REFORMA ADMINISTRATIVA

MINISTRA ESTHER DWECK AFIRMA QUE ESTABILIDADE DOS SERVIDORES SERÁ PRESERVADA

quinta-feira, 21/09/23 19:06 A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck fala ao microfone. Ela é uma mulher de pele clara, com cabelos castanhos cacheados.
Foto: Helio Montferre / IPEA

Em entrevista ao jornal Estadão, a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assegurou que a reforma administrativa proposta pelo governo Lula não vai afetar a estabilidade dos servidores públicos.

Achamos que a estabilidade protege o Estado. Protege o servidor? Protege, mas protege principalmente o Estado, no sentido de evitar perseguições políticas ou retaliações contra quem denunciar malfeitos. A ministra (do Planejamento e Orçamento) Simone (Tebet) fala muito nesse assunto do ponto de vista da pandemia, daquele dia emblemático que o servidor denunciou o que estava acontecendo na CPI. Foi por causa da estabilidade que ele fez isso. No caso das joias do Bolsonaro, também. Isso demonstra a importância da estabilidade para o Estado brasileiro. Por isso, achamos que a estabilidade tem valor. Outra coisa é o desempenho dos servidores. Claro, é preciso medir o desempenho”, afirmou.

Assuntos envolvendo a administração pública devem ser enfrentados pelo governo, de acordo com Dweck. A ministra diz que pretende dialogar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre a criação de uma pasta aplicada estritamente à gestão, com o objetivo de melhorar e resolver essas questões.

Esther Dweck também lembrou que a legislação atual já prevê a demissão de servidores que cometem atos ilícitos ou que venham a ter um desempenho insatisfatório. Por isso, a integrante do governo federal defende um sistema de medição da avaliação de desempenho com metas, possibilitando a abertura de um processo administrativo se o servidor não estiver exercendo as suas funções corretamente. “É permitido hoje; não é preciso mudança constitucional para isso”, diz.

A ministra também foi questionada quanto ao apoio ao projeto do Senado que trata de concurso e outros projetos, como a aplicação da lei de cotas no serviço público.

“Estamos discutindo o concurso unificado para melhorar a democratização do acesso; no projeto de cotas […]. O que aconteceu é que estávamos trabalhando num monte de coisas desde o início do ano, e como esse tema começou a crescer, era importante que a área econômica conhecesse o que a gente estava fazendo. É claro que a discussão da reforma administrativa vai além da pauta econômica stricto sensu porque nosso foco não é exclusivamente redução de custo, o que era o foco da PEC 32. Nosso foco é melhorar a administração pública”, afirmou ela.

Dweck espera que o debate interno sobre a reforma seja concluído ainda este ano. Assim que essa etapa for finalizada, caberá decidir se a proposta vai ser enviada ao Congresso este ano ou em 2024. 

Com informações do Estadão

Últimas notícias

ver mais
Foto de duas pessoas sorrindo, o ministro da Secretaria Geral da República, Guilherme Boulos e o coordenador-geral da Fenajud, Janivaldo Ribeiro. em ambiente interno, com uma tela ao fundo. ARTICULAÇÃO Fenajud se reúne com ministro Guilherme Boulos e defende serviço público e estabilidade sexta-feira, 07/11/25 19:33 A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participou, ao lado de ...
Card promocional com fundo verde e branco. No topo, o logotipo da Unimed Belo Horizonte. À direita, há a foto de duas mulheres negras sorridentes, uma abraçando a outra. CUIDE DE QUEM IMPORTA! GARANTA SEU PLANO UNIMAX REGIONAL COM ISENÇÃO TOTAL DE CARÊNCIA ATÉ 18/11 sexta-feira, 07/11/25 18:05 No SINJUS-MG, a sua saúde vem em primeiro lugar! E, para garantir mais tranquilidade ...
Cena de estúdio de gravação de videocast com quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa com microfones. Um homem de camisa azul, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG) fala enquanto os demais o escutam. Ao lado do diretor do SINJUS está a defensora pública geral, Raquel da Costa Dias, à frente deles estão o jornalista e anfritrião Orion Teixeira e o diretor da AFFEMG, Lucas Espechit. Ao fundo, há uma TV com o logotipo do programa “Se Liga, Minas!”. Assista ao videocast SINJUS debate papel da Defensoria e riscos da Reforma Administrativa no SE LIGA, MINAS! quinta-feira, 06/11/25 18:56 O novo episódio do videocast Se Liga, Minas! já está no ar e traz ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco