MARCHA DAS MULHERES

SINJUS FORTALECE A LUTA FEMININA EM ATO PÚBLICO PELO 8M

segunda-feira, 10/03/25 18:15

O Dia Internacional das Mulheres é símbolo da resistência feminina e da luta por justiça social. Alinhadas a esse objetivo, diretoras, funcionárias e servidoras filiadas ao SINJUS-MG foram às ruas de Belo Horizonte na Marcha das Mulheres, no último sábado, 8 de março. O grupo se reuniu com centenas de mulheres que compõem coletivos femininos e entidades sindicais para fortalecer a mobilização em defesa da democracia, por trabalho digno, direitos reprodutivos e reparação histórica. 

O encontro começou na Praça Afonso Arinos, onde as participantes tiveram espaço para dar voz às suas reivindicações. A coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS e diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, destacou a importância da organização coletiva e da resistência constante.

“Todos os dias são dias de luta para nós, mas nossa missão hoje é especial. Estamos aqui para reforçar o entendimento de que, juntas, nós somos mais fortes contra essa sociedade machista que precisamos enfrentar diariamente”, declarou. 

Após os discursos, a marcha seguiu para a Praça Sete de Setembro ao som de palavras de ordem que denunciavam a violência de gênero e o machismo estrutural. Com o lema “Lute como uma mulher: contra todas as violências! Pela igualdade!”, as ativistas reforçaram o combate ao feminicídio, ao assédio, à desigualdade salarial e à falta de acesso a direitos básicos, como a saúde reprodutiva e o reconhecimento do trabalho doméstico. 

“Esse é um momento muito importante! Nós estamos juntas, defendendo as nossas demandas e as nossas lutas que são tão diversas. É emocionante conquistar esse espaço para reivindicar tudo que precisamos. Muito obrigada ao SINJUS por essa oportunidade”, agradeceu a filiada Cynara Vieira do Carmo. 

A marcha reuniu diversos coletivos feministas, entidades sindicais, parlamentares e cidadãs. Entre as presentes, a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo, destacou a importância das mobilizações populares na defesa da democracia, ressaltando que somente por meio da participação ativa da sociedade é possível garantir avanços concretos na conquista e na proteção dos direitos das mulheres.

SINJUS NA LUTA

Neste ano, o SINJUS, por meio do Núcleo das Mulheres, foi às ruas sob o tema “Todas pelo direito de ser, brilhar e viver”, mote da campanha especial do Mês das Mulheres, que vai compartilhar histórias inspiradoras de profissionais que superaram barreiras estruturais, conquistando espaços e abrindo caminhos para futuras gerações. A campanha busca destacar a importância da participação feminina em diversas áreas, como saúde, ciência, cultura, política e direitos humanos, evidenciando lutas, desafios e conquistas dessas profissionais. 

“Estamos aqui para honrar tantas mulheres que vieram antes de nós. Mulheres corajosas que lutaram e construíram o caminho para que, hoje, possamos lutar por nós mesmas e pelos nossos direitos. Nossa luta hoje, e todos os dias, é por dignidade, respeito e para que as próximas gerações possam viver a equidade plena”, reiterou a coordenadora do NM e diretora administrativa do SINJUS, Adriana Teodoro. 

Além de dar visibilidade às suas trajetórias, a iniciativa reforça a necessidade de políticas públicas e ações concretas para garantir paridade de oportunidades e o reconhecimento completo do trabalho das mulheres na sociedade. Para a filiada Fabíola Sandra Marcelina, a campanha do SINJUS também eleva o potencial e a autoestima feminina. 

“Esse tema é muito importante! Nós mulheres sofremos diariamente com tentativas de silenciamento. Querem apagar o nosso brilho e ameaçam a nossa vida constantemente. Essa campanha dá voz às mulheres porque nós temos, sim, o direito de ser, brilhar e viver”, refletiu. 

Trekking especial 

A programação do Mês das Mulheres no Sindicato também vai contar com uma edição especial de trekking, exclusivo para mulheres. A aventura acontecerá no dia 29 de março, na Rota de Ferro, em Sabará, um trajeto que combina natureza, história e desafios na medida certa para quem deseja se conectar com outras mulheres e vivenciar momentos de superação e liberdade.

Além de ser uma oportunidade para fortalecer os laços entre as participantes, a trilha também simboliza a caminhada diária das mulheres na busca por autonomia, igualdade e bem-estar. Em meio a paisagens incríveis e ao espírito de coletividade, o trekking promete não só renovar as energias, mas também reforçar a importância do apoio mútuo e da valorização da força feminina. 

Devido à grande procura pelo evento, as vagas foram esgostas! O SINJUS abriu uma lista de espera para as interessadas. Clique aqui e inscreva-se. 

Faça parte do NM

A transformação começa com a nossa ação! Junte-se ao Núcleo das Mulheres do SINJUS para fortalecer essa mobilização, acessar eventos exclusivos e receber informações em primeira mão. Clique aqui e faça parte!

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco