NÃO À PEC EMERGENCIAL

SINJUS E ENTIDADES ENVIAM CARTA A RODRIGO PACHECO

quarta-feira, 24/02/21 19:19

O SINJUS-MG e outras 11 entidades representantes dos servidores públicos mineiros enviaram nessa terça-feira, dia 23 de fevereiro, uma carta ao presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), solicitando que a PEC 186/2019, a PEC Emergencial, seja retirada da pauta. No documento, é destacado que a proposta contém uma série de dispositivos que vão precarizar a carreira dos servidores e também os serviços básicos disponíveis à população brasileira. Por isso, as entidades apresentaram alternativas que podem aumentar a arrecadação, como o combate à sonegação fiscal e a taxação de grandes fortunas, aquelas de pessoas que possuem mais de R$ 22 milhões de patrimônio.

Rodrigo Pacheco foi eleito senador por Minas Gerais em 2018 e assumiu a Presidência do Senado em 2021. Representantes sindicais já se reuniram com o parlamentar e discutiram o tema, mas as entidades decidiram reforçar a solicitação diante da possibilidade de votação da PEC Emergencial nos próximos dias.

Na carta, é ressaltado que o congelamento de salários e carreiras por prazo indeterminado vai impor perdas irreparáveis ao poder de compras dos servidores públicos. A consequência será a redução da atividade econômica e também da arrecadação de municípios, estados e União.

As entidades sindicais também alertaram o presidente do Senado de que a tramitação de uma proposta dessa complexidade em um período de pandemia impede a efetiva participação popular nos debates.

Vale lembrar que o texto substitutivo apresentado pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC) também retira o valor mínimo que deve ser investido pelos entes federativos em saúde e em educação. Um grande retrocesso e um risco à toda a sociedade e ao desenvolvimento do Brasil.

Entidades apresentam alternativas estruturais

O SINJUS e as 11 entidades sindicais mineiras reafirmaram a Rodrigo Pacheco que há alternativas mais eficazes e estruturantes para evitar possíveis crises fiscais no País. No documento, propõe-se atacar o problema sob a ótica da eficiência e da justiça na arrecadação e na área tributária.

Assim, foram defendidas medidas que promovam o incentivo à atividade produtiva, o combate à sonegação e à evasão fiscal, o fim de isenções tributárias e a regulamentação da taxação de grandes fortunas.

Desmembramento do auxílio emergencial

Cientes da necessidade de um suporte imediato para aqueles que sofrem com o desemprego neste momento de pandemia, as entidades pediram ainda o desmembramento do artigo 3º do substitutivo da PEC Emergencial. O dispositivo trata da prorrogação do auxílio emergencial. Assim, esse item específico poderia ser votado o mais breve possível, afim de garantir meios de subsistência para os mais pobres.

Já a parte que trata de mudanças drásticas no funcionalismo público e nos direitos fundamentais dos cidadãos deveria ir à apreciação em um outro momento, depois de ser amplamente discutida com a população.

Assinaram o documento enviado ao presidente do Senado, além do SINJUS, a Affemg, a Ansemp, a CSPB, a Fenamp, a NCST/MG, o Serjusmig, o Sindafa-MG, o Sindalemg, o Sindifisco-MG, o Sindsemp/MG e o Sintc-MG.

Uma carta similar a essa será enviada pelo SINJUS aos senadores mineiros Antonio Anastasia (PSD) e Carlos Viana (PSD).

LIVE DO SINJUS VAI DISCUTIR OS RISCO DA PEC EMERGENCIAL

A Live do SINJUS #4 vai analisar ponto a ponto o substitutivo do relator da PEC Emergencial e seus impactos no funcionalismo público mineiro. O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Wagner Ferreira, e o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, vão debater a proposta com o presidente do Sindifisco-MG, Marco Couto, e com o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MG, Nazário Nicolau. A transmissão será nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, às 19h, no Canal do SINJUS-MG no YouTube. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal no YouTube e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.

Notícias relacionadas

PEC EMERGENCIAL PEC 186 EM PAUTA NO SENADO NA 5ª: LIVE DEBATE RISCOS terça-feira, 23/02/21 10:57 Como vem sendo divulgado reiteradamente pelo SINJUS-MG, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, a PEC Emergencial, deve ser votada no Plenário do Senado, nesta quinta-feira, 25 de fevereiro. Ao que tudo indica, o relatório da proposta já ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco