DIREITOS

RESERVA DE CARGOS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PODE SUBIR

sexta-feira, 11/03/22 12:47 Um homem branco deficiente em cadeira de rodas trabalha em um computador. Conteúdo textual: DIREITOS - Reserva de cargos para pessoa com deficiência pode subir.

FOTO: DCStudio/Freepik

O aumento para 15% da reserva percentual de cargos ou empregos públicos, na administração pública, para pessoas com deficiência recebeu aval nesta quinta-feira, 10 de março. A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer de 1º turno ao Projeto de Lei (PL) 1.631/15. 

A proposição altera o artigo 1º da Lei 11.867, de 1995, a qual reserva percentual de cargos ou empregos públicos, na administração estadual, para pessoas com deficiência.

Segundo o relator, deputado Zé Guilherme (PP), as pessoas com deficiência representam 23,9% da população, de acordo com o censo demográfico de 2010 mas, mesmo representando uma parcela considerável e contando com garantias constitucionais e legais, “essas pessoas ainda não concorrem em igualdade de oportunidades no acesso ao trabalho”. Destaca ainda que, em nível federal, a Lei 8.112, de 1990, reserva até 20% das vagas oferecidas em concurso público a esse público. A matéria segue agora para análise da Comissão de Administração Pública, antes de ir a Plenário. 

Libras

Ainda na reunião, foi aprovado parecer de 1º turno favorável ao PL 824/19, que obriga a administração pública direta e indireta a contar com intérpretes ou tradutores de Libras. O substitutivo nº 1 acrescenta artigo à Lei 10.379, para determinar que o Estado assegurará atendimento adequado às pessoas surdas ou com deficiência auditiva por meio do uso e da difusão da Libras. Já o substitutivo nº 2 alterou o projeto, “com vistas a ampliar as possibilidades de recursos de comunicação acessível a serem utilizados para a inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva”, considerando que nem todas as pessoas com deficiência auditiva a utilizam como meio de comunicação.

Outras propostas

Está pronto para apreciação em Plenário, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 421/19, que institui o uso da bengala branca e vermelha como instrumento auxiliar de orientação, apoio, mobilidade e de identificação de pessoas com surdocegueira. A proposição recebeu parecer favorável, durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da (ALMG, também nesta quinta-feira.

Conforme o projeto, as pessoas com deficiência visual passariam a ser identificadas de acordo com a cor da bengala utilizada: branca para o cego; verde para pessoa com baixa visão e branca e vermelha para aquele que apresenta surdocegueira, ou seja, perda auditiva e visual concomitantes.

Por fim, o PL 4.279/17, que institui o Cadastro Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), teve aprovado parecer favorável de 1º turno na forma do substitutivo nº 1. O relator, deputado Zé Guilherme, avaliou ser necessário aperfeiçoar a proposta. Ele buscou preservar o intento principal do projeto, que é assegurar a organização, no Estado, de dados que forneçam subsídios para a formulação e acompanhamento de políticas para pessoas com TEA. Propõe, então, alterar a Lei 13.641, de 2000 (que prevê normas para a realização do censo do portador de deficiência), incluindo a referência a esse público no censo de que trata a norma.

Fonte: Portal ALMG

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco