PAPO ABERTO

NM conversa sobre reposição hormonal e equilíbrio nutricional na menopausa

sexta-feira, 09/08/24 19:23 Foto de um grupo de mulheres, sentadas e atentas, participando do evento Papo Aberto do Núcleo das Mulheres do SINJUS.

A menopausa é um processo natural na vida da mulher, marcado por uma série de mudanças hormonais que impactam tanto a saúde física quanto emocional. Contudo, o acesso à informação e a participação em ambientes de diálogo sobre o tema, por muitas vezes, são limitados. Pensando nisso, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG trouxe à tona o tema “Equilíbrio Hormonal e Nutricional: Caminhos para uma Menopausa Saudável” no último encontro do Papo Aberto, realizado na quinta-feira, 8 de agosto.

A conversa contou com a participação de dezenas de filiadas, que puderam tirar dúvidas e compartilhar suas experiências pessoais. Todo o diálogo contou com o suporte da ginecologista, obstetra e membro do Comitê de Ginecologia Endócrina e Climatério da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, Arlene Fernandes, e da nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Comportamental, Heloisa Helena Silva. 

Inicialmente, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, deu boas-vindas às integrantes do NM, refletindo que o Sindicato é um espaço democrático, comprometido com as demandas trabalhistas e pessoais de cada filiada e filiado. O sindicalista não participou da reunião para resguardar a intimidade do Papo Aberto, mas reforçou que apoia a iniciativa. 

Logo em seguida, as diretoras do SINJUS e coordenadoras do Núcleo, Adriana Teodoro e Janaína Torres, apresentaram as convidadas e deram início ao Papo Aberto. 

Reposição hormonal pode ajudar 

A médica Arlene Fernandes explicou que a menopausa representa o fim da vida reprodutiva das mulheres, sendo pré-determinada geneticamente, e traz consigo uma ampla gama de sintomas que não devem ser ignorados ou menosprezados. Isso porque, a queda nos níveis hormonais durante o climatério, a menopausa e a pós-menopausa pode resultar em mudanças físicas, emocionais e comportamentais significativas, que se não são tratados, podem levar a condições mais graves, como doenças cardiovasculares e osteoporose.

Diante disso, a médica apresentou a terapia de reposição hormonal como uma opção de tratamento utilizada para o alívio de sintomas primários como ondas de calor e suores noturnos, além de atuar na recuperação da energia e da libido, que são afetadas diretamente pelo desequilíbrio hormonal. 

Contudo, a especialista alertou que esse método não é adequado para todas as mulheres, especialmente aquelas com histórico de certos tipos de câncer, problemas hepáticos ou trombose. Por isso, a profissional reforçou que é essencial ter acompanhamento médico especializado e frequente, discutindo potenciais benefícios e riscos para tomar a melhor decisão. 

Nutrição também é tratamento 

Segundo a nutricionista Heloísa Helena, a adoção de hábitos mais saudáveis não só ajudam a controlar os sintomas da menopausa, como também são fundamentais para a manutenção da saúde a longo prazo. Isso porque a alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos auxiliam na metabolização dos hormônios administrados pelo ginecologista. 

Com a ingestão de nutrientes e o fortalecimento do corpo, as mulheres podem aumentar a massa muscular e reposição da massa óssea, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de preservar a função cognitiva, controlar o colesterol e manter a saúde metabólica em dia, garantindo uma qualidade de vida superior durante e após a menopausa. 

Para a filiada Janaína Terra, o encontro foi uma grande oportunidade para construir conhecimentos únicos.

Foi a melhor explicação que já tive sobre a reposição hormonal na menopausa. A Dra. Arlene é fantástica, com falas claras e objetivas que realmente fazem a diferença. E a nutricionista Heloísa, como sempre, demonstrou sua competência e conhecimento, enriquecendo ainda mais a nossa conversa”, afirmou. 

Entrando no Clima

O evento também foi uma oportunidade para que a filiada Karla Patrícia divulgasse o livro “Entrando no Clima”. Escrito por Simone da Silva Sena, em uma parceria de diversas mulheres que estão vivendo o climatério e a menopausa, o livro é um guia completo de informações, oferecendo orientações valiosas para mulheres que buscam entender e enfrentar essa fase com saúde e bem-estar. Além disso, toda a renda obtida com a venda do livro é destinada à rede de enfrentamento da violência contra mulheres no Vale do Jequitinhonha. 

Para apoiar esta causa, o SINJUS sorteou dez exemplares entre as participantes do evento. 

Para adquirir um exemplar e apoiar essa causa nobre, basta entrar em contato por meio do Instagram @entrandonoclimalivro.

Notícias relacionadas

EMPODERAMENTO FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES quinta-feira, 13/08/20 11:50 O SINJUS-MG inaugurou o Núcleo das Mulheres em maio de 2020. O objetivo? Promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem registra a reunião na ALMG entre dirigentes do SINJUS, SERJUSMIG e SINDSEMP/MG e o parlamentar Doorgal Andrada, reforçando a cobrança por celeridade na análise do projeto da Data-Base 2025. NA ALMG SINDICATOS GARANTEM APOIO DO PRESIDENTE DA CCJ NA TRAMITAÇÃO DA DATA-BASE 2025 terça-feira, 03/03/26 18:41 Na tarde desta terça-feira, 3 de março, dirigentes do SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDSEMP/MG estiveram ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala com participantes sentados em formato de roda, acompanhando a apresentação de duas facilitadoras à frente, com apoio de projeção e banner do NAP/SINJUS-MG. Em primeiro plano, quatro mulheres sorriem para a foto, segurando os materiais disponibilizados no evento. O texto em destaque informa que o Encontro do NAP abordou o tema da respiração consciente, e anuncia uma mentoria exclusiva, reforçando a iniciativa do NAP voltada à saúde emocional, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal dos filiados. Bem-estar Encontro do NAP aborda respiração consciente e anuncia mentoria exclusiva terça-feira, 03/03/26 18:05 Buscando sempre melhorar a saúde e a qualidade de vida de seus integrantes, o ...
Imagem Acessível: A imagem traz três figuras humanas de papel, em cores diferentes, de mãos dadas, simbolizando diversidade racial. A primeira figura humana é de papel marrom, por baixo dela está uma figura em papel branco, a segunda figura é marrom e a terceira é bege claro. A imagem alerta para possíveis fraudes nas regras de fiscalização das candidaturas vinculadas às cotas raciais. Conteúdo textual: Eleições 2026 - Minuta do TSE ignora verificação racial obrigatória e coloca em risco política de cotas eleitorais. Eleições 2026 Minuta do TSE ignora verificação racial obrigatória e coloca em risco política de cotas eleitorais terça-feira, 03/03/26 12:16 A proposta inicial das normas que regulamentarão as eleições de 2026, apresentada pelo Tribunal ...

Convênios

ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco