CONGELAMENTO DE SALÁRIOS

SINJUS ACIONA TJ E PETICIONA NO STF; PDT ENTRA COM ADI

segunda-feira, 15/06/20 18:35

A segunda quinzena de junho começou com um reforço na luta contra o congelamento dos salários dos servidores. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6450, para contestar dispositivos da Lei Complementar Federal (LCF) nº 173/2020 que preveem o congelamento de salários e de benefícios por tempo de serviço dos servidores públicos. O SINJUS-MG, que já havia decidido peticionar no STF para intervenção nas ADIs que questionem a constitucionalidade dos artigos 7º e 8º da LCF 173, deverá ingressar nos próximos dias como amicus curiae nessa ADI do PDT. Além disso, na semana passada, o Sindicato enviou requerimento ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), apontando as inconstitucionalidades e pedindo a manutenção da concessão de benefícios como quinquênios, trintenários e férias-prêmio.

OFÍCIO 73/2020

Diante das inconstitucionalidades da Lei Complementar Federal nº 173, que prevê a suspensão da contagem de tempo para aquisição de quinquênios, trintenários e férias-prêmio, o SINJUS-MG enviou o Ofício nº 73/2020 ao TJMG requerendo a manutenção da concessão desses benefícios. No documento, endereçado à Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), o Sindicato argumenta que a lei recém-aprovada não encontra amparo legal na Constituição Federal nem na Constituição do Estado de Minas Gerais.

“A Lei Complementar 173 fere o pacto federativo, pois, na prática, a União está legislando e passa a controlar o orçamento dos estados e dos demais Poderes. Precisamos resguardar os preceitos democráticos das constituições federal e estadual, bem como a autonomia administrativa, financeira e orçamentária do Judiciário mineiro”, ressalta Alexandre Pires.

O Sindicato também argumenta que as despesas com pessoal do TJMG em 2019 não extrapolaram o limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Desse modo, não é justificada a adoção de medidas que penalizem e retirem direitos dos servidores do Judiciário em Minas Gerais.

ADI DO PDT

Quando começou a ser discutida no Congresso Nacional, a LCF 173 buscava apenas viabilizar o socorro financeiro a estados e municípios que foram impactados pela crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Contudo, o governo federal, articulando-se a parlamentares da sua base, incluiu no texto, às pressas e sem debate público, dispositivos que retiram direitos dos servidores.

O ponto central da ação movida pelo PDT é o pedido de suspensão imediata dos artigos 7º e 8º da LCF 173, pois eles alteram o artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal, congelando salários e benefícios dos servidores até 31 dezembro de 2021 (Clique aqui e veja a Live das Quintas que tratou desse assunto). A ação foi distribuída para o ministro Alexandre de Moraes.

ADI DO PT

Outra ADI, de número 6447, já havia sido impetrada pelo Partido dos Trabalhadores também questionando o congelamento de salários. “O SINJUS tem lutado contra toda e qualquer retirada de direitos. Os governos federal e estadual tentam culpar os servidores públicos pelo fracasso da gestão dos próprios secretários de estado, dos governadores, dos ministros e do presidente. Não vamos aceitar!”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Para ficar informado sobre os desdobramentos dessas e outras iniciativas do SINJUS, acesse diariamente o nosso site e siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e no YouTube.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

DUODÉCIMOS: SINJUS PODE PEDIR IMPEACHMENT DE ZEMA segunda-feira, 15/06/20 09:46 Os repasses dos duodécimos do Executivo ao Legislativo e ao Judiciário continuam em pauta na mídia. Em maio, o governo havia sinalizado uma possibilidade de parcelamento dos repasses mensais – medida que, por enquanto, não está totalmente descartada pelo ... leia mais
ENTREVISTA À REDE MINAS DUODÉCIMOS: SINJUS PODE PEDIR IMPEACHMENT DE ZEMA segunda-feira, 15/06/20 12:15 Ainda não há garantia de que o Executivo fará os repasses dos duodécimos ao Legislativo e ao Judiciário. Em maio, o governo havia sinalizado uma possibilidade de parcelamento dos repasses mensais – medida que, por enquanto, não está totalmente ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco