo federal e que agora está em situação ainda mais delicada, inclusive sendo proibido de garantir o direito de recomposição inflacionária dos servidores”, complementa Wagner Ferreira.

Mostre seu posicionamento acerca do PL do RRF

A tramitação do PL 1.202/2019 pode ser acompanhada pelo site da ALMG, clique aqui. Nessa página, você também pode registar seu posicionamento a favor ou contra a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal, indicando para os parlamentares os anseios da população. No canto direito da tela, há a seção “Dê sua opinião sobre o projeto”. Se você já for registrado no site, basta fazer login para votar; mas, se não for, o cadastro é simples e rápido. Depois de votar, deixe também uma mensagem, clicando em “comente” na linha abaixo do campo de votação.

Acompanhe as notícias sobre esse assunto também no site, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter do SINJUS.

 

Notícias relacionadas

arte com uma bola de demolição (ou bola rompedora) quebrando uma parede em que está a bandeira do Estado de Minas Gereis. Na bola está escrito a sigla RRF, em referência ao Regime de Recuperação Fiscal.
ESTRATÉGIA DA DESINFORMAÇÃO ÓRGÃOS FEDERAIS EXPÕEM MENTIRA DE ZEMA SOBRE RRF terça-feira, 18/01/22 17:45 Os recentes pareceres do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) mostram que o governador Romeu Zema (Novo) usou de estratégias de desinformação para tentar enganar os servidores e impor o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) em ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: As imagens do carrossel do Mês do Servidor, promovido pelo SINJUS-MG, convida os filiados a participarem de um sorteio especial com prêmios variados e atrativos. Entre os brindes estão kits de confraternização, vitrola com USB e Bluetooth, assinatura anual do Clube Wine, kit café gourmet, mini projetor portátil, convites para a festa de fim de ano, reembolso para piquenique em família, Kindle, vale hospedagem, além de assinaturas culturais. Com inscrições abertas até 27/10, a campanha reforça a valorização dos servidores e o espírito de celebração da categoria. Participe! SINJUS comemora Mês do Servidor com campanha especial e sorteio para filiados terça-feira, 14/10/25 12:56 Mesmo com todo empenho e dedicação para garantir o bom funcionamento da Justiça mineira ...
Imagem Acessível: Logotipo metálico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em uma parede escura, parcialmente visível ao lado da bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Articulação - SINJUS participa de audiência pública sobre os 20 anos do CNJ, nesta 3ªF., 14/10. Articulação SINJUS participa de audiência pública sobre os 20 anos do CNJ, nesta 3ªF., 14/10 segunda-feira, 13/10/25 17:18 O SINJUS-MG estará presente na audiência pública que vai discutir os 20 anos de ...
A imagem mostra o letreiro em frente ao edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), as letras são de aço inox sobre um fundo de concreto bege. Atrás do letreiro é possível ver a entrada principal do Tribunal, uma construção revestida de vidro, onde há uma marquise com detalhe vermelho. Conteúdo textual: AVANÇO - Atuação sindical garante novas nomeações do Concurso 01/2022. AVANÇO ATUAÇÃO SINDICAL GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 segunda-feira, 13/10/25 16:56 Conforme o SINJUS-MG já havia antecipado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco