CONCURSO 1/2022

SINJUS COBRA DO TJMG A NOMEAÇÃO URGENTE DE ANALISTAS JUDICIÁRIOS

sexta-feira, 23/05/25 19:44 imagem mostra um caderno de espiral aberto, com as palavras “Nomeação dos Aprovados” escritas em letras grandes e azuis, acompanhadas de um carimbo vermelho com a palavra “Urgente”.

O SINJUS-MG protocolou, no dia 20 de maio, o Ofício n. 21/2025, destinado à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), cobrando o início imediato das nomeações para o cargo de Analista Judiciário – especialidade Analista Judiciário (AJAJ), do concurso público regido pelo Edital n. 1/2022. A medida reforça o compromisso da entidade com a defesa dos direitos dos aprovados e também com os atuais servidores, pois, hoje, o cenário em vários setores do Judiciário mineiro é de sobrecarga excessiva de trabalho e de registros crescentes de adoecimentos.

O concurso ofertou vagas para diversas especialidades, e em abril ocorreram nomeações para cargos como Administrador, Bibliotecário e Enfermeiro. No entanto, ainda não foi convocado nenhum dos 910 candidatos aprovados para a especialidade de Analista Judiciário, função essencial à atividade-fim da Justiça.

“O déficit de centenas de servidores com essa expertise tem gerado uma enorme pressão sobre os atuais servidores, que enfrentam uma sobrecarga excessiva de trabalho. Isso reflete na prestação jurisdicional à sociedade e também na saúde dos trabalhadores, levando à exaustão e ao adoecimento”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Aprovados emitem manifesto

Demonstrando que estão mobilizados, os candidatos aprovados para o cargo elaboraram um manifesto detalhando sua situação e as razões para a urgência das nomeações. A pedido da Comissão de Aprovados, o SINJUS anexou o documento ao ofício enviado ao presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.

O documento destaca que o cargo de Analista Judiciário possui 477 vacâncias e que a ausência de nomeações é incompreensível. Os aprovados ressaltam, ainda, que suportaram os percalços do concurso, que levou mais de dois anos para ser homologado, devido a problemas no edital que não impactavam o cargo de AJAJ, e que agora seguem sendo ignorados, enquanto comissionados e estagiários são contratados para funções típicas de servidores efetivos.

“A substituição indevida de servidores efetivos por contratos precários enfraquece a estrutura do serviço público e abre espaço para favorecimentos, instabilidade e ineficiência administrativa”, alerta um trecho do manifesto.

Vale destacar que a Comissão de Aprovados já realizou diversas tentativas de contato com o Tribunal, incluindo ofícios, e-mails, ligações e reuniões, mas as respostas foram sempre negativas.

Nomeações serão pauta na Mesa de Negociações

Diante desse cenário, o SINJUS reitera a necessidade urgente de nomeações para o cargo de Analista Judiciário, incluindo tanto as vagas imediatas quanto o cadastro de reserva. O Sindicato reforça, ainda, que nomeações pontuais não serão suficientes; por isso, é necessário um plano contínuo para recompor o quadro de servidores do TJMG.

O SINJUS seguirá atuando para garantir que o TJMG promova novas convocações referentes ao Edital n. 1/2022, de modo a reduzir o déficit no quadro de servidores e assegurar a adequada prestação de serviço à sociedade. Nesse sentido, além do ofício, a cobrança por nomeações também estará em pauta nas próximas reuniões da Mesa de Negociações com a Administração do Tribunal. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre os desdobramentos dessa batalha!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Painel do 13º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais com o tema 'Eleições 2026 e a representatividade do servidor do Judiciário'. Um homem fala ao microfone em pé, enquanto três pessoas estão sentadas à mesa, em frente a um telão com o título do painel. Ao lado, estão expostas bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do SINJUS-MG. ELEIÇÕES 2026 DEBATES NO CONSINJUS REFORÇAM A NECESSIDADE DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA PARA FREAR A PRECARIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO sábado, 30/08/25 20:08 O 13º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (Consinjus) trouxe, em seu ...
Auditório com público assistindo a uma palestra durante o 13º Consinjus. Um homem de terno fala em pé ao lado do púlpito, enquanto duas pessoas estão sentadas à mesa de mediação no palco, em frente a um painel colorido com a frase ‘Democracia, Direitos e Representatividade’. Na mesa também há arranjos de flores amarelas e bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do SINJUS." 13º CONSINJUS CONGRESSO DO SINJUS COLOCA EM PAUTA DESAFIOS DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO sexta-feira, 29/08/25 22:21 A defesa da democracia e o papel do Judiciário brasileiro foram um dos temas ...
A imagem mostra homens e mulheres de punho erguido em sinal de protesto. Sobre a imagem, em letras grandes e brancas, está escrito: “DESCONGELA JÁ”. #DESCONGELAJÁ Câmara aprova projeto que garante direitos congelados dos servidores na pandemia; proposta segue para o Senado quarta-feira, 27/08/25 18:50 A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (26) o Projeto de Lei ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco