LOTAÇÃO PARADIGMA

SINDICATOS DISCUTEM NECESSIDADE DE REVER CRITÉRIOS DO CÁLCULO DA FORÇA DE TRABALHO

sexta-feira, 25/07/25 17:29 Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala de reuniões com várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa, observando uma tela que exibe dados técnicos. O texto sobreposto diz: “Sindicatos discutem necessidade de rever critérios do cálculo da força de trabalho”.

Dando continuidade aos debates sobre a reformulação da Resolução nº 219/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 7.025/PR/2025 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) voltou a se reunir nesta quinta-feira, dia 24 de julho. O grupo conta com a participação do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS/MG, além de representantes da Administração do Tribunal.

Na reunião, os Sindicatos reforçaram a necessidade de reavaliar os critérios atualmente utilizados no cálculo da força de trabalho nas Primeira e Segunda Instâncias do TJMG. A metodologia em vigor, baseada na Resolução nº 219, tem gerado impactos negativos sobre os servidores, como sobrecarga de trabalho, adoecimento e dificuldades no cumprimento das metas de produtividade impostas.

Durante o encontro, o TJMG apresentou dados atualizados sobre a lotação de servidores em todas as comarcas do estado. Os números detalhados serão enviados aos Sindicatos para análise mais aprofundada. A expectativa é que, a partir desse estudo, seja possível identificar distorções e apresentar sugestões que tornem o cálculo mais compatível com a realidade enfrentada nas unidades judiciárias.

Além disso, a 1ª Vice-Presidência do TJMG apresentou propostas preliminares de reformulação da Resolução. As sugestões serão condensadas e encaminhadas aos integrantes do Grupo de Trabalho e aos Sindicatos para avaliação.

As entidades sindicais seguem comprometidas com a atuação propositiva no Grupo, buscando garantir que a revisão da Resolução nº 219/2016 leve em consideração não apenas números, mas as especificidades de cada comarca e setor. O objetivo é assegurar condições adequadas de trabalho às servidoras e aos servidores e melhorar a prestação jurisdicional à população mineira.

Participaram da reunião, a representante do SINJUS no GT, a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Patrícia Oliveira, e o coordenador-geral da entidade, Alexandre Pires, além de representantes dos sindicatos da 1ª Instância. Também estiveram na reunião representantes de vários setores do TJMG, como Dearhu, Ceinfo, Seanup, Dirdep, Dircor e Ceinjur.

Acompanhe os canais de comunicação do SINJUS-MG para mais informações sobre o andamento das discussões e os próximos passos do Grupo de Trabalho.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco