PEC DO CALOTE

PEC DOS PRECATÓRIOS DEVE SER ANALISADA NO SENADO ATÉ 24/11

quarta-feira, 10/11/21 18:51 Líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (homem de pele clara, calvo, com olhos arregalados e usando máscara preta e terno azul), concede entrevista coletiva como relator da PEC dos Precatórios no Senado.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O líder do governo no Senado Federal, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), disse nesta quarta-feira (10) que o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios deve ser analisado na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Casa entre os dias 23 e 24 de novembro deste ano.

A PEC dos Precatórios foi aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados. A votação foi concluída nesta terça-feira (9). A proposta é a principal aposta do governo para viabilizar o programa social Auxílio Brasil — anunciado pelo governo para suceder o Bolsa Família.

Em linhas gerais, a PEC adia o pagamento de precatórios (dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça) e altera o cálculo do teto de gastos (regra pela qual, de um ano para outro, as despesas do governo não podem crescer mais que a variação da inflação).

“Em uma reunião com o presidente Davi Alcolumbre [da CCJ] ficou definido que muito provavelmente, e isso vai depender de como transcorram os entendimentos e o diálogo com todas as lideranças que estou começando a ouvir, aqui no Senado, é provável que o meu relatório seja apreciado na CCJ entre 23 e 24 deste mês”, disse o senador.

Bezerra é o relator da PEC dos Precatórios no Senado. Segundo o parlamentar, se houver acordo, a proposta será votada no plenário da Casa na semana do dia 23 de novembro.

Questionado sobre a expectativa do Executivo de aprovar o texto até o dia 20 de novembro, Bezerra afirmou que “quanto antes, melhor”, mas que é necessário respeitar o “tempo político”.

“Quanto antes melhor, essa é a expectativa do governo, mas temos que respeitar o tempo da política aqui no Senado”, disse Bezerra.

O parlamentar não descartou, contudo, a possibilidade de o texto ser analisado pelo conjunto dos 81 senadores na semana do “esforço concentrado”— anunciada no início de novembro pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e prevista para ocorrer entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

“Provável, se houver entendimento e aprovação do relatório, que a gente possa votar também no plenário do Senado nesta mesma semana. Senão, vamos trabalhar como data limite a semana do esforço concentrado”, disse o emedebista.

‘Esclarecimentos’

O relator da PEC dos Precatórios disse que o texto aprovado na Câmara deve ser preservado no Senado. Bezerra afirmou também que, se forem prestados “esclarecimentos” a respeito do espaço fiscal a ser aberto pela PEC, cerca de R$ 90 bilhões, a proposta terá “uma chance muito boa de ser” aprovada.

“Prestados os esclarecimentos, sobretudo em relação às dúvidas que aqui nós abordamos, e as principais dúvidas são saber: se o espaço fiscal é adequado, ou não, e como ele será utilizado, eu tenho a impressão de que tem uma chance muito boa de ser aprovado e mantido o texto da Câmara, mas estamos abertos, se houver sugestões”, declarou Bezerra.

Líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN) disse que a bancada petista fechará questão e votará contra a PEC. Para ele, a proposta é “eleitoreira” e o Auxílio Brasil, proposto para o governo, tem prazo de validade. Ele destaca ainda que a PEC promove um “calote” no pagamento dos precatórios.

“Toda essa aventura de Bolsonaro, está colocando em risco milhões de vidas. O governo defende o teto e ao mesmo tempo quer furar o teto quando lhe convém por ações eleitorais. Além disso, o governo Federal está deixando um passivo e uma dívida gigantesca para outros governos, com o não pagamento dos precatórios. Bolsonaro está criando uma bola de neve e isso é muito grave e afeta a credibilidade do país”, disse Jean Paul Prates.

Prioridades do governo

Questionado sobre os projetos que o governo quer aprovar no Senado ainda em 2021, o líder do governo citou o projeto que cria uma nova legislação para o transporte de cargas entre os portos brasileiros, apelidado de “BR do Mar”.

O emedebista mencionou ainda a proposta que viabiliza a privatização dos Correios, o projeto que altera a legislação cambial e a reforma do Imposto de Renda, que enfrenta resistência no Senado e está travada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

Fonte: Portal G1

Notícias relacionadas

PEC 32/2020 E PEC 23/2021 PEC DO PRECATÓRIOS E REFORMA ADMINISTRATIVA MIRAM O SERVIDOR terça-feira, 09/11/21 19:25 Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro e seu fiel aliado e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não estão medindo esforços, nem emendas parlamentares, para aprovar a PEC 23/2021, a PEC dos Precatórios. O objetivo é dar ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem mostra a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para duas setas azuis em direções opostas, simbolizando o movimento de remoção de servidores. Sobreposta à composição, uma tarja com o selo de “RESULTADO” reforça a finalização do processo. O texto informa: “TJMG homologa resultado do Edital de Remoção nº 01/2025”, e na parte inferior central da imagem está o logotipo do SINJUS-MG. Lotação TJMG homologa resultado do Edital de Remoção nº 01/2025 quarta-feira, 28/01/26 17:52 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais publicou no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), ...
Imagem Acessível: As duas imagens promovem o passeio de Carnaval do SINJUS-MG, em parceria com a Esperanza Tour. A primeira imagem reforça o convite de forma vibrante, destacando o evento que ocorrerá no dia 10 de fevereiro (terça-feira), das 17h às 20h, e a ilustração da tradicional Carreta Furacão, símbolo de animação e descontração, no centro da imagem. A segunda arte traz informações práticas sobre o evento, destacando que o embarque e desembarque será no Coreto da Praça da Liberdade, no valor de 90 reais, com o prazo para inscrição até o dia 4/2 (quarta-feira), além de incluir bebidas, salgados, concurso de fantasias e brinde especial no dia. O tom da imagem é festivo e acolhedor, refletindo o espírito de integração entre os filiados e dependentes do sindicato. Folia Participe do Carnaval do NAP em um passeio especial por Belo Horizonte quarta-feira, 28/01/26 12:22 Prepare-se para viver mais um ano de muita folia com a Esperanza Tour em ...
Ofício SINJUS solicita melhorias nas regras de viagens institucionais de servidores do TJMG segunda-feira, 26/01/26 17:49 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) encaminhou ao SINJUS-MG, no dia 13 ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco