INSALUBRIDADE

SINJUS COBRA CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UNIDADES DO TJMG

quinta-feira, 16/09/21 18:39 Termômetro sinalizando altas temperaturas

Durante reunião com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na última quarta-feira, dia 15 de setembro, o SINJUS-MG voltou a cobrar melhorias no ambiente de trabalho dos servidores alocados na unidade Savassi, na Avenida Afonso Pena, n. 2.300. A mesma unidade já havia sido objeto de interpelação por parte do Sindicato anteriormente por conta de condições insalubres. Desta vez, por meio do Ofício 75/2021, a solicitação é para que o Tribunal providencie aparelhos que garantam condições térmicas adequadas, pois foi constatado que os espaços submetem os servidores ao calor excessivo.

A referida unidade abriga os 14º, 15º, 16º, 17º, 18º e 20º cartórios e câmaras cíveis. Ainda no inverno, em junho, o SINJUS solicitou que ventiladores fossem instalados nas salas. Apesar do atendimento à demanda, a solução se mostrou ineficiente nos últimos dias, quando as temperaturas em Belo Horizonte passaram dos 35 graus. Por isso, o Sindicato requereu que sejam instalados equipamentos de ar-condicionado em cada unidade e cortinas, persianas ou películas nos vidros, de modo a bloquear a luz solar que atinge os ambientes.

Foi solicitado que fossem verificadas as condições insalubres e, apesar do fornecimento dos ventiladores, o calor intenso continua. Agora que entramos no período de altas temperaturas, que se estende até o fim do verão, a situação se agravou.

“Nós já havíamos alertado o TJMG sobre vários problemas que constatamos presencialmente nessa unidade da Avenida Afonso Pena, n. 2.300, e também na unidade da Avenida Afonso Pena, n. 1.500. Alguns pontos foram adequados, mas a situação do desconforto térmico permanece.  Os servidores estão trabalhando em condições desumanas chegando até a se sentirem mal e sou testemunha que a situação está insuportável por isso a resolução desse problema deve ser urgente”, relata a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Adriana Teodoro.

Retornos do TJMG sobre questionamentos do SINJUS

Em junho, o Sindicato já havia enviado o Ofício 55/2021 cobrando medidas por parte da Administração do TJMG acerca de condições insalubres nas unidades da Avenida Afonso Pena, n. 1.500 e n. 2.300. Nesta semana, foi enviado posicionamento quanto aos pontos levantados.

Quanto às condições de segurança na unidade Afonso Pena, n. 2.300, a Geseg informou que foi implementado o registro de todos que passam pela edificação, com aferição de temperatura e rondas periódicas nos andares. A atual equipe conta com oito porteiros e seis vigilantes. Após a mudança completa do CIA para o local, serão oito porteiros e 21 vigilantes.

Para a prevenção à Covid-19, foi disponibilizado um protetor de acrílico para cada conjunto de módulos de balcão por setor. Já o álcool em gel está sendo fornecido nos próprios frascos, pois a unidade ainda não recebeu dispensers de álcool. Também foi fornecido o protetor facial (face shield) para os casos em que ele é necessário.

O TJMG também informou que o problema de desabastecimento de água foi solucionado e alegou que a falta de energia seria decorrente da ligação de equipamentos indevidos ou da atuação de dispositivo de proteção contra choque elétrico, que visa à segurança dos usuários. Assim, indicou que a religação dos dispositivos deve ser feita pelos usuários ou pela manutenção predial.

A fim de resolver o problema do número insuficiente de tomadas nas salas, o Tribunal avisou que foram instalados pontos extras em atendimento às solicitações dos cartórios. A Administração informou ainda que as obras em andamento na época do ofício do SINJUS já foram concluídas e que foi criado banheiro acessível no hall do andar térreo, assim como banheiros públicos femininos e masculinos.

Também foi informado que antes não havia estrutura para receber equipe fixa de limpeza e conservação, mas que agora foi alocada uma equipe de profissionais. Com a mudança completa do CIA, serão sete serventes de limpeza e um limpador de vidros.

Em relação à falta de ergonomia, a Copat assegurou que móveis e cadeiras fornecidos estão em consonância com as normas NBR. Para suprir a falta de equipamentos de ventilação, foi informado que cada cartório recebeu cinco ventiladores novos. Contudo, a solução não foi suficiente, motivando o novo ofício do SINJUS nesta semana.

Retornos do TJMG em relação à unidade Afonso Pena, n. 1500

No local que abriga os 7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º e 13º cartórios e as respectivas câmaras cíveis, o SINJUS também identificou situações que prejudicam a qualidade de trabalho das servidoras e dos servidores. Assim, a entidade notificou o TJMG em julho e agora recebeu os seguintes posicionamentos.

Sobre a falta de segurança adequada para os servidores, terceirizados e jurisdicionados que acessam a unidade, o Tribunal informou haver a previsão de instalação de recepção no 8º andar e que a entrada do 7º é restrita a usuários com mobilidade reduzida e para rota de fuga. Ainda sobre as PCDs, disse que há um banheiro acessível no 8º andar e que o prédio tem elevadores para acesso entre os pavimentos.

Quanto à demanda por um espaço adequado para alimentação, o TJMG afirmou que foi autorizada a instalação de geladeiras nos cartórios de forma excepcional até que ocorra a ampliação da copa.

O Tribunal também garantiu que os andares ocupados pelos cartórios têm saídas de emergência e que a manutenção predial foi acionada para averiguação do funcionamento da climatização dos 11º e 12º CACIV.

DENÚNCIAS

Se você tem conhecimento de alguma situação irregular em relação às condições e à estrutura de trabalho dos servidores, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

Notícias relacionadas

AMBIENTE DE TRABALHO SINJUS IDENTIFICA CONDIÇÕES INSALUBRES E COBRA TJMG quarta-feira, 02/06/21 19:20 Após receber várias denúncias de servidores quanto às más condições no ambiente de trabalho, o SINJUS-MG compareceu à unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), situada na Avenida Afonso Pena, n. 2300, na Savassi, e constatou situações inadequadas que colocam em risco a saúde e também a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco