1º SEMINÁRIO UNIFICADO

SERVIDORES DE MINAS SE ARTICULAM POR MAIOR REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

segunda-feira, 30/05/22 18:27 Auditório cheio, a plateia está reagindo com aplausos a uma apresentação. De frente para a plateia, está uma mesa diretiva. Ao fundo e ao centro está um telão, à esquerda dele há um conjunto de bandeiras do Brasil, do estado de Minas Gerais e do SINJUS-MG; do lado direito do telão, está uma intérprete de LIBRAS.

Várias categorias do funcionalismo público estadual participaram dos debates do 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais, evento integrante do 12º Consinjus, que aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, em Belo Horizonte. Além dos que participaram presencialmente, centenas de servidoras e servidores acompanharam os trabalhos pela internet, contribuindo com perguntas dirigidas aos especialistas e lideranças sindicais. Um ponto em comum que emergiu durante os debates foi a necessidade de maior representação política das categorias a fim de barrar as reformas e a sucessiva retirada de direitos.

Alexandre Pires fala ao microfone ladeado por João Domingos e Felipe Rodrigues

“O evento foi um sucesso e cumpriu com o seu objetivo, que é o de integrar diversas categorias em torno de uma pauta unificada de reivindicações prioritárias. Os palestrantes trouxeram informações que serão importantes na construção dos argumentos de luta, ao passo que os servidores contribuíram com experiências que vão nortear a construção das ações conjuntas”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Os debates envolveram discussões sobre a conjuntura política brasileira, a luta contra o projeto de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal e o direito de todos os servidores à Data-Base anual. Além disso, as categorias se dedicaram a debater questões que hoje são desafios comuns aos servidores, como a igualdade de gênero, a inclusão da pessoa com deficiência e o regime de teletrabalho no serviço público.

Presidente do SISIPSEMG, Antonieta Dorledo

“Esse primeiro seminário é um passo importante para que possamos tirar novas estratégias e armas de luta. Precisamos estar representados nos legislativos. Temos de ter servidor público em todos os poderes defendendo as nossas pautas”, afirmou a presidente do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (SISIPSEMG), Antonieta Dorledo.

Esse posicionamento também foi compartilhado pelo presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos. Segundo o dirigente sindical, é fundamental que o funcionalismo esteja empenhado na criação de uma robusta representação no parlamento.

Presidente da CSPB, João Domingos

É urgente essa discussão com as categorias para ampliarmos nossa base de senadores, deputados federais e deputados estaduais nessas eleições. Não podemos cometer o mesmo erro estratégico do passado. Ou melhoramos essa correlação de forças, ou ameaças como a PEC 32 podem ser incontornáveis, aniquilando de vez o que resta de serviços públicos no país”, afirma João Domingos.

Entidades e servidores unidos em favor das lutas das categorias

O 12º CONSINJUS e o 1º Seminário Unificado Unificados dos Servidores Públicos de Minas Gerais foram realizados pelo SINJUS-MG, com o apoio do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (SISIPSEMG), do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (SINDPÚBLICOS-MG), do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (SINDSEMPMG) e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

Mais de 150 servidores participaram presencialmente nos dois dias de evento, emais de 600 outros servidores espalhados por toda Minas Gerais acompanharam a transmissão pelo YouTube. Eles puderam fazer perguntas aos palestrantes e também enviar comentários sobre os temas em discussão pelo chat.

“​Representatividade política é o que garante direitos. Não resta dúvidas sobre isso”, mensagem de Janice Maria Carvalho
“​Bora encher a Assembleia e o Congresso Nacional de servidores públicos. É a única saída na defesa de nossos direitos”, escreveu Antonio Sadi Jr.
“​Verdade! Os servidores públicos são fundamentais para as mudanças estruturais necessárias, com foco na sociedade!”, reforçou Sidneia Simões.
“Eu tenho falado que, se em todos os estados os sindicatos fecharem apoio a candidatos servidores, teríamos sempre representação nas assembleias e na Câmara dos Deputados”, afirmou Daniel Ricardo.
“Temos que de fato exercer esta atuação sindical, pois só unidos e fortes podemos alcançar os objetivos da classe trabalhadora”, destacou Silvanna Barbosa​.
“​Excelente Congresso, mostrando união de diversas entidades sindicais. Parabéns a todos os organizadores”, registrou Rogério Alves de Oliveira.

Assista aos debates

Todos os debates do 1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais estão disponíveis no canal do SINJUS no YouTube. Até esta segunda-feira, dia 30 de maio, os conteúdos já somam cerca de 1.500 visualizações. Se você não conseguiu participar ou deseja rever alguma apresentação, clique nos links abaixo e assista os debates.

1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais (27/5 – Noite – Plenária inaugural)

1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais (28/5 – Manhã)

1º Seminário Unificado dos Servidores Públicos de Minas Gerais (28/5 – Tarde)

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco