ATUAÇÃO DECISIVA

PEC 32: UNIÃO DAS CATEGORIAS PODE RENDER VITÓRIA 

quinta-feira, 26/08/21 18:36 Plenário da Câmara dos Deputados com a maioria das cadeiras vazias, tendo apenas uma deputada com vestido amarelo e um deputado com terno azul. Na Mesa Diretora, uma deputada de cabelo preto liso preside a sessão com um deputado calvo de um lado e um de cabelo grisalho do outro. No canto superior, há uma arte de uma bomba de dinamite com os dizeres “Reforma Administrativa”.

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O relator da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), deputado Arthur Maia (DEM-BA), deve apresentar seu relatório na próxima segunda-feira, 30 de agosto. A tendência é de que o documento traga mudanças favoráveis aos servidores públicos. Enquanto isso, as categorias estão intensificando a atuação, buscando o apoio dos parlamentares que ainda estão indecisos. 

De acordo com o Blog do Servidor, um técnico da Câmara dos Deputados informou que o governo abriu mão da Reforma Administrativa e que, agora, a proposta estaria a cargo do centrão, que, de olho nas eleições, está tentando se aproximar dos servidores. A informação é que ficariam de fora da proposta as novas modalidades de contratação e que a estabilidade será mantida para todos. 

Luta

Os servidores de 2ª instância do Poder Judiciário de Minas Gerais deliberaram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no dia 18 de agosto, por intensificar a luta contra a Reforma Administrativa. A categoria decidiu pela utilização de parte do fundo de greve do Sindicato para viabilizar ações e novos atos. 

Além da mobilização dos servidores, o SINJUS continua seu trabalho de conscientizar a população sobre os riscos da Reforma Administrativa. Nesta quinta-feira, 26 de agosto, o Sindicato promove mais uma live sobre o tema, dessa vez, discutindo como a PEC poderá dificultar o acesso da população à Justiça, além de outros impactos para o Judiciário. A Live #28 será realizada às 19h, no nosso canal do YouTube. Acompanhe por aqui.

Em outra frente de luta, representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) estiveram nesta semana na Câmara dos Deputados na tentativa de dialogar com alguns deputados. Os sindicalistas explicaram os pontos prejudiciais da PEC, relataram as ações de mobilização que estão em andamento e buscaram virar votos dos parlamentares que ainda estão indecisos.

Alterações 

Uma das propostas já anunciadas por Arthur Maia é a regulamentação das regras de governança e de avaliação do serviço público. “Não podemos ficar esperando 23 anos mais para o Poder Executivo enviar uma proposta, como não enviou o projeto de lei de avaliação de desempenho. É fundamental que haja métricas dos setores que possam ser avaliados. Com exceção da Educação, que tem notas para os alunos, não vejo ainda outras métricas que possam ser aplicadas para avaliação e busca de melhoria permanente”, afirmou.

Ele sugeriu que o anteprojeto de lei para governança e avaliação de desempenho seja elaborado por uma comissão preliminar. Já o presidente da Comissão Especial da Reforma Administrativa, deputado Fernando Monteiro (PP-PE), propôs a criação de uma comissão permanente para discutir a reforma do Estado brasileiro – proposta que agradou a oposição.

Outro ponto que deve ser discutido é a volta da boa governança como princípio da Administração Pública. Ao votar a admissibilidade da PEC 32/20, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania suprimiu esse princípio do texto da proposta. 

A intenção do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é votar a Reforma em dois turnos no plenário ainda em setembro. Mais do que nunca, é hora de ação! Os servidores devem continuar fazendo sua parte, mobilizando familiares e colegas e respondendo às convocatórias do SINJUS.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Fonte: SINJUS-MG com informações da Agência Câmara de Notícias, Blog do Servidor e Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco