ALERTA

RRF É APROVADO NA CCJ; GOVERNO TENTA DESMOBILIZAR CATEGORIA

terça-feira, 31/10/23 18:26

Após uma sessão que durou cerca de seis horas, o Projeto de Lei 1.202/19, que autoriza a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), foi aprovado nesta terça-feira, 31 de outubro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Mesmo com tentativas de desmobilizar a categoria, dirigentes do SINJUS-MG, servidoras e servidores não se intimidaram e acompanharam a sessão desde cedo. Deputados da oposição tentaram obstruir a sessão, mas ainda assim a proposta foi aprovada na forma do Substitutivo n. 4. por cinco votos favoráveis e dois contra (confira aqui os membros da CCJ que votaram a favor da destruição do serviço público). A proposta está pautada na Comissão de Administração Pública (CAP) nas sessões de segunda-feira, 6 de novembro, às 15h, e terça-feira, 7 de novembro, às 9h30. 

Pela manhã, os servidores que chegaram para acompanhar a votação foram barrados ao tentar acessar o Plenarinho IV, onde seria realizada a reunião, sob o argumento de lotação do espaço.

“Há anos, acompanhamos votações de projetos e isso que está acontecendo nas últimas semanas é inédito. Parte da sessão nem foi transmitida ao vivo pela ALMG. Uma clara tentativa do governador Zema e de parte dos deputados de enfraquecer a luta dos servidores. Mas as categorias estão mais mobilizadas do que nunca e não vamos deixar essa proposta passar”, enfatiza o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Além do coordenador, também acompanharam a sessão, presencialmente, o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, a diretora Administrativa, Adriana Teodoro, o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo, o diretor de Finanças, Alex Aguiar, e o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Furtado. Mesmo do lado de fora do Plenarinho, dirigentes e servidores fizeram bastante barulho e seguravam cartazes e faixas, demonstrando indignação em relação ao projeto que ameaça destruir o serviço público.

Obstrução

Com o objetivo de adiar as discussões, a base aliada dos servidores não mediu esforços durante a sessão da CCJ. Os deputados Doutor Jean Freire (PT) e Cristiano Silveira (PT) apresentaram uma série de requerimentos, mas todos foram rejeitados pela maioria. 

Ao ser questionado pela imprensa sobre qual seria o tempo adequado para o adiamento das discussões, o deputado Jean Freire aproveitou para mencionar as más experiências dos estados que aderiram ao RRF.

“Precisamos do tempo que for necessário para dialogar com o povo. Nós estamos pedindo ao presidente da CCJ para que dê mais prazo. Seja uma, duas semanas, para que nós possamos fazer audiência pública, e não só com os deputados, mas também com os sindicatos. O que o povo pensa de um plano que foi arquitetado no Rio de Janeiro e não deu certo lá? Será que vai dar certo aqui?”, questionou. 

O parlamentar também se diz confuso com a postura de Zema.

“Ontem mesmo o governador disse aos jornais que pode entregar a Codemig como parte dessa dívida. Não seria prudente nós retirarmos o projeto de pauta nesse momento? É o próprio governo que está pedindo para retirar. Eu estou entendendo isso quando ele fala que tem outra ideia para pagar a dívida”. 

Mesmo com as tentativas de obstrução, o PL 1.202/19 acabou sendo aprovado na CCJ, na forma do Substitutivo n. 4., que já tinha sido apresentado na sessão anterior. Votaram a favor do RRF, os deputados Arnaldo Silva (UNIÃO), João Magalhães (MDB), Charles Santos (REPUBLICANOS), Thiago Cota (PDT) e Zé Laviola (NOVO). 

Entre os destaques do texto está a retirada do conteúdo relativo à implementação de um teto de gastos em Minas Gerais, que limitaria o crescimento do orçamento fiscal e das despesas previdenciárias à variação da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Essa parte foi desmembrada e remetida pelo relator à Mesa da ALMG, pois matérias sobre essas questões precisam tramitar na forma de Projeto de Lei Complementar (PLC).

Mobilização total

Se de um lado o cenário é de pressão na Assembleia para tratorar a tramitação do RRF, do outro, a pressão segue ainda mais intensa. O SINJUS e diversas entidades que representam servidores públicos marcaram um grande ato público conjunto para a próxima terça-feira, dia 7 de novembro, na Praça da Assembleia. A concentração começa pela manhã, às 9h, quando será realizada audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP), que vai debater os impactos do RRF. O grupo vai acompanhar a audiência e permanecer na Assembleia durante todo o dia. À tarde, por volta das 14h, está marcado o início do ato. 

“Esse ato será gigante! É para acordar os servidores que ainda não entenderam o que está em jogo com a aprovação do RRF. É para que a população entenda qual será a realidade do nosso estado com o congelamento dos investimentos em saúde e educação por nove anos. E é para que os deputados percebam, de uma vez por todas, que não vamos deixar o governo destruir o patrimônio dos mineiros”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues.

O SINJUS convoca toda a categoria a participar do ato do dia 7/11. Vista sua camisa de luta, chame os colegas e integre esse movimento de defesa pelos seus direitos!

 

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

SERVIÇO

Dia de paralisações contra o RRF

9h – Concentração na ALMG

9h30 – Audiência Pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Local: Auditório José Alencar

9h30 – Sessão da Comissão de Administração Pública (CAP)
Local: Plenarinho II

14h – Ato público conjunto contra o RRF
Local: Praça da ALMG

Últimas notícias

ver mais
A imagem apresenta uma arte institucional e informativa sobre as Eleições Sindicais 2026 do SINJUS-MG. A arte combina tons de amarelo, azul e vermelho, transmitindo seriedade e destaque. No topo, há um ícone de uma mão depositando um voto na urna, simbolizando a democracia sindical. Eleições sindicais SINJUS convoca filiados para a AGE que vai definir os membros da Junta Eleitoral 2026 quinta-feira, 05/02/26 09:58 A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado ...
A imagem anuncia as Eleições Sindicais 2026 do SINJUS-MG, com um visual limpo e institucional em tons de azul, amarelo e branco. No centro, o destaque é o ícone de uma mão depositando um voto na urna, representando a democracia e a participação sindical. O texto informa de forma direta e objetiva: “Edital no site”, orientando os filiados a acessarem o portal do SINJUS-MG para conferir os detalhes do processo eleitoral. Edital aberto SINJUS realiza eleições para Diretoria Colegiada e Conselho Fiscal para a gestão 2026–2029 quinta-feira, 05/02/26 09:57 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA COLEGIADA E PARA O CONSELHO FISCAL ...
Convite para o primeiro encontro do ano do Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, no topo há um chamado “Venha construir um NM mais plural!” O fundo é roxo e com elementos gráficos em tons claros de lilás. No centro, há uma ilustração de figuras femininas interligadas em círculo, no estilo de um esboço. O evento será no dia 9 de fevereiro (segunda-feira), às 19h, no Espaço Lea Leda (Av. João Pinheiro, 39 – 10º andar). A mensagem final incentiva o engajamento: “Participe e traga suas ideias!” ESTRUTURAÇÃO O NM está de volta! Primeiro encontro do ano vai reunir mulheres para construir o planejamento de 2026 quarta-feira, 04/02/26 18:54 Dando início a mais um ano de luta feminina, o Núcleo das Mulheres (NM) ...

Convênios

ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco