ARTICULAÇÃO

SINJUS DEFENDE PAUTAS DA CATEGORIA JUNTO A CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJMG

segunda-feira, 15/04/24 16:12

Diante da proximidade das eleições para a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG procurou os candidatos ao cargo máximo do órgão para uma reunião com o objetivo de estabelecer um diálogo construtivo. A iniciativa também teve como intuito apresentar as demandas dos servidores que seguem pendentes e que certamente precisarão ser tratadas com a gestão do biênio 2024-2026.  

O pleito à Presidência do TJMG tem três candidaturas registradas: da desembargadora Áurea Brasil e dos desembargadores Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior e Maurício Torres Soares. Desses, os dois últimos se dispuseram a receber os representantes das servidoras e dos servidores, reuniões que ocorreram nos dias 3 e 8 de abril, respectivamente. Por incompatibilidade de agenda, a desembargadora Áurea Brasil apenas respondeu às questões enviadas pelo Sindicato (saiba mais abaixo). 

Durante os encontros, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues, fizeram questão de destacar a disposição dos sindicatos em manter o diálogo na construção de soluções conjuntas para questões que impactam os trabalhadores do Tribunal e a prestação jurisdicional à sociedade. 

Os sindicalistas também apresentaram um panorama sobre as principais reivindicações da categoria, como o cumprimento da Lei da Data-Base, a adequação do Auxílio-Saúde, a melhoria nas condições de trabalho, entre outras. 

“Estabelecer esse diálogo desde já é muito importante, pois as decisões tomadas pela futura Presidência do TJMG terão impacto direto nas condições de trabalho e na qualidade dos serviços prestados pelos servidores da Justiça”, afirma Alexandre Pires. 

Nas reuniões, os candidatos expressaram um comprometimento explícito em manter um canal aberto de comunicação com os sindicatos e de acolher e tentar avançar nas demandas apresentadas pela categoria. 

“Esperamos que essas declarações dos candidatos se traduzam em ações concretas e em resultados tangíveis para os servidores da Justiça em Minas Gerais por parte da próxima Administração do TJMG. Da parte do Sindicato, nos comprometemos a ser propositivos na busca de soluções, mas também deixamos claro que seremos incisivos na defesa dos direitos da categoria”, complementa Felipe Rodrigues.  

Mesa de Negociações

Sobre o instrumento da Mesa de Negociações, o candidato à Presidência e atual corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, afirmou que essa proximidade entre a Administração e os sindicatos é importante até para distensionar as relações, em uma referência a situações vivenciadas em gestões passadas do TJ. 

“Por mais que a estrutura não possa atender todas as reivindicações, sempre tem espaço para o diálogo. Se eleito, comprometo-me a fazer ainda durante a transição uma reunião com os sindicatos”, disse o Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. 

O espaço para negociações também foi garantido pelo outro candidato, Maurício Torres Soares.

“Quanto a essa questão do diálogo, estarei sempre aberto. Se eleito for, estarei à disposição e, mesmo que não seja eleito, estando como desembargador, podem me procurar se precisarem de alguma ajuda”. 

O magistrado também fez questão de destacar que, enquanto presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), recebeu os sindicatos pessoalmente em todas as reuniões agendadas. Maurício Torres Soares disse ainda que é importante que os sindicatos tenham acesso a informações financeiras e orçamentárias, pois isso resulta em clareza e transparência. 

Data-Base

O cumprimento da Lei da Data-Base também foi abordado com os magistrados. Na data em que ocorreu a reunião com o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a atual Presidência do TJMG ainda não havia pautado o PL das Datas-Bases 2023 e 2024 na sessão do Órgão Especial (OE) do próximo dia 8 de maio. Por isso, os dirigentes do SINJUS reforçaram a urgência do assunto. Por sua vez, o corregedor-geral de Justiça disse ver o ambiente propício para a aprovação da minuta do projeto nas comissões internas e no OE na forma que for encaminhado pelo presidente do TJ. 

Já a reunião com o candidato Maurício Torres Soares ocorreu após o anúncio do atual presidente do TJ sobre as Datas-Bases. Nesse ponto, o magistrado disse não ter conhecimento detalhado da situação do Tribunal, mas que confia que a gestão atual só fez o anúncio após ter certeza das condições financeiras e orçamentárias. “Então, não tem porque a gente não apoiar e não dar um ‘de acordo’ a isso”, completou. 

Auxílio-Saúde digno

Durante os encontros, Alexandre Pires e Felipe Rodrigues reforçaram que a principal reivindicação da categoria, no momento, é a adequação do Auxílio-Saúde dos servidores. 

Sobre essa pauta, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior disse que uma das suas propostas é o reajuste do benefício na forma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mantendo-o como verba indenizatória. “O servidor tem que se sentir valorizado e integrado à instituição”, complementou. 

Maurício Torres Soares também foi receptivo aos argumentos apresentados pelo SINJUS ao defender uma majoração no benefício, colocando-se à disposição para analisar a questão com os sindicatos, caso eleito. 

Entrevistas e série de matérias com os candidatos à Presidência do TJMG

Além dos encontros presenciais dos dirigentes do SINJUS Alexandre Pires e Felipe Rodrigues com dois dos candidatos à Presidência do TJMG, o setor de jornalismo do Sindicato fez entrevistas por e-mail com os três postulantes. 

As matérias com os conteúdos das entrevistas serão publicadas nos próximos dias em nosso site. Acompanhe as nossas mídias e fique por dentro dos posicionamentos sobre os direitos dos servidores daqueles que pretendem gerir o Judiciário mineiro nos próximos dois anos. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco