REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PARTICIPE DO PROTESTO NESTA 3ªF., ÀS 10H, NA ALMG!

segunda-feira, 31/08/20 14:58

Diante do grave risco de desmonte da Previdência dos servidores públicos mineiros, o SINJUS-MG vai aderir ao protesto presencial que será realizado nesta terça-feira, dia 1º de setembro, na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O ato conjunto está sendo realizado por várias entidades sindicais, e a nossa concentração será às 10h. O SINJUS vai oferecer todo o suporte aos servidores do Judiciário que se sentirem seguros em comparecer. A manifestação presencial é necessária devido às manobras que o governo e os deputados da base aliada tentam no Legislativo para aprovar um texto que pune severamente o funcionalismo público.

Desde que a Reforma da Previdência começou a tramitar na Assembleia, o SINJUS optou por priorizar ações e protestos que não demandaram a presença dos servidores. Contudo, a disposição de boa parte da ALMG para destruir a Previdência em Minas Gerais está exigindo uma ação mais contundente, mas com responsabilidade.

Por isso, os dirigentes e a equipe de apoio do SINJUS estarão presentes para intensificar a luta contra a Reforma da Previdência e buscar o apoio de parlamentares para emendas que minimizem os estragos da proposta do governo Romeu Zema (NOVO), mas a orientação da Diretoria Colegiada do Sindicato é de que:

  • Só compareça se estiver saudável e sem sintomas de gripe;
  • Leve o seu próprio álcool gel;
  • Use a máscara (obrigatório)

“A Diretoria do Sindicato entende que a questão pessoal de cada um sobrepõe a circunstância política cruelmente imposta pelo Governo Zema, mas de outro lado, não pode se eximir de abrir a possibilidade e oferecer suporte no direito de protestar àqueles que se sentem saudáveis e que não compõem o grupo de risco”, explicou o coordenador-geral, Alexandre Pires.

O SINJUS-MG ressalta que mesmo os que se sentirem seguros em participar devem permanecer de máscara durante todo o tempo e tentar manter o distanciamento.

O SINJUS também reforça que os servidores com sintomas de Covid-19 ou do grupo de risco não devem comparecer à manifestação, pois a sua saúde e a dos demais é a prioridade.

Governo muda tramitação em uma tentativa de manter pacotes de crueldades

Com o intuito de inviabilizar os avanços que foram construídos por deputados e sindicatos nos últimos meses em relação ao texto original da Reforma da Previdência, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, realizou uma manobra regimental na última quinta-feira, dia 27 de agosto, na ALMG. Isso fez a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020 retornar para discussões na Comissão Especial, abrindo nova possibilidade para o governo fazer pressão sobre os parlamentares.

Após mais de 60 reuniões com representantes de servidores públicos, o relator da Comissão Especial, Cassio Soares (PSD), elaborou o texto substitutivo nº 2, que amenizava em parte a retirada de direitos. Contudo, não aceitando as modificações, o governador enviou o substitutivo número nº 3 à ALMG, impedindo que o texto do relator (substitutivo nº2) fosse à votação no Plenário. Com essa manobra, a discussão da Reforma volta à Comissão Especial, que pode, inclusive, reestabelecer todo o pacote de maldades, como quer o Executivo (clique aqui e veja a comparação entre o texto do Cássio Soares e o do governo).

Como também foram recebidas 42 emendas ao Projeto de Lei Complementar (PLC 46/2020), a matéria também retornou à Comissão de Administração Pública (CAP) para emissão dos pareceres. Por isso, tanto a PEC 55 quanto o PLC 46 voltaram e estão pautados nas reuniões dessas comissões nesta semana.

O movimento significa um grande sinal de alerta aos servidores, pois dá mais espaço para o governo conseguir retornar com dispositivos que já tinham sido melhorados após forte articulação das entidades sindicais. Portanto, o momento é decisivo e exige uma mobilização mais enérgica.

Não à Reforma da Previdência

Vamos cobrar das deputadas e dos deputados estaduais a reprovação da Reforma da Previdência. Além de atacar direitos duramente conquistados ao longo de décadas, o governo Zema quer desmontar o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), abrindo espaço para a privatização da previdência, em claro alinhamento com interesses privados. Não podemos deixar que isso aconteça!

Participe com responsabilidade, observando os cuidados necessários para preservar a sua saúde e a de seus colegas!

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

MANOBRA NOVO TEXTO DE REFORMA DE ZEMA REVERTE AVANÇOS segunda-feira, 31/08/20 16:06 Durante a Reunião Extraordinária da tarde desta sexta-feira (28/8/20), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu formalmente o novo texto proposto pelo governador Romeu Zema para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/20, que trata da reforma da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de aula com uma professora segurando um tablet e sorrindo enquanto conversa com alunos sentados à mesa. Sobre a mesa, há bandeirinhas do Brasil e da França, cadernos e xícaras. Ao fundo, um quadro-negro com anotações em francês. O texto na imagem diz: “Aprenda francês com condições especiais com o novo convênio do SINJUS”. Abaixo, o logotipo da Aliança Francesa de Belo Horizonte e a marca do SINJUS-MG. Benefício exclusivo Aprenda francês com condições especiais com o novo convênio do SINJUS segunda-feira, 15/12/25 12:24 Que tal aprender francês em uma escola reconhecida em todo o país? O novo ...
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco