CONDIÇÕES DE TRABALHO

SINJUS COBRA AÇÕES URGENTES DO TJ CONTRA NOVA INFESTAÇÃO DE BARATAS NA AFONSO PENA 1.500

terça-feira, 26/11/24 10:31 As imagens mostram um edifício com fachada de vidro, identificado como o prédio da Avenida Afonso Pena, 1500. Em destaque, há uma lupa ampliando uma área da fachada, onde aparecem ilustrações de baratas, indicando uma infestação. O texto em algumas imagens diz: "SINJUS cobra ações urgentes do TJ contra nova infestação de baratas na Afonso Pena, 1500". O fundo é predominantemente cinza com tons de verde das árvores, destacando a seriedade do tema. As imagens têm o objetivo de alertar sobre as condições de trabalho no local.

FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG

Em mais um episódio resultante da postura negligente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em relação às condições do ambiente de trabalho a que são sujeitados seus servidores, novamente os setores instalados no prédio localizado na Avenida Afonso Pena, n. 1.500, sofrem com a infestação de baratas. Diante das denúncias recebidas, com relatos de insetos encontrados em praticamente todos os ambientes e locais, o SINJUS protocolou o Ofício 50/2024 exigindo ações urgentes e uma postura mais responsável do TJMG em relação à grave situação dos trabalhadores.

De acordo com relatos recentes, as baratas são encontradas em locais como mesas, gavetas, banheiros e até em geladeiras e em micro-ondas. A infestação é tão crítica que os insetos, normalmente de hábitos noturnos, agora circulam livremente durante o dia. Além do evidente desconforto e da fobia que as baratas provocam, a situação representa ainda um grave risco à saúde, já que elas são vetores de doenças e atraem predadores como os escorpiões, cuja presença também já foi registrada nesta mesma unidade no ano passado.

“É inadmissível que o TJMG submeta seus trabalhadores a condições tão degradantes. Estamos falando de um local onde servidoras e servidores passam grande parte do seu dia. Como podem desempenhar suas funções com eficiência e atender adequadamente à sociedade enfrentando esse tipo de situação? Por isso, vamos cobrar medidas urgentes e soluções definitivas”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Infestação de pragas é problema crônico

No ano passado, o SINJUS recebeu uma série de reclamações de infestação de baratas, incluindo casos em que servidores capturaram escorpiões dentro das instalações. Na ocasião, o Sindicato cobrou insistentemente providências do TJMG, o que resultou em melhorias pontuais.

No entanto, em março deste ano, foram feitas novas denúncias. Somente após o SINJUS noticiar a situação em matéria publicada no site e exigir providências da Administração ocorreu outra dedetização e uma melhora temporária. Agora, esse novo caso comprova que os procedimentos adotados na unidade não estão surtindo efeito duradouro.

“Apesar de afirmar que ocorrem dedetizações regulares, a continuidade e a gravidade do problema sugerem que os métodos são insuficientes ou inadequados. E não adianta tentar repassar a culpa para os administradores do condomínio, pois o TJMG tem o dever de garantir um ambiente de trabalho seguro e higiênico para seus trabalhadores e para o cidadão que precisa acessar as suas unidades. Portanto, o SINJUS está exigindo uma postura responsável do Tribunal, com um plano de ação em relação a essa e a todas as outras unidades”, complementa a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Patrícia Maria de Oliveira.

O Sindicato destaca que a saúde e o bem-estar dos servidores são inegociáveis e que a negligência com as condições de trabalho representa um desrespeito não apenas aos trabalhadores, mas também à população que depende da eficiência do Judiciário mineiro.  Por isso, o SINJUS está vigilante.

Denúncias

Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada. O Sindicato está sempre pronto para defender os interesses e a dignidade das servidoras e dos servidores.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Arte gráfica nas cores vermelho, preto e branco com o título “Comunicado de Recesso”. RECESSO SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA quarta-feira, 19/11/25 18:33 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quinta ...
Cleonice Amorim de Paula, mulher negra integrante do SINJUS Antirracista, participa de uma mesa de debate sentada no palco, segurando um microfone enquanto observa a projeção de uma apresentação. Ao lado dela, um homem também participa da conversa, sentado com uma prancheta nas mãos. Ambos estão em cadeiras pretas, com uma mesa de centro entre eles e outro pequeno móvel com um tecido amarelo ao lado. Justiça Racial DEBATE NA FUMEC ABORDA DIREITO ANTIRRACISTA E IMPORTÂNCIA DA LEI DE COTAS quarta-feira, 19/11/25 17:08 O SINJUS-MG marcou presença na 2ª edição do Novembro da Consciência Negra da Universidade ...
Imagem Acessível: A imagem mostra duas pessoas em reunião sobre finanças, com gráficos, calculadora e pilhas de moedas sobre a mesa. No canto inferior esquerdo, aparece o logo da consultoria ‘Seu Rico Dinheiro’, com a imagem de um cofrinho. Sobre a imagem, lê-se o texto: ‘Transforme sua relação com o dinheiro com a nova parceria do SINJUS’. Educação financeira Transforme sua relação com o dinheiro com a nova parceria do SINJUS quarta-feira, 19/11/25 14:24 A educação e o controle financeiro são fundamentais para garantir mais tranquilidade e equilíbrio ...

Convênios

ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Top Fale conosco