NM comemora aniversário com encontro pra ficar na memória
quarta-feira, 07/05/25 18:23
Em uma tarde especial na sede da ABESC, filiadas ao SINJUS-MG que integram o Núcleo das Mulheres (NM) se reuniram para comemorar os cinco anos de existência do grupo que nasceu da luta por equidade e se transformou em um espaço que acolhe, escuta e mobiliza as servidoras do Judiciário mineiro. Teve reencontro, risada solta e muita animação ao som da cantora Cinara Ribeiro e da seleção musical da DJ Sandra Leão. Confira as fotos aqui.
As participantes puderam relembrar conquistas, fortalecer laços e renovar a energia para seguir juntas na caminhada por mais direitos e representatividade. “O Núcleo é aquele lugar onde podemos contar com as pessoas. É onde somos ouvidas e acolhidas“, afirma a filiada, Regina Urias. Silvana Simões, que está no NM desde o início, também fez questão de marcar presença e lembrar a trajetória do grupo. “Acompanho essa construção desde os primeiros passos. Adoro a troca que temos e os temas importantes que são debatidos”, destacou.
De 2020 até aqui, o NM cresceu, se fortaleceu e impactou diretamente a vida de dezenas de servidoras, promovendo apoio mútuo e articulação em defesa dos direitos das mulheres dentro e fora do Tribunal.
“Esse núcleo nasceu em plena pandemia e foi um momento de muita força para a gente. É muito bonito olhar para trás e ver o quanto a gente cresceu, amadureceu e conquistou juntas. O Núcleo é símbolo de resistência, mas também é um coletivo que transforma e inspira — dentro e fora do Judiciário”, destaca a diretora administrativa do SINJUS-MG e coordenadora do Núcleo, Adriana Teodoro.
Projetos que inspiram
Ao longo desses cinco anos, o NM desenvolveu várias ações que ajudam a fortalecer os laços entre as filiadas. O Papo Aberto, por exemplo, é um bate-papo leve sobre temas que impactam diretamente a vida das mulheres. Entre os temas já abordados estão menopausa, sexualidade, saúde mental, alimentação, sempre com especialistas convidados e aquele clima de roda de conversa entre amigas.
Outro projeto que virou sucesso é o CineFem, que une cultura e reflexão. A cada edição um filme com temática feminista é exibido e depois as participantes participam de um debate sobre os assuntos trazidos pela obra. A terapia em grupo com a psicóloga Valéria Saramago também tem feito diferença na vida de muitas filiadas.
“No nosso aniversário reforçamos o compromisso de seguir construindo juntas um Judiciário mais justo, inclusivo e representativo. E para quem ainda não faz parte do Núcleo, o convite está sempre aberto”, convida Janaína Torres, diretora de Aposentadas e Pensionistas e também coordenadora do NM.
Várias atividades estão programadas para 2025. E se você ainda não faz parte do Núcleo das Mulheres (NM), não perca mais tempo! Preencha o formulário e se informe sobre nossa programação e sobre as lutas. Será um prazer ter você com a gente!