ARTIGO

Servidor público com deficiência tem direito a aposentadoria especial?

quarta-feira, 30/08/23 12:52

Autora: Advogada Francine Salgado Cadó – OAB/MG 204.635

A resposta é sim. Tanto a Constituição do Estado de Minas Gerais quanto a legislação complementar autorizam a concessão de aposentadoria com tempo de contribuição e idade diferenciados para servidores com deficiência.

Em nosso estado, a opção legislativa foi de seguir na integralidade o que disciplina a lei federal para a matéria, que estabelece os seguintes redutores para concessão da aposentadoria:

 

  • Aposentadoria do(a) servidor(a) com deficiência por tempo de contribuição:

 

HOMEM MULHERGRAU DE DEFICIÊNCIA
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO25 anos20 anosgrave
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO29 anos24 anosmoderada
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO33 anos28 anosleve

 

Para todos os servidores, é preciso ainda ter no mínimo 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria.

Caso você não tenha tempo de contribuição suficiente para aposentar nessa modalidade, pode ser mais interessante buscar a regra de aposentadoria especial por idade, que tem os seguintes requisitos:

 

  • Aposentadoria do(a) servidor(a) com deficiência por idade:

 

HOMEMMULHERGRAU DE DEFICIÊNCIA
IDADE60 anos55 anosindependentemente do grau
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO15 anos15 anos independentemente do grau

 


Mas quem atestará meu grau de deficiência?

A legislação também define que, para concessão do benefício, será necessário passar por avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Isso significa que será necessário realizar perícia médica e de assistente social, que em conjunto atestarão a existência da deficiência e o grau, ou seja, o diagnóstico é feito pelas condições médicas, mas também pelo contexto econômico, social e com a análise de limitações que a condição causa na rotina do servidor.

Se todo o tempo de contribuição utilizado para a aposentadoria for referente ao período trabalhado nos quadros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, não será necessário nenhum documento adicional para abrir requerimento administrativo solicitando o benefício.

Já quem possui tempo de contribuição na iniciativa privada ou em qualquer outro ente do serviço público em geral precisa obter certidão emitida pelo empregador anterior, já com a informação de que o período foi laborado em condições especiais e com o reconhecimento do grau de deficiência.

Para contribuições anteriores no regime geral – sejam avulsas, com carteira assinada ou de empregado público –, é preciso acessar o serviço “Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)”, no site ou aplicativo Meu INSS.

Quem possui tempo de contribuição anterior no serviço público deve solicitar a referida Certidão de Tempo de Contribuição para o órgão de Gestão de Pessoas do ente em que trabalhava. É essencial que constem na Certidão, em qualquer um dos casos, a data de ingresso e a de saída do emprego/cargo desempenhado, a condição especial de trabalho e o grau da deficiência. 

Uma negativa do INSS ou do ente público para a emissão da CTC é caso de ajuizamento de ação judicial para garantir o seu direito. O acesso a documentos de órgãos públicos é direito fundamental previsto no art. 5º da Constituição Federal.

Se ainda houver dúvidas sobre a melhor forma de obter sua aposentadoria, entre em contato com nossa assessoria previdenciária especializada pelo e-mail [email protected] ou solicite o atendimento pelo telefone (31) 3213-5247. 

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: As duas imagens promovem o passeio de Carnaval do SINJUS-MG, em parceria com a Esperanza Tour. A primeira imagem reforça o convite de forma vibrante, destacando o evento que ocorrerá no dia 10 de fevereiro (terça-feira), das 17h às 20h, e a ilustração da tradicional Carreta Furacão, símbolo de animação e descontração, no centro da imagem. A segunda arte traz informações práticas sobre o evento, destacando que o embarque e desembarque será no Coreto da Praça da Liberdade, no valor de 90 reais, com o prazo para inscrição até o dia 4/2 (quarta-feira), além de incluir bebidas, salgados, concurso de fantasias e brinde especial no dia. O tom da imagem é festivo e acolhedor, refletindo o espírito de integração entre os filiados e dependentes do sindicato. Folia Participe do Carnaval do NAP em um passeio especial por Belo Horizonte quarta-feira, 28/01/26 12:22 Prepare-se para viver mais um ano de muita folia com a Esperanza Tour em ...
Ofício SINJUS solicita melhorias nas regras de viagens institucionais de servidores do TJMG segunda-feira, 26/01/26 17:49 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) encaminhou ao SINJUS-MG, no dia 13 ...
CONQUISTA TJ REDUZ JORNADA DO CARGO DE JORNALISTA APÓS ATUAÇÃO DO SINJUS sexta-feira, 23/01/26 17:14 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário Eletrônico ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco