APOSENTADORIA

SERVIDOR TERÁ DIREITO À CONVERSÃO DE TEMPO ESPECIAL

sexta-feira, 25/09/20 17:12

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu recentemente o direito à conversão de tempo especial em tempo comum no caso do servidor público que trabalha em atividades nocivas à saúde ou à integridade física. Essa contagem diferenciada dará direito a um acréscimo no tempo de contribuição que possibilitará ao servidor antecipar a aposentadoria ou o abono de permanência. A Assessoria Jurídica do SINJUS-MG atuou na Corte Constitucional para garantir a decisão.

O tempo especial convertido dará direito a um acréscimo de 40% para homens e 20% para mulheres. A diferença do multiplicador (1,2 para mulher e 1,4 para homem) tem relação com o tempo de contribuição mínimo exigido para aposentadoria por tempo de contribuição (resultado da divisão de 30/25 anos para a mulher e de 35/25 anos para o homem).

Exemplo: no caso de uma servidora pública que exerceu atividade especial de grau leve durante 10 anos o tempo será convertido em 12 anos. Para o homem, os 10 anos serão convertidos em 14 anos.

Porém, será necessário analisar cada caso individualmente para saber a repercussão do tempo especial no direito à aposentadoria e ao abono de permanência. Além disso, terá que ser reconhecida a natureza especial da atividade, seja na via administrativa ou judicial, para que o servidor tenha direito à respectiva conversão do tempo.

Decisão 

Após vários anos aguardando decisão do STF, a matéria foi julgada em agosto de 2020 (Tema 942), cujo acórdão foi publicado em 24 de setembro 2020, com o Supremo reconhecendo a possibilidade de aplicação das regras do Regime Geral de Previdência Social para a averbação do tempo de serviço prestado em atividades exercidas sob condições especiais, nocivas à saúde ou à integridade física de servidor público, com conversão do tempo especial em comum, mediante contagem diferenciada.

Lembrando que será necessário fazer a análise de cada caso para saber a repercussão do acréscimo do tempo especial no direito à aposentadoria e abono de permanência, especialmente, agora com a aprovação da Reforma da Previdência.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra quatro representantes sindicais posando lado a lado no centro do plenário da Câmara dos Deputados, durante uma audiência. Eles estão vestidos formalmente, com expressões sérias e engajadas. Ao fundo, é possível ver parlamentares e outros participantes sentados, além de uma tela com transmissão da audiência. O destaque da imagem é o texto: “Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara”. articulação Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara quinta-feira, 03/07/25 14:58 A presença das Entidades da Justiça Estadual reforçam a defesa do serviço público e ...
VIAGEM O CARIBE TE ESPERA! JUNTE-SE AO NAP EM UM CRUZEIRO ESPECIAL quarta-feira, 02/07/25 16:17 Imagine navegar por águas azul-turquesa, conhecer ilhas paradisíacas e curtir todo o conforto de ...
A imagem exibe a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para a entrada principal, o nome da instituição em letras metálicas e bandeiras hasteadas ao fundo. Em primeiro plano, há um selo com a frase “TJMG, direitos em dia é obrigação”, representando o mote da campanha. DESCASO CULTURA DO ATRASO INSTITUCIONALIZADA PELO TJMG DESVALORIZA E DESMOTIVA OS SERVIDORES segunda-feira, 30/06/25 18:53 Contrariando as diretrizes de uma boa gestão pública, que envolve eficiência, transparência, planejamento, responsabilidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco