CONQUISTA

SERVIDORES DO TJM VÃO RECEBER JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASE DE 2014 A 2017

quinta-feira, 23/10/25 19:27 Imagem Acessível: Reunião em uma sala com pessoas sentadas ao redor de uma mesa redonda, estão presentes representantes do Serjusmig, Sindojus/MG, o presidente do TJMMG, Jadir Silva, o procurador do Estado, Daniel Cabalero Saldanha, o desembargador do TJMG, Paulo Mendes Álvares e o diretor de assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, que está assinando um documento. Conteúdo textual: Conquista - Servidores do TJM vão receber juros e correção das Datas-Bases de 2014 a 2017.

Após intensa articulação do SINJUS-MG, os servidores do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) terão direito ao pagamento dos juros e correção monetária das Datas-Base de 2014 a 2017. A decisão foi formalizada em audiência de conciliação, nesta quinta-feira, 23 de outubro, com a assinatura do acordo entre os Sindicatos da categoria, a Advocacia-Geral do Estado (AGE) e a Administração do TJMMG.

As negociações em torno dessa demanda tiveram início com o ajuizamento de ação pelo SINJUS a fim de garantir que os atrasos nos pagamentos das Datas-Bases fossem devidamente compensados. No decorrer do procedimento judicial, foi celebrado o acordo em que o Estado de Minas Gerais reconheceu o direito à reparação dos pagamentos. Esse trâmite resultou no pagamento da verba compensatória aos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na folha de agosto do ano passado (Relembre aqui).

Em setembro de 2024, o SINJUS oficiou o Tribunal Militar solicitando o pagamento das diferenças decorrentes da correção monetária e dos juros de mora, nos mesmos moldes do acordo firmado com o TJMG.  Diante da cobrança, o Órgão apontou a necessidade de um novo termo de acordo prevendo o mesmo dispositivo em relação a seus servidores.

Então, com atuação sindical intensa, o SINJUS venceu todas as etapas burocráticas, garantindo mais essa vitória para a categoria com a assinatura de um termo aditivo que inclui os servidores da Justiça Militar. A previsão é que o pagamento seja feito em folha suplementar, ainda no mês de outubro, quitando em parcela única os valores referentes aos juros e à correção monetária das Datas-Base de 2014 a 2017.

“O compromisso do SINJUS é com a defesa de direitos, a valorização da carreira e a ampliação da justiça nas relações de trabalho para todos os servidores da Justiça Mineira. Esse acordo reflete a força da nossa atuação em prol das demandas da categoria e da garantia dos direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário, especialmente os da Justiça Militar”, reforçou o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues, que esteve presente na reunião representando a entidade.

Além do dirigente, o SINJUS foi representado pela advogada Ana Paula Silva Ferreira. Pelo TJM, estiveram presentes o presidente, desembargador Jadir Silva, e o assessor jurídico da Presidência, Frederico Braga Viana. Pela AGE, esteve presente o procurador de Estado Daniel Cabaleiro Saldanha. Pelo Serjusmig, estiveram presentes a 2ª vice-presidente, Yara Vilaça, e a advogada Priscilla Gusmão. Pelo Sindojus, compareceu o advogado Bruno Aguiar. A audiência foi presidida pelo desembargador Paulo Mendes Álvares, do TJMG. 

“Essa vitória é muito importante para garantir a isonomia entre a categoria. Esse direito já havia sido garantido aos servidores do TJMG por meio de ação judicial ajuizada pelo SINJUS . À época, foi homologado o acordo que quitou integralmente os valores referentes a esse mesmo período no contracheque de agosto de 2024, com crédito realizado em setembro do mesmo ano”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

Com mais esse avanço, o SINJUS-MG reafirma seu papel como uma entidade vigilante, propositiva e comprometida com a valorização das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. Para saber mais sobre essa e outras lutas, siga o Sindicato nas mídias sociais! 

SINDICATO É PRA LUTAR! 

Últimas notícias

ver mais
Mão segura um celular com a tela exibindo o logotipo do Sinjusnet, informativo do SINJUS-MG. Ao redor do aparelho, flutuam ícones 3D do WhatsApp, de notificações e mensagens, sobre um fundo em degradê laranja. Alterações no WhatsApp Envio do Sinjusnet diário será alterado. Saiba como continuar sempre bem-informado quinta-feira, 23/10/25 18:39 O SINJUS-MG informa às servidoras e aos servidores filiados que, em razão de uma ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala ampla e iluminada, onde a jornalista Paula Bento fala ao microfone diante de um grupo de aposentadas e aposentados do SINJUS-MG, durante o encontro do NAP, que refletiu sobre o uso de telas e bem-estar dos aposentados. Ao fundo, há um telão com a apresentação e um banner do Núcleo. Cuidado NAP promove reflexão sobre o uso de telas e bem-estar dos aposentados terça-feira, 21/10/25 18:28 Pensando no bem-estar de seus integrantes, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma mão segurando uma carteira funcional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, diante do prédio da unidade Milton Campos, em Belo Horizonte. O texto na imagem informa: “Posto temporário para emissão da carteira funcional está aberto na unidade Milton Campos”. Identificação Posto temporário para emissão da carteira funcional está aberto na unidade Milton Campos terça-feira, 21/10/25 17:59 Até o dia 31 de outubro, servidores ativos do TJMG poderão emitir a nova ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco