QUALIDADE DE VIDA

REUNIÃO DO NAP ABORDA COMO A HARMONIA E A SAÚDE PODEM SER CONQUISTADAS COM TERAPIAS ORIENTAIS

terça-feira, 12/09/23 11:27 Imagem acessível: foto com integrantes do NAP sentados em círculo

Buscando entender como podemos promover equilíbrio energético e aumentar nossa qualidade de vida, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG recebeu a terapeuta integrativa Marina Gonçalves, na segunda-feira, dia 11 de setembro, para uma palestra que abordou a utilização de terapias orientais na construção de uma vida mais harmônica e estável. Durante o encontro, Marina explicou os conceitos das Terapias Integrativas Orientais, definindo as diferenças entre cada prática e explicando como as técnicas podem ajudar no dia a dia. 

O encontro teve início com a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, que compartilhou informações e atualizações relevantes com o grupo. Logo em seguida, ela apresentou a palestrante, destacando sua experiência e seu conhecimento na área de terapias orientais. Marina iniciou sua fala ressaltando que esses tratamentos têm sido utilizados há milênios como complemento às abordagens da medicina tradicional, promovendo a ampliação do bem-estar e da saúde.

No cerne dessas terapias orientais está a crença na energia cósmica universal, conhecida como “Tao”, que permeia todas as coisas do mundo. Essa energia é considerada oposta e complementar e seu equilíbrio é essencial para a saúde do ser humano. Os canais energéticos que conduzem o “Tao” estão conectados aos órgãos e sistemas e, quando estão desequilibrados, podem prejudicar a vitalidade. Assim, o objetivo principal das práticas é assegurar que todos os órgãos estejam em harmonia e que a energia flua livremente.

Marina também explicou a condução de cada tratamento. Na acupuntura, por exemplo, agulhas são inseridas em pontos específicos do corpo, ao longo dos meridianos, para equilibrar o fluxo de energia vital. A auriculoterapia, por sua vez, se concentra nos pontos localizados na orelha externa, que também estão ligados aos órgãos e sistemas do corpo; assim, ao estimular esses pontos, é possível influenciar positivamente a energia do corpo e promover a cura. O Shiatsu segue o mesmo preceito e regula a energia do corpo por meio de massagens que estimulam os pontos energéticos. 

A manutenção e a recuperação da saúde física e mental são alcançadas porque essas terapias promovem a fluidez da energia vital por meio da harmonização dos canais  energéticos de cada indivíduo. Quando a energia flui de maneira equilibrada, o corpo e a mente entram em sintonia como partes interconectadas de um todo, resultando em um estado geral de bem-estar.

Além das práticas terapêuticas em si, Marina enfatizou a importância de cuidar dos hábitos diários, como a alimentação saudável, a meditação, os estudos e as práticas de autocuidado. Segundo a profissional, essas rotinas ajudam a manter o equilíbrio energético ao longo do dia, permitindo que as atividades sejam realizadas com mais harmonia, prazer e eficiência.

SORTEIO 

No encontro, foram sorteadas 3 sessões de terapias gratuitas, conduzidas por Marina. As felizardas foram Vilma Soares de Lima, Márcia de Castro Magalhães e Suzan Cátia Nicholls, que terão a oportunidade de optar por práticas combinadas, como acupuntura e ventosaterapia, acupuntura e Shiatsu, ou Shiatsu e ventosaterapia. A decisão sobre qual tratamento será mais adequado para cada uma das ganhadoras será feita após uma conversa com a profissional, a fim de compreender suas necessidades individuais. 

Marina Gonçalves também é conveniada ao SINJUS e oferece preços especiais para os filiados. (Clique aqui e saiba mais) 

A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 9 de outubro. Fique atento às nossas redes sociais e chame seus amigos aposentados e pensionistas para participar. Esperamos por você!

Últimas notícias

ver mais
SEM TABU MENOPAUSA É TEMA DO PRIMEIRO ENCONTRO DO PAPO ABERTO terça-feira, 30/04/24 10:02 Até hoje,  alguns assuntos relacionados à feminilidade são cercados por tabus, resultando em falta ...
Fotografia em um ambiente de trabalho, onde se vê uma mulher cadeirante, de pele clara, cabelos castanhos, com vestimentas sociais, segurando uma credencial e mostrando em frente a uma porta de vidro, ao lado se vê ícones que simbolizam deficiências, tais como: cadeirante, deficiência visual, auditiva. PCD SAIBA COMO INCLUIR SÍMBOLOS INTERNACIONAIS DE ACESSIBILIDADE NA SUA CARTEIRA FUNCIONAL DO TJ segunda-feira, 29/04/24 19:41 Na última segunda-feira, dia 22 de abril, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
: Sobre um fundo com degradê que vai do verde ao azul há um conjunto de papéis com a imagem do ofício conjunto encaminhado ao TJMG. Na primeira página há o logo dos sindicatos Serjusmig, SINJUS-MG e Sindojus/MG, abaixo dela há uma segunda página. APROVADOS DO TJMG Sindicatos cobram a homologação e nomeação dos candidatos do concurso Edital 1/2022 segunda-feira, 29/04/24 19:18 O imediato andamento do processo do Concurso Edital nº 01/2022 é cobrado pelas entidades ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco