TIRA-DÚVIDAS

REFORMA PREVIDENCIÁRIA: CONFIRA 2ª PARTE DA SÉRIE

quarta-feira, 22/07/20 17:14

O SINJUS-MG publica nesta quarta-feira, 22 de julho, a segunda parte da série “tira-dúvidas” sobre o texto de Reforma da Previdência apresentado pelo governo estadual. As análises são do professor, advogado especialista em direito previdenciário e consultor jurídico do SINJUS, Abelardo Sapucaia.

Lembramos que os filiados ao SINJUS contam com orientação individual gratuita com o especialista Abelardo Sapucaia. Neste momento de pandemia, o atendimento é por meio virtual. Basta enviar email para [email protected] com nome completo, data de nascimento, data de ingresso no TJMG e as dúvidas que tem sobre a situação previdenciária.

2º TEMA

Aposentadoria por tempo de contribuição – regras de transição para os servidores que ingressaram no serviço público até 31/12/2003 (data da publicação da Emenda Constitucional nº 41/2003)

a) Regra do pedágio de 100%

Pedágio é um acréscimo no tempo de contribuição que o servidor terá que cumprir para se aposentar. Os servidores terão que cumprir os seguintes requisitos para se aposentarem nesta regra:

Mulher: 30 anos de contribuição, mais um pedágio equivalente ao tempo que faltar para 30 anos na data de entrada em vigor das novas regras. Além disso, terá que cumprir a idade mínima de 57 anos.

Homem: 35 anos de contribuição, mais um pedágio equivalente ao tempo que faltar para 35 anos na data de entrada em vigor das novas regras. Além disso, terá que cumprir a idade mínima de 60 anos.

Está sendo exigido ainda 20 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se der a aposentadoria.

Cálculo da aposentadoria: totalidade da remuneração do cargo efetivo.

Observação: para se aposentar nesta regra o servidor terá que cumprir o pedágio, a idade mínima e o tempo mínimo no serviço público e na carreira.

b) Regra do número mínimo de pontos (soma da idade com o tempo de contribuição)

Mulher: 30 anos de contribuição, 56 anos de idade e cumpra o número mínimo de pontos (soma da idade com o tempo de contribuição). Para o ano de 2020 o número mínimo será de pontos 86.

Homem: 35 anos de contribuição, 61 anos de idade e cumpra o número mínimo de pontos (soma da idade com o tempo de contribuição). Para o ano de 2020 o número mínimo será de pontos 96 pontos.

A partir de 1º de Janeiro de 2022 a idade mínima para as mulheres será de 57 anos e para os homens de 62 anos.

O número mínimo de pontos irá aumentar ano a ano até atingir 100 pontos para as mulheres e 105 pontos para os homens.

Além disso, serão exigidos ainda 20 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se der a aposentadoria.

Cálculo da aposentadoria: totalidade da remuneração do cargo efetivo, desde que o servidor do sexo masculino tenha 65 anos de idade e do sexo feminino tenha 62 anos de idade.

Na hipótese de o servidor cumprir os requisitos para a aposentadoria nesta regra, mas não tiver ainda 62 anos (mulher) e 65 anos (homem), poderá se aposentar, porém, a aposentadoria será calculada com base na média das remunerações.

Observação: para se aposentar nesta regra o servidor terá que cumprir o tempo mínimo de contribuição, a idade mínima e o número de pontos.

Comparação entre as duas regras de transição: na regra do pedágio o servidor conseguirá se aposentar com a remuneração do cargo efetivo antes dos 62 anos (mulher) e 65 anos (homem), o que torna essa regra bem mais vantajosa do que a regra dos pontos.

Por outro lado, a regra do pedágio pode ser inviável para os servidores que têm pouco tempo de contribuição atualmente, pois terão que cumprir um pedágio muito alto.

Últimas notícias

ver mais
MODERNIZAÇÃO SINJUS-MG FACILITA ACESSO AO EXTRATO DE DESPESAS MÉDICAS PARA O IRPF 2026 sexta-feira, 13/03/26 16:03 Pensando na comodidade das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG atualizou a plataforma de ...
Imagem acessível: A imagem divulga o convite ao bate-papo online sobre o filme “O Agente Secreto”, com apoio do SINJUS MG, que ocorrerá no dia 14/3 (sábado), às 15h. A arte de fundo apresenta o cartaz recortado de divulgação do filme, com a cena do ator Wagner Moura falando ao telefone orelhão, em ambientação de suspense e investigação, reforçando o tema da obra. A identidade visual destaca o selo “SINJUS Apoia”, evidenciando o apoio institucional à atividade cultural. SINJUS apoia Participe do bate-papo online que vai debater o filme “O Agente Secreto” quinta-feira, 12/03/26 16:38 A cerimônia do Oscar está chegando, e o SINJUS-MG apoia uma iniciativa que promove ...
Imagem Acessível: Imagem em tons bege, verde oliva e tons terrosos divulgando um passeio chamado na Villa Moura, em Itabirito. Há fotos sobrepostas mostrando uma mesa com pães e café, um olival e uma pizza. Conteúdo textual: Conheça um pedacinho do Mediterrâneo nas montanhas de Itabirito - Villa Moura - 15 de abril (quarta-feira) - Brunch e degustação de azeite + visita guiada ao olival. Inscreva-se! Descubra os sabores e paisagens da Villa Moura em passeio com o NAP quinta-feira, 12/03/26 12:26 Já imaginou caminhar por um olival cercado pelas montanhas? O Núcleo de Aposentados e ...

Convênios

ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco