Reunião aberta

SINJUS e servidores debatem a implementação da jornada de 8 horas no TJMG

quinta-feira, 13/03/25 16:58 Montagem de três fotos retratando uma reunião híbrida, com participantes presenciais e online. Na imagem central, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, está em pé apresentando um conteúdo projetado na parede, enquanto diversas pessoas sentadas em cadeiras dobráveis o escutam. A sala tem paredes brancas e detalhes em vermelho. Na imagem inferior, outra perspectiva mostra mais participantes, alguns com braços cruzados e outros anotando. Na imagem do topo, uma captura de tela mostra a interface de uma reunião virtual, com vários participantes conectados e exibidos em pequenos quadros, com nomes visíveis. Conteúdo textual: Reunião aberta - SINJUS e servidores debatem a implementação da jornada de 8 horas no TJMG.

Buscando construir políticas eficientes para a implementação da opção pela jornada de 8 horas no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG promoveu uma reunião aberta com servidoras e servidores nesta quarta-feira, 12 de março. O diálogo, realizado na modalidade híbrida, teve como objetivo ouvir as experiências, sugestões e preocupações para a construção de propostas que serão levadas pelo Sindicato ao Grupo de Trabalho junto ao Tribunal.

A reunião foi aberta pelo coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que reforçou a importância da participação da categoria nesse processo. 

“A implementação da jornada opcional de 8 horas é um tema que impacta diretamente o dia a dia dos servidores, e por isso é fundamental que a categoria tenha voz nesse debate. O SINJUS está aqui para garantir que todo o processo ocorra de forma justa e equilibrada, respeitando os direitos de todas e todos”, reforçou. 

Em fevereiro de 2025, o TJMG criou um Grupo de Trabalho (GT) para realizar estudos sobre a regulamentação da opção pela jornada de 8 horas diárias. O SINJUS será representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues, que destacou a importância de garantir transparência e equidade na implementação da nova jornada.

“Nossa presença no GT foi uma conquista de luta. Fizemos diversas reivindicações nas reuniões da Mesa de Negociações e agora vamos cobrar transparência, respeito e, acima de tudo, trabalhar para que nenhum servidor seja prejudicado nesse processo de implementação”.

Ampla participação 

A reunião contou com ampla participação de servidoras e servidores, tanto presencialmente, na sede do Sindicato, quanto de forma online, por chamada virtual. Entre os principais pontos levantados, destacaram-se a defesa da adesão opcional e retratável à nova jornada, a definição de critérios transparentes, objetivos e não excludentes para definir quem terá preferência nessa opção, além da necessidade de compatibilizar a jornada excepcional com o teletrabalho.

O servidor Daniel Henrique Passos da Rocha, que esteve na Sede do SINJUS, considerou que esse espaço de diálogo contribui para a construção de um ambiente transformador no Sindicato, além de trazer benefícios psicológicos relacionados aos sentimentos de inclusão, reconhecimento e valorização pessoal. 

“O Sindicato, historicamente, é uma instituição que puxa as transformações. Esse tipo de reunião permite um ambiente participativo e propicia o trabalho colaborativo, além de promover não só a conscientização, mas também a politização e a participação dos servidores na luta sindical”, compartilhou. 

Já para o servidor Pierre Picasso de Souza Pimenta, que participou de forma remota, a iniciativa de reunião híbrida foi importante para ampliar o debate e a participação da categoria. 

“Esse formato de reunião foi excelente. Assim, diversos servidores puderam participar com suas considerações, até mesmo os que não puderam comparecer presencialmente”, considerou. 

Encaminhamentos

As sugestões, preocupações e expectativas compartilhadas pelos servidores serão sistematizadas e levadas pelo SINJUS ao Grupo de Trabalho do TJMG, com o objetivo de garantir que a implementação da jornada de 8 horas ocorra de forma justa e equilibrada. 

Entre os encaminhamentos definidos pelo grupo, a defesa inicial do Sindicato vai abordar a possibilidade de opção ampla e não excludente; a oportunidade de retratabilidade sem constrangimentos; a compatibilidade com o regime de teletrabalho, além da defesa da defesa do critério de antiguidade como principal norteador da preferência, ficando o tempo de exercício de cargo em comissão como um critério de desempate. Também será defendido perante ao TJ a viabilidade da adesão de jornada alternativa, a exemplo de outros Órgãos que têm jornada de 7 horas ininterruptas.

Avanço no TJMG

Na sessão do Órgão Especial realizada nesta quarta-feira, 12 de março, foi aprovada a alteração da Resolução 1036/2023, que dispõe sobre a opção pela jornada de 8 horas diárias daqueles que foram detentores de cargo comissionado após a publicação da Lei n. 24.263/2022. A redação anterior impedia, em qualquer circunstância, o teletrabalho para servidores que tivessem optado pela jornada de oito horas no cargo efetivo. Com a mudança, duas exceções foram estabelecidas:

  • servidoras lactantes, que, pela Portaria Conjunta n. 1473/PR/2023, têm direito a dois anos de teletrabalho integral após o término da licença-maternidade;
  • servidores com deficiência, doença grave ou necessidade especial, desde que apresentem laudo médico que recomende o teletrabalho.

O SINJUS reafirma o compromisso em seguir atuando com diálogo e mobilização para defender os direitos da categoria e buscar melhores condições de trabalho para todas e todos. Fique atento às mídias sociais do Sindicato para acompanhar essa e outras pautas. 

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco