EQUIDADE

SINJUS CELEBRA O 8M COM PALESTRAS, DEBATES E PARTICIPAÇÃO EM ATO

terça-feira, 12/03/24 10:30

O Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, é um marco na luta por igualdade de gênero e representa um momento de reflexão sobre os desafios e as conquistas das mulheres. Nessa data tão significativa, o SINJUS-MG, comprometido com a defesa dos direitos das mulheres, promoveu uma série de atividades durante a Semana da Mulher para celebrar a força das servidoras da Justiça mineira e intensificar a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. A programação contou com eventos virtuais e presenciais, sendo concluída com a participação na Marcha 8M Unificado.

A programação começou com uma importante palestra com a psicóloga Valéria Saramago, na segunda-feira, dia 4 de março. As participantes debateram o tema “Epidemia da beleza doentia”, que diz respeito a uma pressão sobre as mulheres para que atinjam um ideal estético que desconsidera a naturalidade e os diferentes corpos e estilos. 

O encontro virtual foi uma oportunidade para compartilhar os desafios enfrentados pelas mulheres, que puderam conversar sobre a questão em um espaço aberto e ouvir as elaborações da psicóloga sobre como lidar com a situação, fortalecendo a autoestima no que diz respeito tanto à aparência física quanto à capacidade intelectual. 

Continuando a programação, na quarta-feira, dia 6 de março, as servidoras do Poder Judiciário participaram de um importante bate-papo sobre saúde íntima feminina e liberdade sexual com a empresária e educadora sexual Aline Bicalho. 

Em sua fala, Aline destacou que a sexualidade vai muito além do entendimento popular, contemplando o autoconhecimento e a autoaceitação. A empresária reforçou que a luta feminina por respeito e liberdade de escolha passa pela compreensão de desejos e preferências, impedindo que as mulheres se coloquem apenas no lugar de aceitação, mas que assumam uma participação ativa tanto nos relacionamentos quanto fora deles. 

Além disso, as mulheres presentes ganharam um voucher para compras na loja Amigas da Bunita, fundada por Aline como parte de sua atuação na luta por conscientização e desmistificação de tabus acerca da sexualidade. O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS também sorteou entre as integrantes 15 vouchers para uma sessão completa de massagem no Espaço Bem Viver. Clique aqui e confira o resultado. 

Mulheres à luta! 

No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, a luta pela defesa dos direitos das mulheres foi na rua! Diretoras, funcionárias e servidoras filiadas ao SINJUS se uniram a milhares de mulheres em atos públicos na capital mineira, organizados de forma conjunta por mais de 40 entidades sindicais e coletivos femininos. 

A primeira parada foi na Praça da Liberdade, no ato organizado pelo coletivo 8M Popular, lutando em defesa dos bens comuns, contra a tentativa de privatização das empresas públicas e contra o desmonte de políticas sociais propostas pelo governo de Minas Gerais. 

Em seguida, o grupo se dirigiu à Praça Raul Soares, para a concentração da Marcha 8M Unificado. Com o lema “Parem de nos matar!”, o protesto buscou o fim da violência contra as mulheres e relembrou o caso da artista Julieta Ines Hernández Martinez, que viajava pelo Brasil em uma bicicleta e foi assassinada em dezembro de 2023. 

Essa luta se faz cada vez mais necessária. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Minas Gerais é o segundo estado com mais ocorrências de feminicídio em todo o Brasil. Ao todo, em 2023, foram registrados 183 casos. A mesma pesquisa indicou que, apenas no primeiro semestre do ano passado, quase 74 mil mulheres foram vítimas de violência em Minas Gerais.

Diante dessa realidade, a marcha cobrou a criação de políticas públicas que garantam a proteção integral às mulheres, além de saúde digna, igualdade trabalhista e valorização da diversidade. Logo depois, as mulheres caminharam pelas ruas de Belo Horizonte dizendo palavras de ordem e reivindicando a proteção de seus direitos. O trajeto foi finalizado no Viaduto Santa Tereza. 

Diretoras, funcionárias e servidoras filiadas ao SINJUS se uniram a milhares de mulheres em atos públicos na capital mineira.

SEJA PARTE DA MUDANÇA

O SINJUS-MG se orgulha de ter contribuído para esse dia histórico e continuará mobilizando e conscientizando a sociedade sobre a importância da igualdade de gênero, seguindo firme na luta pelos direitos das mulheres e promovendo ações que colaborem para a construção de um futuro melhor para todas.

Dessa forma, o Sindicato incentiva a participação das mulheres em todos os espaços de decisão e convida todas as filiadas para participarem do Núcleo das Mulheres! Participe das nossas atividades, fortaleça o nosso movimento e juntas construiremos uma sociedade mais justa e igualitária! Faça parte! 

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco