MOBILIZE-SE

RELATOR DA PEC 32 APRESENTA NOVO PARECER PARA VOTAÇÃO

quarta-feira, 22/09/21 19:09 Deputado federal Arthur Maia, do Democratas da Bahia, sentado por detrás de uma mesa com um computador durante reunião na Câmara dos Deputados. Homem de pele clara, cabelo liso curto e castanho, trajando terno cinza, camisa branca e gravata roxa.

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

O relator da PEC 32/2020 na Comissão Especial, deputado Arthur Maia (DEM-BA), apresentou, na quarta-feira, 22 de setembro, mais uma versão para o texto da Reforma Administrativa. Apesar das mudanças, o SINJUS e as demais entidades representantes dos servidores públicos permanecem contra a proposta e pedem que as categorias redobrem as mobilizações nas mídias sociais dos membros da Comissão. O parecer estava previsto para ser analisado na própria quarta, mas parlamentares contrários ao texto conseguiram obstruir a votação. A suspensão dos trabalhos ultrapassou 1 hora, o que, pelo regimento, derrubou os trabalhos da comissão, que foi encerrada sem a votação do texto. Nova sessão está prevista para esta quinta às 9h.

Em mais um dia de luta, na quarta-feira, dirigentes do SINJUS-MG se uniram a diversas entidades de classe para protestar na porta da Câmara dos Deputados com cartazes, faixas e carros de som. Em outro momento, de dentro da Casa Legislativa, seguiram em articulação com os parlamentares. A pressão e o impasse sobre o antigo texto da PEC 32 fizeram com que a reunião da Comissão Especial convocada para a tarde desta quarta-feira não ocorresse.

“As sucessivas mudanças no texto e adiamentos das votações demonstram o caráter controverso da proposta. Estamos em um momento decisivo da luta contra a série de retrocessos contidos na proposta do governo federal. Mais uma vez os protestos organizados pelas entidades do funcionalismo foram expressivos. Por isso, é importante destacar o papel decisivo que os sindicatos têm enquanto principal frente de defesa que os servidores e a população possuem”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, direto de Brasília.

O novo texto foi protocolado às 16h19, e a Secretaria da Comissão deu prazo apenas até às 18h para que os membros pudessem propor os destaques. Uma das alterações é a retirada do trecho que modificava o artigo 37-A da Constituição Federal e que permitia o repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para empresas da iniciativa privada, o que abria as portas para a privatização do serviço público.

Contudo, o substitutivo prevê a extinção de uma série de benefícios, como licença-prêmio e promoção por tempo de serviço para os futuros servidores. O relator retornou ainda com o dispositivo que permite a redução em 25% nos salários e nas jornadas de trabalho dos servidores, item que já não constava na versão anterior. Nossos líderes sindicais, ainda em Brasília, estão neste momento debruçados sobre o documento e, assim que possível, divulgaremos a análise completa.

SINJUS mira nos deputados mineiros

Na tarde desta quarta-feira, dirigentes do SINJUS voltaram a buscar parlamentares mineiros que já declararam voto a favor da Reforma Administrativa para argumentar sobre os retrocessos da proposta.

“Essa ação é importante, pois sinaliza para esses deputados que a categoria está atenta ao voto deles e que, em 2022, quando eles forem para as suas bases eleitorais, os servidores do Judiciário mineiro vão se lembrar caso eles efetivamente contribuam para a precarização do serviço público”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Oito partidos de oposição já fecharam questão contra a PEC 32 na Câmara. São eles: PT, PCdoB, PV, Solidariedade, Psol, PDT, PSB e Rede. Assim, todos os deputados desses partidos devem votar contra a Reforma Administrativa.

Colabore com a luta e ajude a derrubar de vez essa proposta que vai fragilizar o serviço público. Cobre o voto contra a PEC 32 dos deputados mineiros da Comissão Especial.

MÍDIAS SOCIAIS

TITULARES

Euclydes Pettersen

Twitter: https://twitter.com/EuclydesPetter

Facebook: https://www.facebook.com/EuclydesPettersenOficial

Instagram: https://www.instagram.com/euclydespettersenoficial

 

Tiago Mitraud

Twitter: https://twitter.com/TiagoMitraud

Facebook: https://www.facebook.com/TiagoMitraud

Instagram: https://www.instagram.com/tiagomitraud

 

SUPLENTE

André Janones

Twitter: https://twitter.com/AndreJanonesAdv

Facebook: https://www.facebook.com/AndreJanones

Instagram: https://www.instagram.com/andrejanones

 

Igor Timo

Twitter: https://twitter.com/oficialigortimo

Facebook: https://pt-br.facebook.com/oficialigortimo

Instagram: https://www.instagram.com/oficialigortimo/

Para saber aposição de outros deputados e pressionar os favoráveis à Reforma Administrativa, acesse as plataformas abaixo:

– Página Na Pressão.

– Página Vai Piorar.

– Página Não à PEC 32.

 SINDICATO É PRA LUTAR! 

Notícias relacionadas

Servidores e servidoras, entre eles os diretores do SINJUS Alexandre Pires e Wagner Ferreira, protestando contra a Reforma Administrativa com cartazes e uma grande faixa preta com os dizeres na cor prata: “Defender os serviços públicos é garantir a dignidade e os direitos da população!”. A faixa conta com um selo dizendo “Direitos sim, desmonte não” e a logomarca da Fenajud.
PRESSÃO SEM VOTOS NECESSÁRIOS, GOVERNO ADIA VOTAÇÃO DA PEC 32 terça-feira, 21/09/21 18:40 A pressão das servidoras e servidores sobre os deputados federais e contra a PEC 32/2020 está dando resultado. Mais uma vez, a base governista na Câmara dos Deputados se viu obrigada a adiar a votação da Reforma Administrativa na ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco