PRÓXIMO PAPO ABERTO VAI ABORDAR VIOLÊNCIAS INVISÍVEIS. PARTICIPE!
terça-feira, 22/07/25 10:10
Por diversas vezes, a violência de gênero se manifesta de forma explícita, com socos, tapas e gritos. Em outros casos, as agressões são tão sutis que não deixam vestígios aparentes, sendo naturalizadas pela sociedade. Para romper esse ciclo de silenciamento, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG convida todas as integrantes para mais uma edição do Papo Aberto, que será realizada na quarta-feira, dia 6 de agosto, às 19h, no Espaço Lea Leda.
O encontro, que acontecerá no mês de combate à violência contra a mulher, terá como tema “Violências invisíveis: o que toda mulher precisa saber”. Com a participação da psicóloga Cláudia Natividade, o momento é um convite à reflexão sobre as múltiplas formas de opressão que atravessam a vivência feminina e são sistematicamente ignoradas, como os abusos emocionais, a manipulação psicológica, o silenciamento, o racismo ou a desigualdade de oportunidades.
“Ser mulher, em nossa sociedade, ainda é viver em estado de alerta. Muitas ainda não percebem como as violências invisíveis destroem o emocional, a autoestima e a dignidade da mulher. Não é exagero. Não é fraqueza. É uma violação real que precisa ser nomeada, enfrentada e combatida” declarou a coordenadora do NM e diretora administrativa, Adriana Teodoro.
A partir de uma abordagem interseccional, as participantes também vão refletir sobre como gênero, raça, classe, origem, orientação sexual e identidade de gênero moldam experiências distintas de vulnerabilidade e também de resistência.
“Não se trata apenas de falar sobre violência, mas de reconhecer que ela está enraizada em estruturas históricas e sociais. Por isso, precisamos construir estratégias de enfrentamento, redes de apoio, políticas públicas e novos imaginários. Esse é, e sempre será, o compromisso do NM”, reforçou a coordenadora do Núcleo e diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres.
A roda de conversa é um espaço seguro para compartilhar experiências, aprender a reconhecer sinais de alerta, desconstruir mitos sobre relacionamentos abusivos e fortalecer estratégias de proteção e resistência. Para participar, basta se inscrever no formulário abaixo!
SERVIÇO
Papo Aberto – Violências invisíveis: o que toda mulher precisa saber
Quando: 6 de agosto, quarta-feira, às 19h
Local: Espaço Lea Leda (Sede do SINJUS-MG: Av João Pinheiro, 39, 10º andar – Centro, Belo Horizonte)