Pauta de reivindicações

Reuniões setoriais no Anexo I e na Afonso Pena 1.500 evidenciam insatisfação com o TJMG

terça-feira, 22/10/24 17:53 A imagem mostra um corredor com diversas pessoas de ambos os lados, prestando atenção ao Alexandre Pires. O ambiente é iluminado, com divisórias de vidro ao fundo.

O SINJUS-MG realizou mais duas importantes reuniões setoriais com as servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta semana. Nos dias 21 e 22 de outubro, segunda e terça-feira, os dirigentes estiveram no Anexo I e na unidade da Avenida Afonso Pena, nº 1.500, locais onde ficou evidente a insatisfação em relação à lentidão com que a Administração do TJMG tem tratado as principais demandas da categoria.

Nos dois encontros, muitos servidores questionaram o motivo de não haver anúncios relevantes nem mesmo nesta semana em que se comemora o Dia do Servidor Público.

“Desde julho estamos cobrando definições em vários itens da Pauta de Reivindicações e havia uma expectativa de que o TJMG aproveitasse o Mês do Servidor para efetivar alguns deles. Contudo, enquanto o Órgão festeja essa data sem a presença dos servidores, a realidade no Judiciário mineiro segue sendo de muita protelação. Por isso, estamos nos reunindo com a base para discutir as próximas estratégias de luta”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

O dirigente reforçou que o Sindicato tem mantido pressão constante sobre o Tribunal, inclusive por meio das campanhas “Auxílio-Saúde Digno Já” e “Data-Base: promessa é dívida”, que estão sendo realizadas em conjunto com o Serjusmig. 

Os servidores tiveram ainda a oportunidade de tirar dúvidas sobre temas como a Promoção Vertical, o pagamento de férias-prêmio e regulares e a opção pela jornada de trabalho de 8 horas. Nesse momento, foi reforçado que o SINJUS continuará cobrando seriedade e compromisso do Tribunal nessas questões.

“O prazo para que o presidente cumpra a sua promessa de enviar o PL da Data-Base 2024 para a Assembleia está se esgotando. Outra demanda urgente é a majoração do Auxílio-Saúde dos servidores, que é muito discrepante em relação ao dos magistrados. Por isso, estamos dialogando com os colegas para fortalecer a nossa luta coletiva”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Nas reuniões, os servidores também foram informados sobre o panorama de lutas mais amplas, como as batalhas contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e o Teto de Gastos em Minas Gerais, além da articulação em Brasília pela aprovação rápida do Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 121, o Propag, que renegocia o Pagamento da dívida dos Estados sem penalizar o servidor público. 

Também foi debatida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2024, a PEC Social, que prevê a extinção gradativa da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados, e a luta contra a PEC 66/2023, que mais uma vez quer penalizar os servidores públicos dos estaduais e municipais por meio de nova reforma previdenciária. 

Fique sempre bem informado pelas mídias do Sindicato

Diante dessa inércia do TJMG em relação aos direitos da categoria, este é um momento que exige um diálogo direto do Sindicato com os servidores sobre as pautas prioritárias da categoria; por isso, novas reuniões setoriais serão realizadas em breve em outras unidades do TJMG.

Acompanhe os canais de comunicação do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos das negociações e as próximas ações de pressão. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
As imagens mostram uma sessão no plenário do STF do Brasil, com ministros sentados em uma bancada semicircular posicionados em cadeiras de madeira. Ao fundo, na parede, está o brasão do Brasil e uma cruz. Alguns monitores exibem uma pessoa discursando, e há pessoas na plateia assistindo à sessão. Em duas das imagens, aparece sobreposto um texto em letras grandes, destacando a expressão "Nota pública à decisão do STF sobre o regime jurídico único: um erro fatal" em vermelho e preto, enfatizando uma crítica sobre a decisão do tribunal. ESTABILIDADE EM RISCO NOTA PÚBLICA À DECISÃO DO STF SOBRE O REGIME JURÍDICO ÚNICO: UM ERRO FATAL sexta-feira, 08/11/24 17:51 FOTO: Gustavo Moreno/STF A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade ...
As imagens de convite para a festa de confraternização organizada pelo Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG. Em um fundo suave decorado com corações em tons de dourado e vermelho, o texto principal destaca o evento de "Confraternização” e a mensagem convida as pessoas a celebrarem juntas, com os logotipos do Núcleo das Mulheres e do SINJUS-MG. EMPODERAMENTO PARTICIPE DA CONFRATERNIZAÇÃO DO NÚCLEO DAS MULHERES E AJUDE A FORTALECER A LUTA EM 2025 sexta-feira, 08/11/24 17:07 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG convida todas as suas integrantes para um ...
PROGRAME-SE! ADQUIRA SEU CONVITE PARA A FESTA DE FIM DE ANO DO SINJUS NA PRÓXIMA 2ª F., 11/11 sexta-feira, 08/11/24 14:48 Estamos em contagem regressiva para a tão aguardada Festa de Fim de Ano do ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco