NÃO SE CALE!

MAIORIA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO JÁ SOFREU ASSÉDIO MORAL

segunda-feira, 02/05/22 18:38 Em um cenário sombrio, um homem branco de proporção gigantesca, vestido socialmente, grita em um megafone com um grupo de 3 pessoas minúsculas. À frente desta cena, há um letreiro inserido digitalmente com a mensagem " Assédio Moral: Não se cale! Denuncie!"

Foto: Depositphotos

O assédio moral continua sendo uma preocupante realidade no âmbito do Judiciário. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizado em todo o País, 59,3% dos servidores que responderam à pesquisa já sofreram assédio ou discriminação. Esse tipo de violência também afeta parcela significativa dos colaboradores terceirizados: 54,8% indicaram ter passado por experiências do tipo. Por isso, neste dia 2 de maio, Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, o SINJUS-MG pede que todos se engajem nessa luta. Se você sofre ou presencia episódios de assédio moral ou discriminação, denuncie!

Além dos casos de ameaças, insultos e constrangimentos, o assédio moral também ocorre no ambiente de trabalho quando, de forma recorrente, o funcionário é submetido à sobrecarga de trabalho, a metas excessivas, à vigilância desproporcional de seu superior ou mesmo quando recebe instruções imprecisas para a execução das suas funções. Há casos também mais flagrantes, quando o próprio servidor ou o seu trabalho são ignorados por chefias ou por colegas de mesmo nível hierárquico.

A grande maioria dos casos de assédio moral no Judiciário nacional, 74,4%, é praticada pelos superiores na hierarquia dos órgãos contra os seus subordinados.

“Esses números são muito alarmantes. Em Minas Gerais, o combate ao assédio moral é uma luta permanente do SINJUS. Inclusive, foi graças à atuação do Sindicato que hoje os servidores de todo o estado contam com a proteção da Lei n. 116/2011, que dispõe sobre a prevenção e punição do assédio moral na Administração Pública. Além da legislação, no âmbito do Judiciário sempre cobramos políticas efetivas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e também contamos com uma comissão própria para receber denúncias”, afirma o coordenador-geral do SINJUS e membro da Comissão Paritária de Combate ao Assédio Moral do TJMG, Alexandre Pires.

Impunidade

Apesar do grande número de casos, a maior parte das violências sequer foi denunciada pelas vítimas ou por aqueles que presenciaram os fatos. De acordo com os dados do CNJ, de todo o universo de 14.965 respondentes — entre ministros, desembargadores, juízes, servidores e funcionários da força auxiliar (terceirizados, conciliador, estagiário e voluntário) —, apenas 13,9% registraram queixas. Dessas denúncias formais, a maioria foi feita por ministros ou desembargadores (17,6%), seguida das queixas registradas por servidores (14,2%).

Os motivos desse baixo índice estão na percepção por parte das vítimas de que as denúncias não surtiriam efeito ou no medo de represálias. Também contribuíram para o silêncio o temor de que os casos atrapalhassem a carreira, de não conseguir provar os fatos e da falta de apoio institucional.

Infelizmente, essa percepção encontra total aderência à realidade. Isso porque, em apenas 0,1% dos casos o assediador foi condenado por danos morais, em 0,2% foi condenado criminalmente, em 2,8% houve punição administrativa, e em somente 4,6% o agressor foi transferido do local de trabalho.

“Diante desses números, fica claro que as vítimas precisam de um apoio, principalmente porque já se encontram fragilizadas. Por isso, o SINJUS oferece todo suporte com atendimentos psicológicos e assessoria jurídica. Portanto, reforçamos o pedido a todos: não se calem. Se você é vítima ou presencia episódios de assédio moral, denuncie!”, conclama a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro.

Denuncie!

Os servidores do Judiciário mineiro contam com dois canais de denúncias. Um deles é a Comissão de Combate ao Assédio Moral, formada pelo SINJUS-MG em parceria com o Serjusmig. Envie sua denúncia ou seu caso pelo e-mail [email protected]. Sua identificação será preservada.

Outro canal de denúncia é a Comissão Paritária de Combate ao Assédio Moral do TJMG. O grupo tem o objetivo de receber e processar queixas, bem como definir ações para diminuir e prevenir o assédio moral no âmbito do Órgão. A Comissão é composta por magistrados, servidores e representantes sindicais da categoria. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Há três recortes de fotos, mostrando um homem cadeirante, uma mulher negra e um homem negro, todos com trajes sociais. Sobre as imagens há uma ilustração, em vermelho, de uma mão com um gesto de "basta". Conteúdo textual: "Pesquisa Nacional - Assédio e discriminação no âmbito do Poder Judiciário"
JUDICIÁRIO PESQUISA DO CNJ INDICA NECESSIDADE DE MAIS ESFORÇO PARA PREVENIR ASSÉDIO sexta-feira, 18/02/22 18:18 Foto: Reprodução CNJ O Poder Judiciário está trabalhando para adotar medidas preventivas contra todas as formas de assédio e discriminação junto a servidores, servidoras, magistratura e equipes terceirizadas. Segundo dados de pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta). ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, ...
Fotografia do desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior. ELEIÇÕES NO TJMG CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, CORRÊA JUNIOR VISA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DATAS-BASES NO MESMO ANO terça-feira, 16/04/24 19:07 A definição de uma política de execução orçamentária que viabilize a quitação da Data-Base ...
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO SINJUS VAI DEFINIR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM REUNIÕES SETORIAIS terça-feira, 16/04/24 17:33 A Data-Base é um direito legítimo das servidoras e dos servidores do Tribunal de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco