Reunião aberta

SINJUS e servidores debatem a implementação da jornada de 8 horas no TJMG

quinta-feira, 13/03/25 16:58 Montagem de três fotos retratando uma reunião híbrida, com participantes presenciais e online. Na imagem central, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, está em pé apresentando um conteúdo projetado na parede, enquanto diversas pessoas sentadas em cadeiras dobráveis o escutam. A sala tem paredes brancas e detalhes em vermelho. Na imagem inferior, outra perspectiva mostra mais participantes, alguns com braços cruzados e outros anotando. Na imagem do topo, uma captura de tela mostra a interface de uma reunião virtual, com vários participantes conectados e exibidos em pequenos quadros, com nomes visíveis. Conteúdo textual: Reunião aberta - SINJUS e servidores debatem a implementação da jornada de 8 horas no TJMG.

Buscando construir políticas eficientes para a implementação da opção pela jornada de 8 horas no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG promoveu uma reunião aberta com servidoras e servidores nesta quarta-feira, 12 de março. O diálogo, realizado na modalidade híbrida, teve como objetivo ouvir as experiências, sugestões e preocupações para a construção de propostas que serão levadas pelo Sindicato ao Grupo de Trabalho junto ao Tribunal.

A reunião foi aberta pelo coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que reforçou a importância da participação da categoria nesse processo. 

“A implementação da jornada opcional de 8 horas é um tema que impacta diretamente o dia a dia dos servidores, e por isso é fundamental que a categoria tenha voz nesse debate. O SINJUS está aqui para garantir que todo o processo ocorra de forma justa e equilibrada, respeitando os direitos de todas e todos”, reforçou. 

Em fevereiro de 2025, o TJMG criou um Grupo de Trabalho (GT) para realizar estudos sobre a regulamentação da opção pela jornada de 8 horas diárias. O SINJUS será representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues, que destacou a importância de garantir transparência e equidade na implementação da nova jornada.

“Nossa presença no GT foi uma conquista de luta. Fizemos diversas reivindicações nas reuniões da Mesa de Negociações e agora vamos cobrar transparência, respeito e, acima de tudo, trabalhar para que nenhum servidor seja prejudicado nesse processo de implementação”.

Ampla participação 

A reunião contou com ampla participação de servidoras e servidores, tanto presencialmente, na sede do Sindicato, quanto de forma online, por chamada virtual. Entre os principais pontos levantados, destacaram-se a defesa da adesão opcional e retratável à nova jornada, a definição de critérios transparentes, objetivos e não excludentes para definir quem terá preferência nessa opção, além da necessidade de compatibilizar a jornada excepcional com o teletrabalho.

O servidor Daniel Henrique Passos da Rocha, que esteve na Sede do SINJUS, considerou que esse espaço de diálogo contribui para a construção de um ambiente transformador no Sindicato, além de trazer benefícios psicológicos relacionados aos sentimentos de inclusão, reconhecimento e valorização pessoal. 

“O Sindicato, historicamente, é uma instituição que puxa as transformações. Esse tipo de reunião permite um ambiente participativo e propicia o trabalho colaborativo, além de promover não só a conscientização, mas também a politização e a participação dos servidores na luta sindical”, compartilhou. 

Já para o servidor Pierre Picasso de Souza Pimenta, que participou de forma remota, a iniciativa de reunião híbrida foi importante para ampliar o debate e a participação da categoria. 

“Esse formato de reunião foi excelente. Assim, diversos servidores puderam participar com suas considerações, até mesmo os que não puderam comparecer presencialmente”, considerou. 

Encaminhamentos

As sugestões, preocupações e expectativas compartilhadas pelos servidores serão sistematizadas e levadas pelo SINJUS ao Grupo de Trabalho do TJMG, com o objetivo de garantir que a implementação da jornada de 8 horas ocorra de forma justa e equilibrada. 

Entre os encaminhamentos definidos pelo grupo, a defesa inicial do Sindicato vai abordar a possibilidade de opção ampla e não excludente; a oportunidade de retratabilidade sem constrangimentos; a compatibilidade com o regime de teletrabalho, além da defesa da defesa do critério de antiguidade como principal norteador da preferência, ficando o tempo de exercício de cargo em comissão como um critério de desempate. Também será defendido perante ao TJ a viabilidade da adesão de jornada alternativa, a exemplo de outros Órgãos que têm jornada de 7 horas ininterruptas.

Avanço no TJMG

Na sessão do Órgão Especial realizada nesta quarta-feira, 12 de março, foi aprovada a alteração da Resolução 1036/2023, que dispõe sobre a opção pela jornada de 8 horas diárias daqueles que foram detentores de cargo comissionado após a publicação da Lei n. 24.263/2022. A redação anterior impedia, em qualquer circunstância, o teletrabalho para servidores que tivessem optado pela jornada de oito horas no cargo efetivo. Com a mudança, duas exceções foram estabelecidas:

  • servidoras lactantes, que, pela Portaria Conjunta n. 1473/PR/2023, têm direito a dois anos de teletrabalho integral após o término da licença-maternidade;
  • servidores com deficiência, doença grave ou necessidade especial, desde que apresentem laudo médico que recomende o teletrabalho.

O SINJUS reafirma o compromisso em seguir atuando com diálogo e mobilização para defender os direitos da categoria e buscar melhores condições de trabalho para todas e todos. Fique atento às mídias sociais do Sindicato para acompanhar essa e outras pautas. 

Últimas notícias

ver mais
eunião em uma sala de conferência, com seis pessoas sentadas em torno de mesas em formato de U. Dois homens à esquerda falam ao microfone, enquanto os demais participantes — entre eles uma mulher de blazer roxo e quatro homens — ouvem atentamente. Há garrafas de água e revistas sobre a mesa. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do projeto 'Se Liga, Minas'. ESTREIA SINJUS INTEGRA VIDEOCAST QUE VAI DEBATER POLÍTICA E ECONOMIA sexta-feira, 26/09/25 18:42 Ser um espaço de informação e debate sobre o cenário político e econômico atual ...
Imagem Acessível: A imagem divulga a viagem especial “Coração de Minas”, promovida pelo SINJUS MG, que acontecerá de 3 a 5 de outubro com destino à Serra do Caraça, Serra da Piedade, Catas Altas e Santa Bárbara. O card tem fundo em tons de roxo e laranja, com uma montagem de pontos turísticos das cidades. Em destaque, aparece uma faixa vermelha com a frase: “Últimas vagas!”, acompanhada do convite: “Inscreva-se pelo formulário”. Últimas vagas Viva experiências memoráveis no coração de Minas com o NAP quinta-feira, 25/09/25 18:00 Que tal embarcar em uma experiência até o coração de Minas Gerais com cultura, ...
A imagem anuncia a exibição do filme “Cisne Negro” no projeto Cine Fem, com nova data e local: dia 2 de outubro (quinta-feira), às 19h, no Centro Cultural IDEA. O evento terá como pianista Ighor Bastos, e mediação conduzida por Anderson Ribeiro e Luciana Mori. A peça traz imagens da atriz bailarina em cena e destaca os logotipos do SINJUS-MG, do Núcleo das Mulheres e a campanha Setembro Amarelo, reforçando a proposta de reflexão e cuidado com a saúde mental. Cinema e piano Núcleo das Mulheres anuncia nova data do CineFem para a edição especial setembro amarelo quarta-feira, 24/09/25 18:44 A próxima sessão do CineFem, evento idealizado pelo Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco