Reflexão sobre masculinidade saudável marca a início da nova temporada do Círculo do Livro do NM
sexta-feira, 31/10/25 14:32
O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG retomou os debates literários com mais uma edição do Círculo do Livro, nesta quinta-feira, 30 de outubro. A atividade, mediada pela psicóloga Luciana Gaudio, foi um momento de escuta, partilha e aprofundamento coletivo com base na leitura da obra A vontade de mudar: homens, masculinidades e amor, da escritora bell hooks.
Durante o encontro, as participantes refletiram sobre como o sistema patriarcal afeta não somente as mulheres, mas também impõe aos homens padrões de força e controle que limitam sua capacidade de expressar emoções e construir relações afetivas saudáveis. O grupo discutiu os impactos desses padrões nas esferas pessoal, familiar, profissional e social, destacando como se manifestam no ambiente de trabalho por meio de assédio, rivalidade e dificuldade de cooperação, fatores que comprometem o clima organizacional e a saúde coletiva.
“A luta feminista é por emancipação de todos os sujeitos. Então, quando mulheres e homens se reúnem para debater temas tão sensíveis como esses, estamos também questionando estruturas de poder que atravessam as nossas vidas pessoais e o nosso trabalho, que são compartilhados com os homens. Eles também precisam estar nessa batalha”, afirmou a coordenadora do Núcleo das Mulheres, Adriana Teodoro.
O encontro ainda trouxe à tona experiências pessoais das servidoras e estimulou reflexões sobre como a visão patriarcal de feminilidade e masculinidade molda comportamentos e relações, reforçando a importância de espaços de diálogo seguros para promover mudança individual e coletiva.
“Como bell hooks nos lembra, as mudanças individuais e a transformação estrutural caminham juntas. Por isso, precisamos naturalizar o debate sobre as relações humanas e a igualdade de gênero, principalmente em espaços como as reuniões do NM. Foi uma experiência muito rica e já estamos ansiosas pelo próximo Círculo do Livro!”, reforçou a coordenadora do NM, Janaína Torres.
Com iniciativas como o Círculo do Livro, o Núcleo das Mulheres reafirma seu papel como espaço de união, reflexão e transformação, promovendo debates que ampliam a consciência crítica e fortalecem as servidoras em suas trajetórias pessoais e profissionais.
Filiada, se você ainda não faz parte do NM, clique aqui, inscreva-se e venha somar à luta feminina no Judiciário!


