Política pública

SANCIONADA LEI DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO PARA SERVIDORES EM MINAS GERAIS

segunda-feira, 16/05/22 16:43 ustração de uma fita amarela que representa a prevenção ao suícidio, ao lado a frase "Você não está sozinho".

Foto: Freepik

Instituir diretrizes para a política de prevenção das violências autoprovocadas, em atendimento aos servidores civis e militares do Estado. Esse é o objetivo da Lei 24.091, cuja sanção do governador Romeu Zema foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais desta sexta-feira (13/5/22).

A norma teve origem no Projeto de Lei (PL) 1.197/19, de autoria do deputado Cristiano Silveira (PT), que foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no último dia 20 de abril.

A lei tem o objetivo de atender e instruir todos os servidores do Estado, em particular aqueles das forças de segurança.

Entre as diretrizes que a política deverá observar estão o atendimento e escuta multidisciplinar, a discrição no tratamento dos casos e o monitoramento da saúde mental dos servidores, por meio dos serviços de saúde estaduais.

Na implementação da política, serão adotadas medidas como a melhoria da infraestrutura dos locais de trabalho, a coleta, validação, notificação e sistematização de dados de mortes por suicídio, homicídios seguidos de suicídio e tentativas de suicídio, bem como o desenvolvimento de protocolos de atendimento.

A política será desdobrada em medidas de prevenção primária (ações de promoção da saúde física e psíquica), secundária (voltada para servidores que já se encontram em situação de risco de práticas de violência autoprovocada) e terciária (para aqueles que tenham comunicado intenção de se matar ou tentado suicídio).

Há também a previsão de formação de convênios e parcerias de cooperação técnica para a implementação da política e a adoção de cuidados da chamada posvenção, caracterizada pelo auxílio a pessoas enlutadas por um suicídio.

Ampliação de sanções em processo administrativo

Na mesma edição do Diário Oficial foi publicada a sanção do governador à Lei 24.089, que acrescenta parágrafo ao artigo 48 da Lei 14.184, de 2002, que dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual.

A lei teve origem no PL 1.076/15, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL), aprovado pelo Plenário também no último dia 20 de abril.

A norma estabelece que, em casos de omissão ou atraso na decisão, o agente público competente para julgar processos administrativos ficará sujeito às sanções estabelecidas nas legislações estadual e federal.

Na prática, a lei amplia o rol de responsabilidades a que estão sujeitos os agentes públicos que limitarem ou retardarem o acesso às informações de natureza pública. O texto deixa explícito que, além da sanção institucional já prevista no artigo 48, como o ressarcimento de dano ao Estado, o agente público ficará sujeito também a demais sanções de legislações estadual e federal.

Dependendo da situação concreta, essas sanções podem decorrer de processo administrativo-disciplinar, de processo por improbidade administrativa ou de processo penal.

O artigo 47 da lei já estabelece que a autoridade responsável pelo processo administrativo tem 60 dias para decidir sobre ele, permitindo-se uma única prorrogação pelo mesmo prazo.

Fonte: ALMG

Últimas notícias

ver mais
Foto de uma sala com uma ampla mesa em que, ao redor, estão sentados representantes de entidades sindicais, entre eles os dirigentes do SINJUS Alexandre Pires e Felipe Rodrigues. MOBILIZAÇÃO ENTIDADES DEFINEM PAINÉIS PARA O CICLO DE DEBATES SOBRE O RRF NA ALMG quarta-feira, 04/10/23 19:05 Nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, entidades sindicais representantes de servidores públicos e funcionários ...
Imagem Acessível: Grupo de três mulheres (uma branca, uma negra e outra asiática), todas vestem calça jeans, com camiseta rosa claro e usam a fita cor de rosa que simboliza o combate ao câncer de mama. Elas carregam um cartaz com a mensagem: O câncer de mama não escolhe idade, mas podemos escolher a prevenção. OUTUBRO ROSA DIAGNÓSTICO PRECOCE É ESSENCIAL NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA quarta-feira, 04/10/23 09:53 O mês de outubro é conhecido pelas campanhas internacionais e ações que visam ampliar ...
Sobre um fundo preto, no topo da imagem há um retângulo vermelho com letreiro pequeno em branco indicando uma transmissão ao vivo (LIVE). No centro, há fotos dentro de molduras circulares dos dirigentes dos sindicatos participantes, entre eles está o coordenador geral do SINJUS, Alexandre Pires. Estão representados também os sindicato SERJUSMIG, SINDOJUS/MG, AFFEMG, ASPRA/PMBM, SINDSEMA, SINDALEMG e do SINDSEMPMG. ENFRENTAMENTO SINJUS VAI DEBATER OS IMPACTOS DE RRF EM LIVE COM DIVERSAS ENTIDADES terça-feira, 03/10/23 18:47 Apesar das preocupações constantes manifestadas por diversos setores públicos de Minas Gerais, o governador ...

Convênios

ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Imagem Ótica Convênios Lourdes . Belo Horizonte (31) 9 7212-4825 www.instagram.com/imagemoticaoficial/ 20% a 30% ver mais
QG da Dança (Professor Rodrigo Quiroga) Dança Funcionários . BH (31) 98430- 4952 33% ver mais
Top Fale conosco