GRUPO DE TRABALHO

SINJUS APRESENTA DEMANDAS DOS SERVIDORES NA 1ª REUNIÃO DO GT DA OPÇÃO PELA JORNADA DE 8 HORAS

quinta-feira, 22/05/25 19:37 Fotografia de uma reunião realizada em uma sala com paredes claras e uma mesa retangular de madeira. Há oito pessoas estão sentadas ao redor da mesa. No centro da imagem, um homem de terno preto e gravata listrada fala gesticulando com as mãos, enquanto outros participantes ouvem atentamente e tomam notas.

O SINJUS-MG participou, nesta quinta-feira, 22 de maio, da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo TJMG para debater a regulamentação da opção pela jornada de 8 horas diárias. O encontro contou com a presença de representantes da Administração do Tribunal e também do SERJUSMIG e do SINDOJUS/MG. Os Sindicatos reforçaram a posição em defesa de uma regulamentação justa, que contemple os interesses da categoria.

Durante o encontro, a Administração do TJMG apresentou algumas propostas, enquanto os representantes sindicais levantaram questionamentos e propuseram alternativas. Entre os pontos que geraram maior divergência entre os sindicatos e os representantes do Tribunal está a possibilidade de compatibilização da jornada de 8 horas com o regime de teletrabalho. O SINJUS defendeu de forma veemente que essa compatibilidade seja garantida, respeitando os princípios de eficiência, autonomia e valorização do trabalho remoto.

“Essa restrição ao teletrabalho para quem optar pelas 8 horas não tem justificativa técnica e contraria a lógica de modernização da administração pública. As discussões do GT ainda são iniciais, mas fizemos questão de fazer essa defesa desde já para que o Tribunal se conscientize sobre a importância desse tema para a categoria.”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Nesse primeiro encontro, também se começou a levantar eventuais critérios a serem estabelecidos na regulamentação e nos editais relativos à disponibilidade de vagas e à seleção dos servidores para o exercício da opção pela jornada ampliada.

Esses e outros pontos defendidos pelo SINJUS durante a reunião foram previamente discutidos diretamente com as servidoras e os servidores, em reunião ampliada realizada pelo Sindicato no dia 12 de março. A iniciativa vai ao encontro do compromisso do Sindicato com o diálogo constante com a base e com a participação ativa dos servidores na formulação de políticas que afetam sua vida funcional. Clique e saiba mais.

Discussão será longa

A regulamentação da jornada de 8 horas envolve questões administrativas e operacionais complexas, o que exigirá tempo e várias reuniões do GT ao longo do ano para a construção de consensos.

Diante disso, os Sindicatos já se comprometeram a estruturar algumas propostas e enviá-las ao TJMG, de modo a embasar os debates da próxima reunião. O SINJUS reforça que está atento para garantir que a regulamentação final seja fruto de um processo transparente, participativo e que respeite a pluralidade de realidades das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro.

“Estamos apenas no começo dessa jornada, mas o SINJUS já deixou claro que defenderá a categoria em todas as etapas. Nenhuma decisão será aceita por imposição e sem considerar os impactos nas vidas funcional e pessoal das servidoras e dos servidores”, conclui Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do Sindicato para ficar informado sobre cada nova etapa da construção da regulamentação da opção pela jornada de 8 horas e sobre outras demandas de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

Montagem de três fotos retratando uma reunião híbrida, com participantes presenciais e online. Na imagem central, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, está em pé apresentando um conteúdo projetado na parede, enquanto diversas pessoas sentadas em cadeiras dobráveis o escutam. A sala tem paredes brancas e detalhes em vermelho. Na imagem inferior, outra perspectiva mostra mais participantes, alguns com braços cruzados e outros anotando. Na imagem do topo, uma captura de tela mostra a interface de uma reunião virtual, com vários participantes conectados e exibidos em pequenos quadros, com nomes visíveis. Conteúdo textual: Reunião aberta - SINJUS e servidores debatem a implementação da jornada de 8 horas no TJMG.
Reunião aberta SINJUS e servidores debatem a implementação da jornada de 8 horas no TJMG quinta-feira, 13/03/25 16:58 Buscando construir políticas eficientes para a implementação da opção pela jornada de 8 horas no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG promoveu uma reunião aberta com servidoras e servidores nesta quarta-feira, 12 de março. O diálogo, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
OMISSÃO TJMG DIVULGA NOVAS NOMEAÇÕES, MAS SEGUE IGNORANDO ANALISTAS JUDICIÁRIOS segunda-feira, 16/06/25 18:26 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta segunda-feira, 16 de junho, ...
A imagem mostra um grupo numeroso de representantes sindicais posando para foto coletiva durante o Conselho de Representantes da Fenajud. Várias pessoas seguram faixas e bandeiras de seus sindicatos, incluindo o SINJUS-MG. SINDICATO EM AÇÃO PROPOSTAS DO SINJUS SÃO APROVADAS E INCORPORADAS À PAUTA NACIONAL DE LUTAS DA FENAJUD segunda-feira, 16/06/25 18:21 A luta do SINJUS-MG pelos interesses das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro ...
Estratégia e Resistência SINJUS-MG participa de encontro nacional sobre os desafios da comunicação sindical sexta-feira, 13/06/25 16:52 O SINJUS-MG participou do XIII Encontro de Comunicação da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco