REPRESENTAÇÃO NACIONAL

SINJUS É REELEITO PARA A COORDENAÇÃO JURÍDICA DA FENAJUD

terça-feira, 11/06/24 09:20

Em reconhecimento à sua atuação eficiente e aguerrida nos últimos anos, o SINJUS-MG foi reeleito para a Coordenação de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), para o triênio 2024-2027. A eleição e a posse da nova Coordenação colegiada ocorreu durante o Conselho de Representantes da Fenajud, na última sexta-feira, dia 7 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). A votação fez parte da programação do XIII Congresso Ordinário da Fenajud, realizado entre os dias 6 e 8 de junho. 

A Fenajud foi criada em 1989, como ferramenta de luta para as servidoras e os servidores da Justiça dos estados brasileiros. Atualmente, a entidade é composta por 24 sindicatos do Poder Judiciário que atuam em conjunto para consolidar a representatividade e em prol dos direitos da categoria, proporcionando maior poder de articulação em âmbito nacional junto a órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Congresso Nacional e o governo federal. 

Na nova gestão, o SINJUS será representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, que novamente assume o cargo de coordenador de Assuntos Jurídicos da Federação, demonstrando a atuação assertiva do Sindicato na construção de políticas e estratégias que beneficiam as servidoras e os servidores do Judiciário. Da mesma forma, a presença do SINJUS na Coordenação da Fenajud abre portas para novos diálogos com outras entidades sindicais e instituições governamentais, buscando maior colaboração em defesa das reivindicações da categoria.  

“O resultado da eleição é um sinal de confiança que os demais sindicatos depositaram na continuidade do trabalho do SINJUS. Por isso, para o próximo triênio, temos um compromisso renovado de continuar lutando pelas demandas da categoria. Estamos prontos para enfrentar os desafios e buscar novas conquistas para todas e todos que se dedicam à Justiça”, afirmou Alexandre.

Com a reeleição, o SINJUS-MG continua sendo uma referência na defesa dos direitos trabalhistas, impulsionando ainda mais a atuação da Fenajud em âmbito nacional e garantindo avanços significativos para os servidores do Judiciário mineiro e de todo o país.

A nova gestão será conduzida pela chapa vencedora “Fenajud é pra lutar”,  que se comprometeu a lutar em todos os Poderes pelos direitos e interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras da Justiça estadual, bem como, com maior representatividade feminina na coordenação da Federação.  Seguindo a tese apresentada no Congresso, aprovada por unanimidade pelos participantes, a entidade tem como base três eixos norteadores de suas políticas: a Democratização do Judiciário, a Defesa e Valorização do Serviço Público e dos Servidores e Servidoras e Saúde e Tecnologia.

 Judiciário em debate

Além de elegerem a nova Diretoria que estará à frente da Fenajud no período de 2024 a 2027, a Diretoria colegiada e os delegados do SINJUS também participaram de importantes debates no XIII Congresso Ordinário da Fenajud. Os participantes discutiram a linha político-sindical da entidade para os próximos anos, além de acompanhar a prestação de contas do último exercício (2023/2024) da gestão anterior. A delegação do SINJUS colaborou com os debates propostos, trazendo diversas pontuações que fortaleceram a construção de conhecimento junto aos demais sindicatos.  

Na palestra “Desigualdade social e o Judiciário brasileiro”, o sociólogo Jessé Souza discutiu o cenário de disparidade econômica e social enfrentado pelos servidores da Justiça. Ele destacou os desafios que esses profissionais enfrentam ao tentar garantir um tratamento isonômico para as diversas camadas da sociedade, apesar da profunda desigualdade que permeia o país. 

Já o pesquisador Sérgio Amadeu apresentou detalhes sobre a nova realidade do mercado de trabalho com o uso de Inteligência Artificial (IA). Na palestra “IA e a responsabilidade social do Judiciário brasileiro”, ele explicou como essas ferramentas tecnológicas funcionam e como são utilizadas pelos órgãos governamentais brasileiros para captar e gerenciar dados dos cidadãos. Diante disso, o debate abordou os desafios de garantir a confiabilidade e a transparência do Judiciário na utilização dessas ferramentas.

Composição colegiada eleita

Coordenação-Geral

1 – Elisângela da Silva Paula – SINTJAM-AM

2 – Alexandre Lima Santos – SINDJUSTIÇA-RN

3 – Eduardo Mendonça Couto – SERJUSMIG-MG

Coordenação da Secretaria Geral

Gislaine Caldeira Magalhães – TJRO

Coordenação de Finanças

Luís Otávio da Silveira Ferreira – SINDJUSTIÇA-RJ

Coordenação de Assuntos Jurídicos

ALEXANDRE PAULO PIRES DA SILVA – SINJUS-MG

Coordenação de Comunicação

Janivaldo Ribeiro Nunes – SINSJUSTO

Coordenação de Formação Sindical

Ednaldo Martins de Oliveira –SINDIJUS-SE

Coordenação de Política Sindical e Relações Internacionais

Roberto Eudes Fontenele Magalhães – SINDJUSTIÇA-CE

Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Previdência

José Ivonaldo da Silva – SINTAJ-PB

Coordenação de Assuntos Parlamentares

Luís Cláudio da Silva Oliveira – SINTAJ-BA

Coordenação de Gênero, Etnia e Geracional

Ana Carolina Martins Lôbo – SINDJUD-PE

Coordenação Regional Sul

Maria das Dores – SINJUSTO-TO

Coordenação Regional Sudeste

Adriana Toscano de Siqueira – SINDJUDICIÁRIO-ES

Coordenação Regional Centro-Oeste

Leonardo Barros de Lacerda – SINDIJUS-MS

Coordenação Regional Nordeste

Aluciano Martins  – SERJAL-AL

Coordenação Regional Norte

Danyelle Rodrigues Martins – SINDJU-PA

 

SUPLÊNCIA DA DIREÇÃO COLEGIADA:

1 – Jones Manoel Ribeiro da Silva – SINDIJUS-SE

2 – Cristiana Maria de Abreu Pereira – SINDJUSTIÇA-GO

3 – Alexandra Fernanda Martins Rodrigues – SINDJU-PA

4 – Pedro Alexandre Hermely – SINDJUDICIÁRIO-ES

5 – Leyla Karenina  – SINTAJ-PB

Com informações de Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Imagem do logo da PV 2022 (Promoção Vertical) em vermelho com uma seta apontando para cima, sob um fundo azul. CARREIRA TJ HOMOLOGA PV 2022 E SINJUS REQUER REPOSICIONAMENTO IMEDIATO PARA APROVADOS sexta-feira, 14/06/24 18:06 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário Eletrônico ...
SEM PALAVRA SINJUS E SERJUSMIG DENUNCIAM DESCASO DO PRESIDENTE EM FAIXAS E PAINEL DE LED NA ENTRADA DO TJ sexta-feira, 14/06/24 12:00 Atentando contra a boa-fé negocial e contra a valorização dos servidores, o presidente do ...
FESTA JUNINA ARRAIÁ DO NAP VAI CELEBRAR 18 ANOS DE CONQUISTAS E APRENDIZADOS quinta-feira, 13/06/24 09:09 O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG está completando 18 anos de ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco