RECONHECIMENTO

NPD DO SINJUS É HOMENAGEADO NA CÂMARA DE BH POR SUA ATUAÇÃO NA LUTA POR INCLUSÃO

quinta-feira, 19/09/24 18:17 Imagem de uma reunião especial realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na foto, ao centro, está o vereador de BH Wagner Ferreira (homem negro, alto de camisa branca e paletó preto) e Sônia Souza (mulher branca, baixa, loira apoiada em muletas canadenses) representando o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG junto a outros homenageados por sua atuação em prol da inclusão que estão posando em pé e segurando certificados de reconhecimento.

Nessa quarta-feira, 18 de setembro, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) por sua atuação em favor da inclusão e da acessibilidade. A reunião especial alusiva ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi requerida e presidida pelo vereador Wagner Ferreira (PV). O evento contou com dezenas de lideranças engajadas na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e teve como objetivo reconhecer e valorizar as diversas iniciativas em prol dessa parcela da sociedade belo-horizontina.

Durante a reunião, Wagner Ferreira destacou a importância de se fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e de valorizar entidades e lideranças que atuam nesse propósito.

“Como legislador, entendo que meu compromisso é na construção de políticas públicas em parceria com os movimentos e instituições aqui representados. Somente seremos realmente uma sociedade inclusiva quando as diferenças forem respeitadas. Vamos lutar sempre para ver a diversidade conquistar espaço, direitos linguísticos, direitos de ir e vir, direitos de ser diverso!”, afirmou Wagner Ferreira, que também é diretor licenciado de Formação e Política Sindical do SINJUS.

O NPD foi representado na solenidade pela ex-diretora do SINJUS e idealizadora do Núcleo, Sônia Souza, que relembrou os desafios enfrentados ao longo dos anos como servidora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e que a motivaram a criar um instrumento de luta por inclusão e acessibilidade. Sônia, que é deficiente física em decorrência de paralisia infantil, ressalta que o NPD nasceu da necessidade de dar voz e visibilidade às servidoras e aos servidores com deficiência do TJ.

“Para se ter uma ideia, eu entrei no TJ em 1997 e, em 2018, o SINJUS solicitou ao Tribunal dados dos servidores com deficiência e, para minha surpresa, eu mesma não estava na lista, ou seja, a instituição não sabia que eu existia. Com essa falha em informações tão básicas, como implementar políticas inclusivas e de acessibilidade no órgão? Diante disso, o NPD surgiu para mudar esse cenário. Com o Núcleo, também aumentou a participação dos servidores com deficiência nas mobilizações da categoria, pois o Sindicato se modificou, criando acessibilidade aos seus conteúdos e eventos, além de capacitar a equipe para garantir atendimento digno às pessoas com deficiência que buscavam a entidade”, relata Sônia Souza.

O Diploma de Honra ao Mérito foi entregue por Wagner Ferreira a cerca de 25 entidades e lideranças que atuam em iniciativas voltadas para os mais diversos tipos de deficiência física, sensorial, intelectual e mental.

Essas iniciativas são muito importantes e precisam acontecer com mais frequência porque põem na pauta política e social esse debate tão necessário e urgente para tornar a nossa sociedade mais aberta ao diferente, com menos discriminação, mais respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência”, complementa Sônia Souza.

A homenagem recebida nessa quarta-feira é um marco importante para o NPD e reforça a relevância de suas ações junto à sociedade belo-horizontina e também em benefício dos servidores e dos jurisdicionados do Tribunal de Justiça.

Sobre o NPD do SINJUS

O NPD foi criado em 2018 para suprir a necessidade do Sindicato de se instrumentalizar para defender os direitos das servidoras e dos servidores com deficiência. O Núcleo busca sensibilizar as pessoas com o intuito de eliminar comportamentos e atitudes que dificultam a participação plena das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e na sociedade. Para isso, promove ações de conscientização, oficinas, palestras e eventos de interação. Além disso, por meio do NPD, o SINJUS também se posiciona frente aos órgãos do Estado e também no debate público em defesa de políticas que assegurem a cidadania e dignidade das pessoas com deficiência.

Acompanhe nossas mídias para se manter atualizado sobre as próximas atividades do NPD e suas batalhas nas questões relacionadas à luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra um trabalhador dentro do poço de um elevador. Ele está usando um capacete verde e um uniforme de trabalho cinza. Ele está agachado sobre a estrutura do elevador, realizando manutenção. À sua volta, há várias ferramentas espalhadas, incluindo alicates, chaves de fenda e uma caixa de ferramentas. Cabos de aço grossos estão suspensos no centro da imagem, e as paredes do poço do elevador são de concreto. A iluminação é limitada, sugerindo que o local está em construção ou em manutenção.
ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA APÓS LUTA PERSISTENTE DO SINJUS, TJMG INICIA MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES DO ANEXO I quarta-feira, 19/06/24 18:05 Após persistente cobrança por parte do SINJUS-MG, finalmente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início à modernização dos elevadores da Unidade do Anexo I, na rua Goiás. As intervenções começaram na última segunda-feira, dia 17 de ... leia mais
Arte de divulgação com fundo roxo destacando o tema "Inclusão e Cultura". No centro da imagem, há uma ilustração de uma pessoa em uma cadeira de rodas sorrindo e acenando. Ao redor, em círculos conectados por uma linha pontilhada, estão ícones de diferentes atividades culturais: um palco com cortinas, máscaras de teatro, e uma dançarina. No canto superior direito, o logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG.
IMERSÃO SENSORIAL NPD vai levar filiados para assistir ao espetáculo “LivreMente, A Corda em Si” segunda-feira, 16/09/24 14:23 O 4º Festival Acessa BH continua ocupando os espaços culturais da capital mineira com uma programação intensa que envolve teatro, dança, música, cinema, performances, residência artística, rodas de conversa, intervenções urbanas e oficinas. E claro que o Núcleo da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Auxílio-Saúde Digno Já Sem piso, sem reajustes: as omissões do Tribunal com relação ao Auxílio-Saúde dos servidores quinta-feira, 03/10/24 18:00 A diferença é gritante. Enquanto os magistrados do TJMG recebem um auxílio-saúde equivalente a ...
REUNIÃO COM TJMG No mês do servidor, Mesa não apresenta grandes definições: confira avaliações e informes completos quarta-feira, 02/10/24 18:27 A reunião da Mesa de Negociações entre os representantes do SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS ...
CINEFEM NM debate maternidade e desigualdades sociais e trabalhistas em sessão de Cinema e Piano   sexta-feira, 27/09/24 19:24 Reforçando o compromisso com o empoderamento cultural das filiadas, o Núcleo das Mulheres (NM) ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco