MESA DE NEGOCIAÇÃO

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA COM TJMG APRESENTA ANDAMENTO DE ALGUMAS DEMANDAS DOS SERVIDORES

terça-feira, 14/03/23 19:13 Reunião de representantes com a presidência do TJMG, entre os sindicalistas está Felipe Rodrigues, diretor de Finanças do SINJUS-MG.

Os Sindicatos do Poder Judiciário foram convocados para reunião extraordinária da Mesa de Negociações com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (14), com o objetivo de anunciar andamentos de alguns itens da pauta de reivindicações da categoria. Em síntese, foram anunciadas a aprovação, pela Comissão Administrativa do Tribunal, da recontagem do tempo para aquisição das vantagens pessoais (quinquênio, trintenário e férias-prêmio), suspenso pela Lei Complementar (LC) 173/2020, bem como foi confirmada a  sessão do dia 22/3 do Órgão Especial, em que tal parecer favorável à recontagem de tempo estará em pauta.

Além disso, foi anunciado o pagamento extraordinário da indenização de até 15 dias do plantão judicial, no dia 24/3, em folha suplementar. Por fim, o Tribunal ainda se comprometeu a levar para a próxima reunião ordinária da Mesa de Negociação, a se realizar dia 27/3, o resultado da Promoção Vertical (PV) 2021 e trazer uma resposta sobre a quitação do passivo do imposto de renda sobre URV.

Contagem do tempo para quinquênio, trintenário e férias-prêmio – LC 173/2020

A Comissão Administrativa do TJMG aprovou, no dia 13/03, o parecer que restaura a contagem de tempo dos Servidores para fins de aquisição de trintenário, quinquênio e férias-prêmio. Essa contagem havia sido paralisada no período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021, devido à vigência da Lei Complementar (LC) 173/2020.

O parecer aprovado administrativamente considera a retomada da contagem de tempo, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2022. Essa medida retroativa visa a reparar os prejuízos impostos aos servidores durante o período da pandemia, diante do congelamento de seus direitos pela lei complementar federal. Após a aprovação do TJMG, tais direitos poderão ser retomados.

Durante a reunião, foi confirmada a inclusão desse tema na sessão ordinária do Órgão Especial do dia 22 de março, ocasião em que os efeitos da LC 173/2020 serão apreciados em definitivo. Com essa confirmação, os três Sindicatos esperam a efetivação dos direitos e os pagamentos aguardados pelas categorias, tão logo vencida essa etapa no Órgão Especial.

Indenização de Plantão

Avanços referente à indenização do plantão judicial foram anunciados. Para Servidores que fizeram a solicitação e tiveram o requerimento de gozo indeferido até esta terça-feira  (14/03/2023), será disponibilizado o pagamento de até 15 dias, no dia 24/03, em folha extraordinária, sendo mantido para primeiro dia útil de abril o pagamento para aqueles que, após este pagamento extraordinário, ainda possuam saldo de até 10 dias.

Edital de remoção

Na oportunidade, também foi ratificada pelos Sindicatos a importância da periodicidade de publicações dos editais de remoção. Esta medida tem fundamental relevância para os Servidores, pois torna possível a previsibilidade do processo, oferecendo, portanto segurança aos servidores que pretendem mudar de comarca.

A Administração do Tribunal já iniciou os estudos para dar andamento ao próximo edital. Entretanto, foi alegada a dificuldade de realizar a transferência da força de trabalho nas comarcas. Para solucionar este problema, regras referentes ao quantitativo mínimo da comarca, a fim de não prejudicar a prestação jurisdicional, estão sendo pensadas.

Verba Indenizatória de Transporte

Por fim, também houve avanços em relação às verbas indenizatórias pagas aos oficiais de justiça, comissários da infância e juventude, assistentes sociais e psicólogos, por ocasião do cumprimento de diligências. Durante a reunião da Mesa de Negociações, a Administração informou que o pedido de reajuste da verba indenizatória de transporte já está tramitando na Diretoria Executiva de Finanças e Execução Orçamentária (DIRFIN) e na Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (SEPLAN), com o objetivo de avaliar a possibilidade de majoração do valor atual.

Mesa de Negociações

Nesta reunião extraordinária, estiveram presentes o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares. Pelas entidades sindicais, participaram o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, o 1º vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha. A próxima reunião ordinária está marcada para o dia 27/03.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Representantes sindicais junto do presidente do TJMG, Des. José Arthur Filho e do Des. Gilson Lemes. Entre os representantes estão o coordenador-geral do SINJUS-MG e o diretor de finanças, Felipe Rodrigues. Conteúdo textual: AVANÇO - TJ ANUNCIA R$ 25 MILHÕES PARA PV 2021 E CONFIRMA QUINQUÊNIOS NA PAUTA DO OE.
AVANÇO TJ ANUNCIA R$ 25 MILHÕES PARA PV 2021 E CONFIRMA QUINQUÊNIOS NA PAUTA DO OE quarta-feira, 08/03/23 17:07 O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, e o desembargador Superintendente Jurídico Institucional do TJMG, Gilson Lemes, se reuniram nesta quarta-feira, 8 de março, com representantes do SINJUS-MG, SERJUSMIG E SINDOJUS/MG para ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco