RESOLUÇÃO 219 DO CNJ

SINDICATOS PARTICIPAM DA PRIMEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE LOTAÇÃO PARADIGMA NO TJMG

quinta-feira, 13/02/25 18:46 A imagem retrata uma reunião formal em uma sala de conferências. Um grupo de aproximadamente 12 pessoas, incluindo homens e mulheres vestidos com roupas sociais, estão sentados ao redor de uma mesa retangular de madeira. Alguns participantes seguram canetas e fazem anotações, enquanto outros escutam atentamente. Na mesa, há papéis, cadernos, celulares, notebooks e copos de água. Ao fundo, uma tela de projeção exibe um slide com o logotipo do TJMG. O texto na imagem informa que a reunião trata da participação dos sindicatos no Grupo de Trabalho sobre lotação paradigma no TJMG, conforme a Resolução 219 do CNJ.

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, o SINJUS-MG, o SERJUSMIG e o SINDOJUS/MG participaram da primeira reunião do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 7.025/PR/2025 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O objetivo do grupo é apresentar propostas de melhoria da Resolução nº 219/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que define, entre outros pontos, a metodologia aplicada atualmente para o cálculo da lotação paradigma nas Primeira e Segunda Instâncias do Tribunal.

Durante a reunião, os representantes dos Sindicatos alertaram sobre a necessidade urgente de melhorias nas condições de trabalho dos servidores. A adequação do quadro de pessoal foi uma das principais demandas, uma vez que a defasagem contribui diretamente para o aumento da sobrecarga de trabalho, causando o adoecimento dos trabalhadores e comprometendo a eficiência na prestação jurisdicional.

Os representantes sindicais destacaram que os parâmetros utilizados na aplicação da Resolução nº 219 precisam ser ajustados à realidade dos setores para evitar a imposição de metas de produtividade inviáveis por parte do CNJ, refletindo nas exigências do TJMG. Segundo os dirigentes, é essencial levar em consideração a complexidade e o volume de trabalho de cada unidade judicial, bem como as especificidades locais.

Participaram das discussões o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, a representante dos servidores da 1ª Instância na Comissão, Melissa Caldeira, e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Luiz Antônio Braga de Oliveira. Também estiveram na reunião representantes de vários setores do TJMG, como Dearhu, Ceinfo, Seanup, Dirdep, Dircor e Ceinjur.

Diante das ponderações e dos casos apresentados, ficou definido que alguns integrantes da Comissão irão estruturar as contribuições para que elas possam ser discutidas com mais profundidade em uma próxima reunião do Grupo de Trabalho, cuja data ainda será definida.

Os Sindicatos ressaltam que continuarão atuando de forma propositiva no Grupo de modo que as propostas apresentadas sejam consideradas tanto pelo TJMG quanto pelo CNJ em uma reformulação da Resolução n. 219. O objetivo é garantir que as mudanças sejam benéficas para as servidoras e os servidores, garantindo condições adequadas de trabalho em todos os setores e comarcas, bem como para a população, por meio da melhoria da prestação jurisdicional.

Acompanhe as mídias dos Sindicatos para ficar informado sobre o andamento das discussões desse Grupo de Trabalho referente à Resolução n. 219/2016 do CNJ.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
magem mostra um registro do último encontro do NAP do SINJUS, dedicada ao tema do autoconhecimento e concentração. O encontro reuniu filiados em um ambiente acolhedor, onde práticas coletivas e exercícios guiados estimularam reflexões pessoais e fortalecimento do bem-estar. BEM-ESTAR NAP PROMOVE REUNIÃO SOBRE AUTOCONHECIMENTO E CONCENTRAÇÃO quarta-feira, 17/09/25 19:01 Nessa terça-feira, dia 16 de setembro, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do ...
A imagem mostra uma sessão do Órgão Especial do TJMG, onde foi aprovada a proposta orçamentária do Tribunal para 2026. O registro destaca a formalidade da reunião, com os(as) desembargadores(as) em plenário e a presença de assessores(as) e servidores(as) de apoio, enquanto um telão exibe em destaque o presidente da sessão. DIREITO DOS SERVIDORES PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DO TJMG PARA 2026 É APROVADA NO ÓRGÃO ESPECIAL quarta-feira, 17/09/25 18:52 Na sessão desta quarta-feira, dia 17 de setembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco