SINJUS ANTIRRACISTA

PL QUE PROÍBE CONDENADOS DE RACISMO A OCUPAREM CARGOS PÚBLICOS EM BH É APROVADO EM 1º TURNO

quinta-feira, 11/04/24 17:06

O Projeto de Lei n. 795/2023, que proíbe condenados por crimes de racismo e injúria racial de assumirem cargos públicos municipais em Belo Horizonte, foi aprovado em primeiro turno no Plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 10 de abril. A proposta foi apresentada pelo vereador Wagner Ferreira, que também é diretor de Formação Política e Sindical do SINJUS-MG. 

A proibição se aplica a todas as esferas do serviço público municipal, incluindo cargos efetivos e em comissão de livre nomeação e exoneração. O objetivo do projeto de lei é reforçar os pilares da igualdade, da justiça e do respeito à diversidade no âmbito dos cargos públicos, incorporando o princípio da moralidade como fundamento central para as nomeações no serviço público.

O crime de racismo, por atentar contra a dignidade e a igualdade de todos os cidadãos, não pode coexistir com o exercício de funções públicas. Conforme o Projeto de Lei, ficam proibidas de assumir cargos públicos pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Federal n. 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Em caso de descumprimento da Lei, estão previstas medidas administrativas, como advertências, multas e até a exoneração do cargo público ocupado indevidamente.

Para o Coletivo SINJUS Antirracista, a iniciativa é fundamental para combater a discriminação e promover a igualdade nas instituições públicas.

“Permitir que pessoas condenadas por crimes de racismo ocupem cargos públicos é uma afronta a toda a sociedade brasileira e aos direitos humanos fundamentais. Como sindicalistas, defendemos a dignidade da pessoa humana e o estado democrático de direito. Parabéns ao companheiro Wagner Ferreira por mais essa iniciativa em prol da justiça social, pois ser antirracista é, antes de tudo, uma luta política constante”, afirma o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo. 

A proposta já pode ser incluída na pauta do Plenário para votação em 2º turno.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra quatro representantes sindicais posando lado a lado no centro do plenário da Câmara dos Deputados, durante uma audiência. Eles estão vestidos formalmente, com expressões sérias e engajadas. Ao fundo, é possível ver parlamentares e outros participantes sentados, além de uma tela com transmissão da audiência. O destaque da imagem é o texto: “Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara”. articulação Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara quinta-feira, 03/07/25 14:58 A presença das Entidades da Justiça Estadual reforçam a defesa do serviço público e ...
VIAGEM O CARIBE TE ESPERA! JUNTE-SE AO NAP EM UM CRUZEIRO ESPECIAL quarta-feira, 02/07/25 16:17 *MATÉRIA ATUALIZADA EM 3 DE JUNHO, ÀS 9H30 Imagine navegar por águas azul-turquesa, conhecer ...
A imagem exibe a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para a entrada principal, o nome da instituição em letras metálicas e bandeiras hasteadas ao fundo. Em primeiro plano, há um selo com a frase “TJMG, direitos em dia é obrigação”, representando o mote da campanha. DESCASO CULTURA DO ATRASO INSTITUCIONALIZADA PELO TJMG DESVALORIZA E DESMOTIVA OS SERVIDORES segunda-feira, 30/06/25 18:53 Contrariando as diretrizes de uma boa gestão pública, que envolve eficiência, transparência, planejamento, responsabilidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco