MARCHA DAS MULHERES

SINJUS FORTALECE A LUTA FEMININA EM ATO PÚBLICO PELO 8M

segunda-feira, 10/03/25 18:15

O Dia Internacional das Mulheres é símbolo da resistência feminina e da luta por justiça social. Alinhadas a esse objetivo, diretoras, funcionárias e servidoras filiadas ao SINJUS-MG foram às ruas de Belo Horizonte na Marcha das Mulheres, no último sábado, 8 de março. O grupo se reuniu com centenas de mulheres que compõem coletivos femininos e entidades sindicais para fortalecer a mobilização em defesa da democracia, por trabalho digno, direitos reprodutivos e reparação histórica. 

O encontro começou na Praça Afonso Arinos, onde as participantes tiveram espaço para dar voz às suas reivindicações. A coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS e diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, destacou a importância da organização coletiva e da resistência constante.

“Todos os dias são dias de luta para nós, mas nossa missão hoje é especial. Estamos aqui para reforçar o entendimento de que, juntas, nós somos mais fortes contra essa sociedade machista que precisamos enfrentar diariamente”, declarou. 

Após os discursos, a marcha seguiu para a Praça Sete de Setembro ao som de palavras de ordem que denunciavam a violência de gênero e o machismo estrutural. Com o lema “Lute como uma mulher: contra todas as violências! Pela igualdade!”, as ativistas reforçaram o combate ao feminicídio, ao assédio, à desigualdade salarial e à falta de acesso a direitos básicos, como a saúde reprodutiva e o reconhecimento do trabalho doméstico. 

“Esse é um momento muito importante! Nós estamos juntas, defendendo as nossas demandas e as nossas lutas que são tão diversas. É emocionante conquistar esse espaço para reivindicar tudo que precisamos. Muito obrigada ao SINJUS por essa oportunidade”, agradeceu a filiada Cynara Vieira do Carmo. 

A marcha reuniu diversos coletivos feministas, entidades sindicais, parlamentares e cidadãs. Entre as presentes, a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo, destacou a importância das mobilizações populares na defesa da democracia, ressaltando que somente por meio da participação ativa da sociedade é possível garantir avanços concretos na conquista e na proteção dos direitos das mulheres.

SINJUS NA LUTA

Neste ano, o SINJUS, por meio do Núcleo das Mulheres, foi às ruas sob o tema “Todas pelo direito de ser, brilhar e viver”, mote da campanha especial do Mês das Mulheres, que vai compartilhar histórias inspiradoras de profissionais que superaram barreiras estruturais, conquistando espaços e abrindo caminhos para futuras gerações. A campanha busca destacar a importância da participação feminina em diversas áreas, como saúde, ciência, cultura, política e direitos humanos, evidenciando lutas, desafios e conquistas dessas profissionais. 

“Estamos aqui para honrar tantas mulheres que vieram antes de nós. Mulheres corajosas que lutaram e construíram o caminho para que, hoje, possamos lutar por nós mesmas e pelos nossos direitos. Nossa luta hoje, e todos os dias, é por dignidade, respeito e para que as próximas gerações possam viver a equidade plena”, reiterou a coordenadora do NM e diretora administrativa do SINJUS, Adriana Teodoro. 

Além de dar visibilidade às suas trajetórias, a iniciativa reforça a necessidade de políticas públicas e ações concretas para garantir paridade de oportunidades e o reconhecimento completo do trabalho das mulheres na sociedade. Para a filiada Fabíola Sandra Marcelina, a campanha do SINJUS também eleva o potencial e a autoestima feminina. 

“Esse tema é muito importante! Nós mulheres sofremos diariamente com tentativas de silenciamento. Querem apagar o nosso brilho e ameaçam a nossa vida constantemente. Essa campanha dá voz às mulheres porque nós temos, sim, o direito de ser, brilhar e viver”, refletiu. 

Trekking especial 

A programação do Mês das Mulheres no Sindicato também vai contar com uma edição especial de trekking, exclusivo para mulheres. A aventura acontecerá no dia 29 de março, na Rota de Ferro, em Sabará, um trajeto que combina natureza, história e desafios na medida certa para quem deseja se conectar com outras mulheres e vivenciar momentos de superação e liberdade.

Além de ser uma oportunidade para fortalecer os laços entre as participantes, a trilha também simboliza a caminhada diária das mulheres na busca por autonomia, igualdade e bem-estar. Em meio a paisagens incríveis e ao espírito de coletividade, o trekking promete não só renovar as energias, mas também reforçar a importância do apoio mútuo e da valorização da força feminina. 

Devido à grande procura pelo evento, as vagas foram esgostas! O SINJUS abriu uma lista de espera para as interessadas. Clique aqui e inscreva-se. 

Faça parte do NM

A transformação começa com a nossa ação! Junte-se ao Núcleo das Mulheres do SINJUS para fortalecer essa mobilização, acessar eventos exclusivos e receber informações em primeira mão. Clique aqui e faça parte!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco