Direito

SINDICATOS REIVINDICAM AUXÍLIO-MEDICAMENTO PARA SERVIDORES APOSENTADOS

sexta-feira, 07/03/25 18:07

A luta do SINJUS-MG e do SERJUSMIG pelos direitos dos servidores aposentados ganhou um novo capítulo. Nesta quinta-feira, 6 de março, os Sindicatos protocolaram o Ofício Conjunto 6/2025 solicitando que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) viabilize a conversão do Auxílio-Alimentação (vale-lanche) em Auxílio-Medicamento na aposentadoria dos servidores. Essa é uma reivindicação antiga das entidades, que buscam garantir melhores condições de vida para aqueles que dedicaram décadas ao serviço público.

No documento, as entidades destacam que, com o avanço da idade, os gastos com saúde aumentam significativamente, e o valor do atual Auxílio-Saúde é insuficiente para cobrir as despesas médicas e farmacêuticas dos aposentados. 

“O Auxílio-Saúde atual é insuficiente para cobrir as despesas médicas dos servidores, e a situação se torna ainda mais crítica à medida que a idade avança, elevando os custos com tratamentos, medicamentos e terapias complementares. O TJMG já possui precedente para viabilizar essa mudança, que garantiria mais dignidade aos aposentados sem impactar os gastos futuros com a folha de pagamento”, esclareceu o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

A proposta apresentada ao TJMG é manter o pagamento do valor atualmente destinado à alimentação, convertendo-o em Auxílio-Medicamento, sem que o orçamento do Órgão seja comprometido. O projeto segue o exemplo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que implementou o auxílio-farmacêutico para servidoras e servidores aposentados, reconhecendo a necessidade de suporte financeiro para medicamentos e tratamentos essenciais.

“Enquanto outros tribunais avançam na valorização dos servidores aposentados, o TJMG segue ignorando essa realidade. Essa medida é essencial para garantir dignidade a quem dedicou anos ao serviço público, assegurando condições adequadas para a manutenção da saúde. A inércia do Tribunal nessa questão apenas agrava as dificuldades enfrentadas pelos aposentados, que continuam arcando sozinhos com despesas cada vez mais altas”, reforçou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

O SINJUS-MG e o SERJUSMIG reforçam que a concessão desse benefício não é apenas uma questão financeira, mas sim de respeito e compromisso com aqueles que ajudaram a construir a Justiça mineira. Os Sindicatos aguardam um posicionamento do TJMG e cobram uma resposta rápida e efetiva. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco