ATUAÇÃO DECISIVA

PEC 32: UNIÃO DAS CATEGORIAS PODE RENDER VITÓRIA 

quinta-feira, 26/08/21 18:36 Plenário da Câmara dos Deputados com a maioria das cadeiras vazias, tendo apenas uma deputada com vestido amarelo e um deputado com terno azul. Na Mesa Diretora, uma deputada de cabelo preto liso preside a sessão com um deputado calvo de um lado e um de cabelo grisalho do outro. No canto superior, há uma arte de uma bomba de dinamite com os dizeres “Reforma Administrativa”.

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O relator da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), deputado Arthur Maia (DEM-BA), deve apresentar seu relatório na próxima segunda-feira, 30 de agosto. A tendência é de que o documento traga mudanças favoráveis aos servidores públicos. Enquanto isso, as categorias estão intensificando a atuação, buscando o apoio dos parlamentares que ainda estão indecisos. 

De acordo com o Blog do Servidor, um técnico da Câmara dos Deputados informou que o governo abriu mão da Reforma Administrativa e que, agora, a proposta estaria a cargo do centrão, que, de olho nas eleições, está tentando se aproximar dos servidores. A informação é que ficariam de fora da proposta as novas modalidades de contratação e que a estabilidade será mantida para todos. 

Luta

Os servidores de 2ª instância do Poder Judiciário de Minas Gerais deliberaram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no dia 18 de agosto, por intensificar a luta contra a Reforma Administrativa. A categoria decidiu pela utilização de parte do fundo de greve do Sindicato para viabilizar ações e novos atos. 

Além da mobilização dos servidores, o SINJUS continua seu trabalho de conscientizar a população sobre os riscos da Reforma Administrativa. Nesta quinta-feira, 26 de agosto, o Sindicato promove mais uma live sobre o tema, dessa vez, discutindo como a PEC poderá dificultar o acesso da população à Justiça, além de outros impactos para o Judiciário. A Live #28 será realizada às 19h, no nosso canal do YouTube. Acompanhe por aqui.

Em outra frente de luta, representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) estiveram nesta semana na Câmara dos Deputados na tentativa de dialogar com alguns deputados. Os sindicalistas explicaram os pontos prejudiciais da PEC, relataram as ações de mobilização que estão em andamento e buscaram virar votos dos parlamentares que ainda estão indecisos.

Alterações 

Uma das propostas já anunciadas por Arthur Maia é a regulamentação das regras de governança e de avaliação do serviço público. “Não podemos ficar esperando 23 anos mais para o Poder Executivo enviar uma proposta, como não enviou o projeto de lei de avaliação de desempenho. É fundamental que haja métricas dos setores que possam ser avaliados. Com exceção da Educação, que tem notas para os alunos, não vejo ainda outras métricas que possam ser aplicadas para avaliação e busca de melhoria permanente”, afirmou.

Ele sugeriu que o anteprojeto de lei para governança e avaliação de desempenho seja elaborado por uma comissão preliminar. Já o presidente da Comissão Especial da Reforma Administrativa, deputado Fernando Monteiro (PP-PE), propôs a criação de uma comissão permanente para discutir a reforma do Estado brasileiro – proposta que agradou a oposição.

Outro ponto que deve ser discutido é a volta da boa governança como princípio da Administração Pública. Ao votar a admissibilidade da PEC 32/20, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania suprimiu esse princípio do texto da proposta. 

A intenção do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é votar a Reforma em dois turnos no plenário ainda em setembro. Mais do que nunca, é hora de ação! Os servidores devem continuar fazendo sua parte, mobilizando familiares e colegas e respondendo às convocatórias do SINJUS.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Fonte: SINJUS-MG com informações da Agência Câmara de Notícias, Blog do Servidor e Fenajud

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco