Terceirização

SINJUS discute questão dos taquígrafos em reunião com 1º vice do TJ

quinta-feira, 23/01/25 17:29 A imagem mostra a reunião com 1° vice do TJ em uma sala de conferências. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular, conversando e discutindo questões aparentes. Há copos d'água, papéis e canetas sobre a mesa, além de um ambiente bem iluminado por janelas ao fundo, que exibem parte de uma paisagem urbana. A legenda da imagem menciona que o SINJUS está discutindo a terceirização relacionada aos taquígrafos em reunião com o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça.

Em busca de informações sobre o cargo de taquígrafo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG se reuniu com o 1º vice-presidente do Órgão, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, e representantes da Administração, na tarde desta quinta-feira, 23 de janeiro. O Sindicato foi representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. 

O encontro foi uma resposta ao Ofício 31/2024, enviado ao Tribunal após manifestações dos servidores do setor sobre a possível terceirização da função. Em outubro de 2023, um boletim direcionado ao setor informou a inclusão de colaboradores terceirizados na Central de Registro das Sessões de Julgamento e Administrativas (Cereg), gerando incerteza quanto ao futuro da especialidade, que passou a ser extinta com a vacância pela Resolução 953/2021. 

Segundo a gestão, a contratação de pessoal terceirizado foi uma estratégia para diminuir a sobrecarga de trabalho das servidoras e dos servidores devido à grande demanda de notas taquigráficas e de acompanhamento das sessões de julgamento. Dessa forma, os terceirizados atuam apenas em demandas formais, como a indexação de áudios, sem realizar tarefas reservadas ao titular de cargo efetivo.

Durante a conversa, a 1ª vice-presidência esclareceu que não há previsão para substituição de taquígrafos concursados e reforçou o compromisso de tratar os servidores que ocupam o cargo com respeito e consideração. 

“A abertura ao diálogo fortalece a relação entre o Sindicato, os servidores e a Administração, contribuindo para a garantia de direitos. Podemos sair com a esperança renovada de que, conforme o compromisso do 1º vice, mudanças abruptas prejudiciais aos servidores não acontecerão, o que é fundamental para a qualidade de vida da categoria e para a eficiência da prestação jurisdicional”, reforçou Felipe Rodrigues. 

Além do 1º vice-presidente, também estiveram presentes a diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Elaine Batista, a gerente de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, Apoio à Gestão de Gabinetes e Registro de Julgamentos (Geag), Rafaella Rocha da Costa Assunção e a assessora-chefe do Gabinete da 1ª Vice-Presidência, Camila Noronha.

Visita ao setor

Aproveitando a oportunidade, o SINJUS visitou o setor de taquigrafia para conversar diretamente com os colegas e avaliar as condições do ambiente de trabalho. Os relatos confirmaram que, atualmente, o clima no setor é positivo, com um ambiente saudável e tranquilo.  

O SINJUS-MG segue vigilante quanto à terceirização no serviço público e continuará acompanhando de perto qualquer mudança que possa impactar a categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR! 

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco