ALTERAÇÃO

PL DO AUXÍLIO-SAÚDE AVANÇA EM TRÊS COMISSÕES E JÁ PODE SER VOTADO EM 1º TURNO PELO PLENÁRIO DA ALMG

quarta-feira, 09/07/25 18:37 A fotografia mostra um grupo de servidores e servidoras reunidos, segurando cartazes em apoio à valorização do Auxílio-Saúde. As mensagens nos cartazes incluem frases como “Auxílio-Saúde digno já!”, “Isonomia no Auxílio-Saúde” e “A saúde do servidor também importa”. Ao fundo, há uma faixa com o logotipo do SINJUS-MG. O clima é de mobilização e cobrança por justiça na concessão do benefício.

O Projeto de Lei (PL) 3.211/2024, que propõe a retirada das faixas etárias do Auxílio-Saúde dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), está pronto para ser votado em 1º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A matéria foi aprovada nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Administração Pública (APU) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) nesta quarta-feira, dia 9 de julho. Diretores e filiados ao SINJUS-MG ocuparam a galeria e pressionaram os parlamentares a aprovar o projeto. 

Segundo a justificativa do TJMG, a alteração na legislação vai garantir maior flexibilidade na gestão do benefício, permitindo uma melhor adequação dos valores do Auxílio-Saúde no próximo exercício orçamentário. No entanto, o SINJUS já reforçou à Administração do Tribunal que essa mudança legislativa deve ser acompanhada de um reajuste significativo nos valores pagos aos servidores, que hoje não conseguem cobrir os custos reais de serviços médicos e de bem-estar.

“A aprovação desse projeto é um passo importante, mas a luta não para aí. Nos últimos anos estamos batalhando para que o TJMG adote uma postura isonômica em relação ao benefício que é concedido para magistrados e servidores. As trabalhadoras e os trabalhadores do Judiciário mineiro precisam ser valorizados, e isso passa por um Auxílio-Saúde Digno”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Atualmente, o valor do Auxílio-Saúde dos servidores do TJMG é um dos mais baixos entre os tribunais de Justiça do País. Com custos crescentes em planos de saúde, atendimentos de bem-estar e de saúde, a diferença entre o que é concedido pelo TJMG e o que os servidores precisam gastar do próprio bolso aumenta a cada mês.

Por isso, o SINJUS vem reforçando junto à Administração do Tribunal que a alteração na Lei do Auxílio-Saúde deve ser acompanhada de uma negociação direta com os Sindicatos acerca dos novos valores e de um processo rápido de implementação, de modo a reduzir os prejuízos das servidoras e dos servidores.

Tramitação

Agora, o PL do Auxílio-Saúde está pronto para ser votado em 1º turno pelo Plenário da ALMG. A expectativa do SINJUS é de que isso ocorra nos próximos dias. Desse modo, todas as servidoras e servidores devem ficar atentos aos canais de comunicação do Sindicato, nos quais serão publicadas as convocatórias.

“Estamos em articulação direta com deputadas e deputados para garantir o apoio necessário à aprovação do PL tanto em 1º quanto em 2º turnos, mas a pressão da categoria é muito importante. Assim que o projeto for pautado no Plenário, vamos divulgar a data e o horário em nossas mídias sociais e no site. Ocupar as galerias da ALMG é fundamental para mostrarmos que estamos unidos pela valorização da nossa saúde e bem-estar”, convoca o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

O SINJUS reforça que o Auxílio-Saúde deve ser reconhecido pelo TJMG como uma política de valorização das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, pois ele representa um investimento direto no bem-estar, na saúde e na qualidade de vida de quem garante o funcionamento da Justiça no estado.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem exibe a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para a entrada principal, o nome da instituição em letras metálicas e bandeiras hasteadas ao fundo. Em primeiro plano, há um selo com a frase “TJMG, direitos em dia é obrigação”, representando o mote da campanha.
DESCASO CULTURA DO ATRASO INSTITUCIONALIZADA PELO TJMG DESVALORIZA E DESMOTIVA OS SERVIDORES segunda-feira, 30/06/25 18:53 Contrariando as diretrizes de uma boa gestão pública, que envolve eficiência, transparência, planejamento, responsabilidade e valorização dos servidores, as últimas administrações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) institucionalizaram a cultura do atraso no órgão quando o assunto ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma mão empilhando blocos de madeira com setas pretas apontando para cima, simbolizando crescimento e ascensão. Sobre a imagem, está escrito: “TJMG publica edital da PV 2025 e resolução que traz alterações nas regras do certame”. No canto inferior esquerdo, aparece o selo azul com a inscrição “Promoção Vertical PV 2025”. CARREIRA TJMG PUBLICA EDITAL DA PV 2025 E RESOLUÇÃO QUE TRAZ ALTERAÇÕES NAS REGRAS DO CERTAME segunda-feira, 01/09/25 19:25 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
rupo de aproximadamente 60 pessoas, homens e mulheres, posando para foto coletiva em frente a um painel do 13º Consinjus – Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais. Todos vestem camisetas azuis do evento, com frases em amarelo, e alguns usam crachás de identificação. Ao fundo, há bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e outra bandeira estadual. As pessoas estão sorridentes e distribuídas em duas fileiras, em um auditório com mesas e cadeiras vermelhas e pretas. 13º CONSINJUS FILIADOS APROVAM ATUALIZAÇÕES NO ESTATUTO E O PLANO DE LUTAS DO SINJUS segunda-feira, 01/09/25 18:52 O 13º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (Consinjus), realizado nos dias ...
Painel do 13º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais com o tema 'Eleições 2026 e a representatividade do servidor do Judiciário'. Um homem fala ao microfone em pé, enquanto três pessoas estão sentadas à mesa, em frente a um telão com o título do painel. Ao lado, estão expostas bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do SINJUS-MG. ELEIÇÕES 2026 DEBATES NO CONSINJUS REFORÇAM A NECESSIDADE DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA PARA FREAR A PRECARIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO sábado, 30/08/25 20:08 O 13º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (Consinjus) trouxe, em seu ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco