ADMINISTRAÇÃO TJMG

PRESIDÊNCIA: 6 MESES DE GESTÃO SEM OUVIR SERVIDOR

quinta-feira, 21/01/21 18:22

Para quem está do lado de cá, servindo à sociedade, é fácil enxergar o atual cenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): as servidoras e os servidores continuam se dedicando ao trabalho, mas sofrem, cada vez mais, com uma política de desvalorização com atrasos na Data-Base e na Promoção Vertical. Já para quem não está a par dessa realidade, pode até acreditar que tudo corre bem no Judiciário mineiro, como demonstra o Relatório de Desempenho e Produtividade dos seis meses da Gestão Gilson Lemes – 2020/2022, divulgado pelo Tribunal nesta quarta-feira, 20 de janeiro.

No documento, o atual presidente, desembargador Gilson Soares Lemes, enfatiza ótimos resultados em termos de produtividade. O TJMG atingiu o melhor resultado do Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) entre os tribunais de grande porte do País, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Órgão também se consolidou como o segundo maior Tribunal de Justiça do Brasil, com destaque para a menor taxa de congestionamento e por figurar entre os tribunais com menor custo por cidadão. 

Na apresentação do Relatório, o magistrado se diz “orgulhoso pelo empenho dos magistrados, servidores e colaboradores. Vigor, produtividade, qualidade e inovação se sobressaem. Sou grato pelo comprometimento de todos para com o Judiciário mineiro.” O discurso difere da prática, já que o prazo para publicação do edital da PV 2020 está perto de completar seis meses de atraso, causando prejuízos e uma grande desmotivação na categoria. Mas isso o Relatório não mostra. 

Em relação à Data-Base, a situação não é diferente. “A atual gestão continua ignorando a Revisão Geral 2020, fazendo com que os servidores acumulem perdas inflacionárias que já chegam a 13,06%. Em poucos meses, vence a Data-Base 2021 e a Presidência insiste em não dialogar com os Sindicatos sobre essa e outras pautas básicas da categoria”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Participação?

Em outra parte do Relatório, o presidente Gilson Lemes afirma que uma das suas missões é a de promover uma gestão participativa. E informa também que, em agosto, foi aprovada pelo Órgão Especial a proposta orçamentária do TJMG para o exercício de 2021. “Foram levados em conta parâmetros como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Estadual 2.865/2020, normativas do CNJ, projeções macroeconômicas e estimativas de receita e despesa, sem deixar de lado as diretrizes da gestão, definidas no Projef.” 

“Mas, se a gestão é participativa, por que a Administração impediu a participação dos Sindicatos na elaboração e na apresentação da Proposta Orçamentária? Por que também não foram levadas em conta as demandas dos servidores?”, questiona Alexandre. 

Pandemia

Em relação à retomada das atividades presenciais, em meio à pandemia, o Relatório de Gestão aponta que “a retomada foi planejada e realizada com cautela”. O SINJUS não concorda com a afirmação, já que foi procurado diversas vezes por servidores aflitos com a falta de equipamentos de proteção nos locais de trabalho,  a falta de fiscalização sobre o cumprimento dos protocolos de segurança, o risco durante sessões de julgamento presenciais, entre outras questões. Além de vários ofícios com solicitações específicas encaminhados ao TJ, o Sindicato também requereu acesso ao grupo de trabalho do Tribunal que discute o Plano de Retomada e Acompanhamento das Atividades Presenciais no Judiciário mineiro e ao levantamento sobre o número de servidores, estagiários, colaboradores e trabalhadores terceirizados que solicitaram afastamento por licença-saúde em 2020 devido à infecção por Covid-19. Até hoje, o TJ não respondeu aos ofícios. 

Diante do avanço dos índices de ocupação de leitos em Belo Horizonte e do aumento do número de casos de infecção e morte por Covid-19, o SINJUS continua lutando para que o TJMG e o TJMMG retornem ao regime de teletrabalho no formato do realizado durante o plantão extraordinário. “No entendimento do Sindicato, a retomada do home office certamente vai proteger vidas ao mesmo tempo em que manterá a prestação jurisdicional adequada à população”, explica o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

Luta

Tudo isso ratifica o que já dissemos no início deste ano: a luta em 2021 não será fácil. Por isso, a mobilização da categoria fará diferença para evitar ainda mais retrocessos e congelamento de direitos. Sabemos que podemos contar com você, servidor! Fique atento às convocatórias para a primeira AGE do ano!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco