ADMINISTRAÇÃO TJMG

PRESIDÊNCIA: 6 MESES DE GESTÃO SEM OUVIR SERVIDOR

quinta-feira, 21/01/21 18:22

Para quem está do lado de cá, servindo à sociedade, é fácil enxergar o atual cenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): as servidoras e os servidores continuam se dedicando ao trabalho, mas sofrem, cada vez mais, com uma política de desvalorização com atrasos na Data-Base e na Promoção Vertical. Já para quem não está a par dessa realidade, pode até acreditar que tudo corre bem no Judiciário mineiro, como demonstra o Relatório de Desempenho e Produtividade dos seis meses da Gestão Gilson Lemes – 2020/2022, divulgado pelo Tribunal nesta quarta-feira, 20 de janeiro.

No documento, o atual presidente, desembargador Gilson Soares Lemes, enfatiza ótimos resultados em termos de produtividade. O TJMG atingiu o melhor resultado do Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) entre os tribunais de grande porte do País, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Órgão também se consolidou como o segundo maior Tribunal de Justiça do Brasil, com destaque para a menor taxa de congestionamento e por figurar entre os tribunais com menor custo por cidadão. 

Na apresentação do Relatório, o magistrado se diz “orgulhoso pelo empenho dos magistrados, servidores e colaboradores. Vigor, produtividade, qualidade e inovação se sobressaem. Sou grato pelo comprometimento de todos para com o Judiciário mineiro.” O discurso difere da prática, já que o prazo para publicação do edital da PV 2020 está perto de completar seis meses de atraso, causando prejuízos e uma grande desmotivação na categoria. Mas isso o Relatório não mostra. 

Em relação à Data-Base, a situação não é diferente. “A atual gestão continua ignorando a Revisão Geral 2020, fazendo com que os servidores acumulem perdas inflacionárias que já chegam a 13,06%. Em poucos meses, vence a Data-Base 2021 e a Presidência insiste em não dialogar com os Sindicatos sobre essa e outras pautas básicas da categoria”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Participação?

Em outra parte do Relatório, o presidente Gilson Lemes afirma que uma das suas missões é a de promover uma gestão participativa. E informa também que, em agosto, foi aprovada pelo Órgão Especial a proposta orçamentária do TJMG para o exercício de 2021. “Foram levados em conta parâmetros como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Estadual 2.865/2020, normativas do CNJ, projeções macroeconômicas e estimativas de receita e despesa, sem deixar de lado as diretrizes da gestão, definidas no Projef.” 

“Mas, se a gestão é participativa, por que a Administração impediu a participação dos Sindicatos na elaboração e na apresentação da Proposta Orçamentária? Por que também não foram levadas em conta as demandas dos servidores?”, questiona Alexandre. 

Pandemia

Em relação à retomada das atividades presenciais, em meio à pandemia, o Relatório de Gestão aponta que “a retomada foi planejada e realizada com cautela”. O SINJUS não concorda com a afirmação, já que foi procurado diversas vezes por servidores aflitos com a falta de equipamentos de proteção nos locais de trabalho,  a falta de fiscalização sobre o cumprimento dos protocolos de segurança, o risco durante sessões de julgamento presenciais, entre outras questões. Além de vários ofícios com solicitações específicas encaminhados ao TJ, o Sindicato também requereu acesso ao grupo de trabalho do Tribunal que discute o Plano de Retomada e Acompanhamento das Atividades Presenciais no Judiciário mineiro e ao levantamento sobre o número de servidores, estagiários, colaboradores e trabalhadores terceirizados que solicitaram afastamento por licença-saúde em 2020 devido à infecção por Covid-19. Até hoje, o TJ não respondeu aos ofícios. 

Diante do avanço dos índices de ocupação de leitos em Belo Horizonte e do aumento do número de casos de infecção e morte por Covid-19, o SINJUS continua lutando para que o TJMG e o TJMMG retornem ao regime de teletrabalho no formato do realizado durante o plantão extraordinário. “No entendimento do Sindicato, a retomada do home office certamente vai proteger vidas ao mesmo tempo em que manterá a prestação jurisdicional adequada à população”, explica o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

Luta

Tudo isso ratifica o que já dissemos no início deste ano: a luta em 2021 não será fácil. Por isso, a mobilização da categoria fará diferença para evitar ainda mais retrocessos e congelamento de direitos. Sabemos que podemos contar com você, servidor! Fique atento às convocatórias para a primeira AGE do ano!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco