ARTICULAÇÃO

SINJUS DEFENDE PAUTAS DA CATEGORIA JUNTO A CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJMG

segunda-feira, 15/04/24 16:12

Diante da proximidade das eleições para a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG procurou os candidatos ao cargo máximo do órgão para uma reunião com o objetivo de estabelecer um diálogo construtivo. A iniciativa também teve como intuito apresentar as demandas dos servidores que seguem pendentes e que certamente precisarão ser tratadas com a gestão do biênio 2024-2026.  

O pleito à Presidência do TJMG tem três candidaturas registradas: da desembargadora Áurea Brasil e dos desembargadores Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior e Maurício Torres Soares. Desses, os dois últimos se dispuseram a receber os representantes das servidoras e dos servidores, reuniões que ocorreram nos dias 3 e 8 de abril, respectivamente. Por incompatibilidade de agenda, a desembargadora Áurea Brasil apenas respondeu às questões enviadas pelo Sindicato (saiba mais abaixo). 

Durante os encontros, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues, fizeram questão de destacar a disposição dos sindicatos em manter o diálogo na construção de soluções conjuntas para questões que impactam os trabalhadores do Tribunal e a prestação jurisdicional à sociedade. 

Os sindicalistas também apresentaram um panorama sobre as principais reivindicações da categoria, como o cumprimento da Lei da Data-Base, a adequação do Auxílio-Saúde, a melhoria nas condições de trabalho, entre outras. 

“Estabelecer esse diálogo desde já é muito importante, pois as decisões tomadas pela futura Presidência do TJMG terão impacto direto nas condições de trabalho e na qualidade dos serviços prestados pelos servidores da Justiça”, afirma Alexandre Pires. 

Nas reuniões, os candidatos expressaram um comprometimento explícito em manter um canal aberto de comunicação com os sindicatos e de acolher e tentar avançar nas demandas apresentadas pela categoria. 

“Esperamos que essas declarações dos candidatos se traduzam em ações concretas e em resultados tangíveis para os servidores da Justiça em Minas Gerais por parte da próxima Administração do TJMG. Da parte do Sindicato, nos comprometemos a ser propositivos na busca de soluções, mas também deixamos claro que seremos incisivos na defesa dos direitos da categoria”, complementa Felipe Rodrigues.  

Mesa de Negociações

Sobre o instrumento da Mesa de Negociações, o candidato à Presidência e atual corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, afirmou que essa proximidade entre a Administração e os sindicatos é importante até para distensionar as relações, em uma referência a situações vivenciadas em gestões passadas do TJ. 

“Por mais que a estrutura não possa atender todas as reivindicações, sempre tem espaço para o diálogo. Se eleito, comprometo-me a fazer ainda durante a transição uma reunião com os sindicatos”, disse o Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. 

O espaço para negociações também foi garantido pelo outro candidato, Maurício Torres Soares.

“Quanto a essa questão do diálogo, estarei sempre aberto. Se eleito for, estarei à disposição e, mesmo que não seja eleito, estando como desembargador, podem me procurar se precisarem de alguma ajuda”. 

O magistrado também fez questão de destacar que, enquanto presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), recebeu os sindicatos pessoalmente em todas as reuniões agendadas. Maurício Torres Soares disse ainda que é importante que os sindicatos tenham acesso a informações financeiras e orçamentárias, pois isso resulta em clareza e transparência. 

Data-Base

O cumprimento da Lei da Data-Base também foi abordado com os magistrados. Na data em que ocorreu a reunião com o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a atual Presidência do TJMG ainda não havia pautado o PL das Datas-Bases 2023 e 2024 na sessão do Órgão Especial (OE) do próximo dia 8 de maio. Por isso, os dirigentes do SINJUS reforçaram a urgência do assunto. Por sua vez, o corregedor-geral de Justiça disse ver o ambiente propício para a aprovação da minuta do projeto nas comissões internas e no OE na forma que for encaminhado pelo presidente do TJ. 

Já a reunião com o candidato Maurício Torres Soares ocorreu após o anúncio do atual presidente do TJ sobre as Datas-Bases. Nesse ponto, o magistrado disse não ter conhecimento detalhado da situação do Tribunal, mas que confia que a gestão atual só fez o anúncio após ter certeza das condições financeiras e orçamentárias. “Então, não tem porque a gente não apoiar e não dar um ‘de acordo’ a isso”, completou. 

Auxílio-Saúde digno

Durante os encontros, Alexandre Pires e Felipe Rodrigues reforçaram que a principal reivindicação da categoria, no momento, é a adequação do Auxílio-Saúde dos servidores. 

Sobre essa pauta, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior disse que uma das suas propostas é o reajuste do benefício na forma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mantendo-o como verba indenizatória. “O servidor tem que se sentir valorizado e integrado à instituição”, complementou. 

Maurício Torres Soares também foi receptivo aos argumentos apresentados pelo SINJUS ao defender uma majoração no benefício, colocando-se à disposição para analisar a questão com os sindicatos, caso eleito. 

Entrevistas e série de matérias com os candidatos à Presidência do TJMG

Além dos encontros presenciais dos dirigentes do SINJUS Alexandre Pires e Felipe Rodrigues com dois dos candidatos à Presidência do TJMG, o setor de jornalismo do Sindicato fez entrevistas por e-mail com os três postulantes. 

As matérias com os conteúdos das entrevistas serão publicadas nos próximos dias em nosso site. Acompanhe as nossas mídias e fique por dentro dos posicionamentos sobre os direitos dos servidores daqueles que pretendem gerir o Judiciário mineiro nos próximos dois anos. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco