Núcleo das Mulheres anuncia nova data do CineFem para a edição especial setembro amarelo
quarta-feira, 24/09/25 18:44
A próxima sessão do CineFem, evento idealizado pelo Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, precisou ser adiada, mas já tem nova data, horário e local confirmados. O encontro acontecerá no dia 2 de outubro, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural Idea (Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários, Belo Horizonte).
Nessa edição especial, o encontro vai combinar cinema, música e reflexão sobre temas fundamentais para a saúde mental, tendo como ponto de partida o filme “Cisne negro”. O objetivo é criar um espaço de diálogo, acolhimento e troca de experiências, mostrando como a arte pode ser aliada na compreensão de questões emocionais e sociais.
As participantes são incentivadas a assistir ao filme antes do encontro. O debate será conduzido pelo cineasta Anderson Ribeiro e pela psicanalista Luciana Mori, que vão explorar os temas centrais do longa. No decorrer do debate, o pianista Ighor Bastos interpretará músicas da trilha sonora, conectando cinema e música de forma única.
“Unir diferentes formas de expressão é a essência desta edição. Queremos proporcionar um espaço de reflexão e inspiração, no qual o cinema, a música e a troca de ideias se encontram”, afirma a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG, Janaína Torres.
Sobre o filme
“Cisne negro” narra a história de Nina, uma bailarina que mergulha na busca obsessiva pela perfeição ao interpretar o papel principal de “O Lago dos Cisnes”. Entre a pressão externa e uma autocobrança intensa, ela enfrenta desafios emocionais profundos, revelando os limites da saúde mental quando o perfeccionismo se torna sufocante.
Abordando ainda questões como identidade e repressão, a obra destaca a premiada atuação de Natalie Portman, vencedora do Oscar de Melhor Atriz.
“‘Cisne negro’ nos convida a refletir sobre os limites da busca pela perfeição e os impactos que a pressão e a autocrítica podem ter sobre nossa saúde emocional. É um filme que provoca a reflexão sobre identidade, vulnerabilidade e o equilíbrio entre dedicação e cuidado consigo mesmo, temas extremamente relevantes para todos nós. Nosso objetivo é criar um espaço seguro para discutir temas delicados, como saúde mental, e mostrar como a arte pode nos ajudar a compreender e transformar nossas experiências”, pontua a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG, Adriana Teodoro.
Participe! Faça sua inscrição no formulário abaixo. Para participar, é necessário ser integrante do Núcleo das Mulheres. Caso ainda não faça parte do NM inscreva-se aqui.
CineFem – Cinema & Piano
- Filme: Cisne Negro
- Mediação e condução: Anderson Ribeiro e Luciana Mori
- Data: 2/10, quinta-feira
- Horário: 19h
- Local: Centro Cultural Idea (Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários, Belo Horizonte)
Vagas limitadas