Quem não respondeu ao Censo 2025 pode ter benefícios suspensos; confira como regularizar
segunda-feira, 14/07/25 12:47
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) abriu um novo prazo para as servidoras e os servidores que não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário 2025 no período regular, encerrado em 31 de maio. A atualização dos dados pode ser feita de forma online até o dia 13 de agosto. Antes de iniciar o procedimento, confira se o seu nome está na lista de convocados para a regularização do censo.
Neste ano de 2025, o Censo abrange os Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça Militar. A participação no censo é obrigatória para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Minas Gerais, mesmo aqueles que não são usuários da assistência à saúde do Ipsemg. Quem não cumprir com essa exigência dentro do novo prazo poderá sofrer penalidades administrativas, como a suspensão de benefícios previdenciários.
O objetivo do recenseamento é manter o banco de dados dos segurados atualizado e garantir a regularidade da folha de pagamento e da gestão previdenciária do estado. O procedimento é independente de outras ações periódicas, como a Prova de Vida. Ou seja, quem já realizou a Prova de Vida em 2024 também precisa responder ao Censo Previdenciário.
Como fazer a atualização
Os segurados poderão regularizar a situação cadastral realizando o censo previdenciário por meio do site ipsemg.mg.gov.br até o dia 13 de agosto. Mais informações em ipsemg.mg.gov.br > Serviços > Previdência > Censo Previdenciário 2025.
Quem preferir, também pode entrar em contato pelo telefone 155 (ligação gratuita para chamadas dentro do Estado de Minas Gerais) ou (31) 3069-6601 (para fora de MG – chamada tarifada), clicando na opção 3 e em seguida opções 6 e 1.
O SINJUS-MG reforça a importância de cumprir com essa obrigação dentro do novo prazo e se coloca à disposição da categoria para orientar e esclarecer dúvidas. Compartilhe essa informação com colegas e evite transtornos futuros!
SINDICATO É PRA LUTAR!