PROPAG

SENADO PAUTA PROPOSTA ALTERNATIVA AO RRF NO PLENÁRIO PARA 3ªF., 13/8

quarta-feira, 07/08/24 17:06
Foto de Rodrigo Pacheco com governadores (Pedro Gontijo/Senado Federal)
Matéria atualizada 8/8/2024 12h47

Em reunião de líderes na manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, senadores decidiram pautar para terça-feira da semana que vem, dia 13 de agosto, o projeto de lei complementar (PLC) que prevê uma solução alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O texto relatado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (UNIÃO) vai direto ao plenário, sem passar pelas comissões. Há uma pequena discussão sobre o tamanho do fundo: se será de 1% ou de 2%, a pedido dos estados do Nordeste.

Na quarta-feira, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reuniu com governadores da região e já tinha anunciado que pretendia pautar o projeto na próxima semana. O Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), apresentado por Pacheco, visa resolver o problema das dívidas dos estados com a União sem retirar direitos dos servidores públicos ou privatizar empresas estatais. O projeto é resultado da luta do SINJUS-MG e de outros sindicatos nos últimos cinco anos.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), é um dos defensores do RRF, pois a adesão ao regime o permitiria privatizar empresas como a Cemig, Copasa e Codemig, além de congelar salários dos servidores estaduais por nove anos. Desde 2019, Zema tenta aprovar o RRF na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mas sofreu uma série de derrotas devido à resistência das entidades sindicais e de suas categorias.

“O SINJUS, junto com outros sindicatos, vem atuando de forma incisiva contra o RRF desde o início. Nesse período, mobilizamos os servidores e conseguimos impedir a votação dos projetos do RRF em várias oportunidades. Paralelamente, articulamos politicamente meios para viabilizar uma proposta alternativa que realmente enfrente o endividamento sem penalizar os servidores pela má gestão dos últimos sete governadores”, reforça o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Desse modo, no final de 2023, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, decidiu atuar na questão como um intermediador entre estados, governo federal e Legislativo. Diante da oportunidade, a Frente em Defesa dos Serviços Públicos de Minas Gerais, da qual o SINJUS faz parte, se reuniu com o parlamentar com o intuito de ajudar na construção da proposta alternativa ao RRF que deve começar a tramitar na próxima semana.

Pacheco já iniciou reuniões com governadores de estados endividados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, além de dialogar com estados menos endividados que também serão beneficiados pela criação de um fundo financeiro.

Depois de passar pelo Senado, a proposta seguirá para deliberação por parte dos membros da Câmara dos Deputados.

O SINJUS e as entidades que compõem a Frente em Defesa dos Serviços Públicos de Minas Gerais estão acompanhando de perto a tramitação do projeto e também em permanente articulação com lideranças políticas que defendem os direitos do funcionalismo.

“Tem sido uma luta muito intensa, tanto em Brasília quanto aqui, em Minas, pois vários deputados estaduais mineiros já se colocaram dispostos a aprovar o RRF do Zema e todas as suas consequências danosas para o serviço público. Por isso, cabe o alerta à servidora e ao servidor para que não votem em políticos que atuam contra os nossos direitos, e isso vale também para qualquer candidato a prefeito e a vereador apoiado por esses deputados. A luta contra o Regime de Recuperação Fiscal continua, mas agora com uma alternativa viável que pode trazer um desfecho positivo para os servidores e para o patrimônio público de Minas Gerais e de outros estados brasileiros”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre a tramitação dessa proposta alternativa ao RRF e também em relação a outras pautas que afetam os seus direitos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Uma reunião está acontecendo em uma sala de conferências com uma grande mesa em formato de "U". Diversas pessoas, homens e mulheres, estão sentadas ao redor da mesa, olhando para documentos, laptops ou prestando atenção à conversa. Algumas delas estão fazendo anotações. Ao centro da mesa, está Romeu Zema, o governador de Minas Gerais, ele é grisalho, usa óculos e veste uma camisa de manga longa azul marinho.
IRREGULAR MP do TCU pede suspensão do plano de recuperação fiscal de MG por jetons pagos a secretários de Zema segunda-feira, 05/08/24 19:27 FOTO: Dirceu Aurelio / Agência Minas O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU) entrou com uma representação na Corte contra o aumento de 300% na remuneração recebida por secretários do governador Romeu Zema (Novo), turbinada ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
magem mostra um registro do último encontro do NAP do SINJUS, dedicada ao tema do autoconhecimento e concentração. O encontro reuniu filiados em um ambiente acolhedor, onde práticas coletivas e exercícios guiados estimularam reflexões pessoais e fortalecimento do bem-estar. BEM-ESTAR NAP PROMOVE REUNIÃO SOBRE AUTOCONHECIMENTO E CONCENTRAÇÃO quarta-feira, 17/09/25 19:01 Nessa terça-feira, dia 16 de setembro, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do ...
A imagem mostra uma sessão do Órgão Especial do TJMG, onde foi aprovada a proposta orçamentária do Tribunal para 2026. O registro destaca a formalidade da reunião, com os(as) desembargadores(as) em plenário e a presença de assessores(as) e servidores(as) de apoio, enquanto um telão exibe em destaque o presidente da sessão. DIREITO DOS SERVIDORES PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DO TJMG PARA 2026 É APROVADA NO ÓRGÃO ESPECIAL quarta-feira, 17/09/25 18:52 Na sessão desta quarta-feira, dia 17 de setembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco