Terceirização

SINJUS discute questão dos taquígrafos em reunião com 1º vice do TJ

quinta-feira, 23/01/25 17:29 A imagem mostra a reunião com 1° vice do TJ em uma sala de conferências. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular, conversando e discutindo questões aparentes. Há copos d'água, papéis e canetas sobre a mesa, além de um ambiente bem iluminado por janelas ao fundo, que exibem parte de uma paisagem urbana. A legenda da imagem menciona que o SINJUS está discutindo a terceirização relacionada aos taquígrafos em reunião com o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça.

Em busca de informações sobre o cargo de taquígrafo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG se reuniu com o 1º vice-presidente do Órgão, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, e representantes da Administração, na tarde desta quinta-feira, 23 de janeiro. O Sindicato foi representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. 

O encontro foi uma resposta ao Ofício 31/2024, enviado ao Tribunal após manifestações dos servidores do setor sobre a possível terceirização da função. Em outubro de 2023, um boletim direcionado ao setor informou a inclusão de colaboradores terceirizados na Central de Registro das Sessões de Julgamento e Administrativas (Cereg), gerando incerteza quanto ao futuro da especialidade, que passou a ser extinta com a vacância pela Resolução 953/2021. 

Segundo a gestão, a contratação de pessoal terceirizado foi uma estratégia para diminuir a sobrecarga de trabalho das servidoras e dos servidores devido à grande demanda de notas taquigráficas e de acompanhamento das sessões de julgamento. Dessa forma, os terceirizados atuam apenas em demandas formais, como a indexação de áudios, sem realizar tarefas reservadas ao titular de cargo efetivo.

Durante a conversa, a 1ª vice-presidência esclareceu que não há previsão para substituição de taquígrafos concursados e reforçou o compromisso de tratar os servidores que ocupam o cargo com respeito e consideração. 

“A abertura ao diálogo fortalece a relação entre o Sindicato, os servidores e a Administração, contribuindo para a garantia de direitos. Podemos sair com a esperança renovada de que, conforme o compromisso do 1º vice, mudanças abruptas prejudiciais aos servidores não acontecerão, o que é fundamental para a qualidade de vida da categoria e para a eficiência da prestação jurisdicional”, reforçou Felipe Rodrigues. 

Além do 1º vice-presidente, também estiveram presentes a diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Elaine Batista, a gerente de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, Apoio à Gestão de Gabinetes e Registro de Julgamentos (Geag), Rafaella Rocha da Costa Assunção e a assessora-chefe do Gabinete da 1ª Vice-Presidência, Camila Noronha.

Visita ao setor

Aproveitando a oportunidade, o SINJUS visitou o setor de taquigrafia para conversar diretamente com os colegas e avaliar as condições do ambiente de trabalho. Os relatos confirmaram que, atualmente, o clima no setor é positivo, com um ambiente saudável e tranquilo.  

O SINJUS-MG segue vigilante quanto à terceirização no serviço público e continuará acompanhando de perto qualquer mudança que possa impactar a categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR! 

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...
LOTAÇÃO TJMG PUBLICA LISTAS DE CLASSIFICADOS NO EDITAL DE REMOÇÃO Nº 1/2025 quinta-feira, 04/12/25 18:34 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES ÓRGÃO ESPECIAL VAI APRECIAR DATA-BASE 2025 NO DIA 10/12 quinta-feira, 04/12/25 18:24 O Órgão Especial (OE) do Tribunal de Justiça (TJMG) vai apreciar o anteprojeto de ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco