Diálogo

Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG

segunda-feira, 20/01/25 17:15 A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o SERJUSMIG e o Sindojus/MG participaram de uma reunião com a Diretoria de Administração de Recursos Humanos (DEARHU) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro.

Nos últimos anos, a estrutura dos contracheques do TJMG tornou-se cada vez mais complexa, com a inclusão de novas rubricas e siglas que dificultam a compreensão dos valores e descontos aplicados. A falta de clareza tem gerado frequentes reclamações dos servidores, que muitas vezes não conseguem identificar a natureza dos descontos nem verificar possíveis inconsistências nos pagamentos. 

Durante o encontro, a DEARHU reconheceu os desafios enfrentados pelos servidores e destacou os esforços diários da equipe para esclarecer dúvidas sobre vencimentos. Segundo as representantes da Diretoria, muitas das questões apontadas pelos servidores têm que ser analisadas individualmente, já que uma série de fatores podem contribuir para alterações no valor líquido recebido. Além disso, o setor sofre com a sobrecarga de trabalho devido à insuficiência de pessoal para atender à alta demanda.

“A equipe da DEARHU tem se dedicado ao máximo, mesmo com recursos limitados e um quadro reduzido de pessoal. É um esforço digno de reconhecimento. Além disso, não podemos deixar de reconhecer que algumas conquistas recentes da categoria, como a indenização de férias prêmio, a isonomia com a magistratura no auxílio-creche e a tabela salarial dos que cumprem jornada de 8 horas, aumentaram muito as demandas do setor. Contudo, o Tribunal precisa trabalhar em mudanças na estrutura dos contracheques, garantindo mais clareza e transparência nas informações”, afirmou Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG.

Ao fim da reunião, a Administração do Tribunal comprometeu-se a estudar medidas para melhorar a compreensão das folhas de pagamento, buscando torná-las mais acessíveis. Da mesma forma, a DEARHU reafirmou a disponibilidade em manter o diálogo aberto com os Sindicatos, a fim de garantir que as dúvidas da categoria sejam sanadas. 

Participações

Na reunião, o SINJUS-MG foi representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, pela advogada do Sindicato, Ana Paula Ferreira e pelo assessor da Diretoria, Thiago Alves. Pelo SERJUSMIG, estiveram presentes o segundo vice-presidente, Ronaldo Ribeiro Junior e o diretor Financeiro, Willer Luciano Ferreira. Pelo Sindojus, participou o diretor-geral, Marcelo Abeilard Albuquerque Lima Andrade Goulart.

Além disso, a reunião também contou com a presença da diretora-executiva da DEARHU, Neuza da Mercês Rezende, e das servidoras Kátia Carneiro, Cáthia Miranda Guimarães e Carla Dorella Gonçalves. 

Os Sindicatos se solidarizam com os colegas da DEARHU, que sofrem com o déficit sistemático de servidores no TJMG e lidam com grande sobrecarga de trabalho. As entidades reforçam, ainda, o compromisso de continuar lutando por soluções que garantam que os contracheques dos servidores sejam, de fato, instrumentos de transparência e segurança na gestão financeira de cada servidor.

Para acompanhar essas e outras lutas, siga o SINJUS nas mídias sociais.

SINDICATO É PRA LUTAR! 

Últimas notícias

ver mais
Arte gráfica nas cores vermelho, preto e branco com o título “Comunicado de Recesso”. RECESSO SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA quarta-feira, 19/11/25 18:33 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quinta ...
Cleonice Amorim de Paula, mulher negra integrante do SINJUS Antirracista, participa de uma mesa de debate sentada no palco, segurando um microfone enquanto observa a projeção de uma apresentação. Ao lado dela, um homem também participa da conversa, sentado com uma prancheta nas mãos. Ambos estão em cadeiras pretas, com uma mesa de centro entre eles e outro pequeno móvel com um tecido amarelo ao lado. Justiça Racial DEBATE NA FUMEC ABORDA DIREITO ANTIRRACISTA E IMPORTÂNCIA DA LEI DE COTAS quarta-feira, 19/11/25 17:08 O SINJUS-MG marcou presença na 2ª edição do Novembro da Consciência Negra da Universidade ...
Imagem Acessível: A imagem mostra duas pessoas em reunião sobre finanças, com gráficos, calculadora e pilhas de moedas sobre a mesa. No canto inferior esquerdo, aparece o logo da consultoria ‘Seu Rico Dinheiro’, com a imagem de um cofrinho. Sobre a imagem, lê-se o texto: ‘Transforme sua relação com o dinheiro com a nova parceria do SINJUS’. Educação financeira Transforme sua relação com o dinheiro com a nova parceria do SINJUS quarta-feira, 19/11/25 14:24 A educação e o controle financeiro são fundamentais para garantir mais tranquilidade e equilíbrio ...

Convênios

ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Top Fale conosco