DESVALORIZAÇÃO

SERVIDORES DO TJMG BATEM METAS RECORDE, MAS DIREITOS CONTINUAM CONGELADOS

quarta-feira, 23/02/22 20:05 Painel metálico com dois botões de elevador: o botão que aponta para cima está identificado como "Metas Recordes do CNJ", enquanto o botão que aponta para baixo refere-se a "Direitos Congelados".

Nesta semana, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou matéria destacando que o Órgão acaba de bater um recorde da última década, tendo alcançado 100% ou mais no cumprimento de oito das dez Metas Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A excelência na prestação jurisdicional, fruto de empenho e dedicação constantes das servidoras e dos servidores do TJ, contrasta com a desvalorização da categoria.

Uma das questões que tem gerado frustração nos servidores é o fato de o período entre 28/5/2020 e 31/12/2021 ainda não ter sido considerado na contagem de tempo para aquisição de vantagens pessoais como anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio. Esses direitos estão congelados por conta da Lei Complementar (LC) 173/2020. Entenda aqui.

“Em janeiro, encaminhamos ofício cobrando uma solução ao presidente do Tribunal, desembargador Gilson Lemes, e esperamos que o assunto seja tratado na reunião com os Sindicatos que está marcada para esta quinta-feira (24). O adiamento do pagamento desses direitos continua preocupando a categoria”, explica o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O presidente já tinha informado que o entendimento da Comissão Administrativa do Tribunal é de que o pagamento e o gozo dos benefícios foram apenas suspensos durante a vigência da LC 173, mas, há pouco tempo, o Órgão publicou um aviso informando que, por ora, não poderia cumprir tal entendimento.

Enquanto isso, o Sindicato busca outra saída, desta vez no Legislativo, por meio do Projeto de Lei Complementar (PLP) 4/2022. Se aprovada, a proposta possibilita que os direitos relacionados ao tempo de serviço sejam restabelecidos para todas as categorias, assim como foi alcançado pelos servidores da Segurança e da Saúde por meio do PLP 150/2020. O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira, está em Brasília esta semana para articular apoio junto aos deputados federais e senadores mineiros.

Entraves na ALMG

Além do congelamento de direitos adquiridos por tempo de serviço, a categoria também acumula perdas inflacionárias. A luta dos Sindicatos garantiu o envio para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) de proposta que fixa o índice das revisões gerais de 2020 e 2021 em 9,32%. O Projeto de Lei (PL) 3.382/21 está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas ainda não foi pautado por conta de um impasse no Plenário.

A pauta está travada já que não há consenso entre os parlamentares sobre o projeto que prevê a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). No entanto, os sindicalistas têm buscado apoio dos deputados para apreciar a matéria nas comissões, já que não há obstáculos.

“A proposta está em conformidade com todos os dispositivos legais e já tem aval do TJ. A Data-Base é um direito da categoria garantido na Constituição Federal e na legislação mineira. Precisamos avançar nas comissões para que o projeto esteja pronto para votação quando a pauta do Plenário for destravada. É necessário restabelecer o poder de compra dos servidores quanto antes”, explica o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Além de encaminhar ofícios aos líderes da ALMG e ao presidente da CCJ, deputado Sávio Souza Cruz (MDB), cobrando a tramitação das Datas-Bases, o Sindicato também enviou ofício à Presidência do TJ, solicitando interlocução junto aos demais Poderes para avançar com a proposta na Casa Legislativa.

Direitos em debate

Todos os informes da reunião com a Presidência do TJ serão repassados aos servidores na Live SINJUS #42, que será realizada nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, às 19h, no canal do SINJUS no YouTube. Na transmissão, nossos dirigentes também vão destacar os avanços do PLP 4/2020 e os últimos acontecimentos relacionados ao RRF. Não perca a oportunidade de se informar sobre seus direitos!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

É noite e o edifício sede do Congresso Nacional em Brasília está iluminado com as cores da bandeira brasileira. O edifício tem duas torres paralelas, ladeada por dois semicírculos, um côncavo e outro convexo. Conteúdo Textual: DIGA SIM AO PLP 04/22!
SITE DO SENADO VOTE A FAVOR DO PLP 4/2022 QUE RESTABELECE QUINQUÊNIOS E FÉRIAS-PRÊMIO segunda-feira, 21/02/22 18:17 Foto: Leonardo Sá/Agência Senado A exemplo do que foi conquistado pelos servidores da segurança e da saúde por meio do PLP 150/2020, as servidoras e os servidores públicos em âmbito federal, estadual e municipal das demais áreas precisam lutar ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco