#QUARENTENACOMSINJUS

SINJUS CULTURAL #15 TRAZ NOVAS DICAS DE CONTEÚDO

sexta-feira, 25/09/20 17:22

O SINJUS Cultural traz, nesta edição, dicas relacionadas a uma data importante: o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data, que é comemorada no dia 21 de setembro, reforça a importância de garantir a igualdade de oportunidades, o respeito às diferenças e a inclusão social, por meio da autonomia.

Há 3 anos, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG luta por inclusão efetiva, integração e cidadania, encabeçando ações para que sejam respeitados os direitos dos servidores com deficiência dos Tribunais de Justiça e de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais e estimulando a conscientização de todos.

Confira as dicas da semana:

DOCUMENTÁRIO

Janela da Alma

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade – se é que ela é a mesma para todos.

O documentário está disponível gratuitamente no YouTube.

SÉRIE

The Good Doctor

Na série, Shaun Murphy (Freddie Highmore) é um cirurgião bastante jovem,  autista e que tem savantismo. Ele é mandado para trabalhar na ala pediátrica em um hospital de muito prestígio e acaba tendo problemas para se relacionar com o mundo à sua volta. A série mostra também todas as crises pessoais de Shaun, e como ele conseguiu superá-las, dando-nos uma noção de como podem ser as dificuldades na vida de um autista. Isso faz com que repensemos o conceito de empatia e se estamos realmente cultivando isso em nós, mas o objetivo maior desse seriado não é só sensibilizar, por essa razão, ele aborda questões como: preconceito, inclusão social e de como subestimamos a capacidade do outro. The Good Doctor faz bastante sucesso nos Estados Unidos e entre 2017 e 2018 entrou na lista das séries mais assistidas no país, com mais de 15 milhões de telespectadores.

A série está disponível no GloboPlay.

LIVRO

Feliz Ano Velho

Marcelo Rubens Paiva sofreu um grave acidente após mergulhar em um lago a poucos dias do Natal de 1979, que o deixou tetraplégico. Nessa autobiografia, Marcelo não apenas narra a experiência de pessoa com deficiência, mas também descreve momentos importantes da história do Brasil. Não é à toa que essa obra é considerada uma referência na literatura brasileira contemporânea.

O livro está à venda no Brasil com preços a partir de R$ 29. A obra também foi adaptada para o cinema e está disponível aqui.

Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected] Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna.

Neste período de isolamento social, os atendimentos do SINJUS continuam sendo oferecidos pelos meios virtuais. Para envio de denúncias sobre as condições de trabalho durante o plantão extraordinário do TJMG, além de sugestões e solicitações, escreva um e-mail para [email protected] com o assunto “Quarentena com SINJUS”. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Notícias relacionadas

#QUARENTENACOMSINJUS VEJA AS SUGESTÕES DO SINJUS CULTURAL #14 sexta-feira, 18/09/20 17:29 Apesar da flexibilização das medidas de isolamento social, é importante continuar se cuidando e evitar sair de casa, se puder. Para que você possa aproveitar o fim de semana na companhia de sua família, o SINJUS Cultural traz novas ... leia mais

Convênios

ver mais
Top